10dez11 - Pessoas (por Gladys Helena)

09/12/2011 20:29

 

Supimpa
A CDL de Tubarão está de parabéns pela bela iluminação natalina. Ficou muito bonito o centro de nossa cidade e principalmente o calçadão da São Manoel. Árvores suntuosas, enormes, enfeites finos da melhor qualidade, iluminação intensa e muito brilho. Adoro a cidade iluminada, tudo encanta nesta época do ano. Só espero que as pessoas não esqueçam do verdadeiro espírito do Natal. Se Natal é tempo de presentes, então, por que não aproveitar para oferecê-los aos necessitados ou para os projetos da igreja? Vamos ornamentar a casa, o escritório ou igreja, mas pensando em tornar o Natal uma oportunidade para dar presentes não apenas às pessoas que amamos e estão perto de nós, mas também àqueles que tanto necessitam de ajuda. Esse é o verdadeiro espírito do Natal. O Espírito de Natal não precisa de neve, nem trenó, nem presentes, nem chaminé; não que estes não possam fazer parte. Mas o que é mesmo necessário são corações abertos para o menino Jesus, porque Ele quer nascer em nossas almas. Que Ele seja o centro de nossas vidas, o começo e final de tudo o que empreendemos, tudo o que pensamos, tudo que somos. Tenhamos todos um Santo e feliz Natal com as bênçãos do grande Deus pequenino. É isso.
 
Apavorada
A violência em Tubarão continua apavorando a população. Depois de tantos homicídios que vivenciamos durante esse ano, o que aconteceu no sábado, dia 03, onde um menino de 12 anos faleceu em decorrência de 3 tiros abalou demais a nossa comunidade. A circunstância do crime nos fez perceber que a violência em Tubarão não é policial, mas social. Mesmo que o número de policiais nas ruas fosse multiplicado por 10, os crimes ocorreriam do mesmo jeito. Quase a totalidade dos crimes tem relação com as drogas, assim, a diminuição dos índices de violência passa necessariamente por projetos sociais que afastem os jovens do mundo das drogas. Neste sentido, se faz necessário um trabalho intenso dos vereadores e do executivo municipal referente a essa questão. 
 
Balelas
Bem que poderia ser extinta essa lei que obriga corrupto devolver dinheiro público. O certo seria confiscar os bens. Mais de um ano se passou, por exemplo, sobre o caso da Farra das Diárias no Fantástico, envolvendo o vereador de Tubarão, Geraldo Pereira, o Jarrão (PMDB), e a assessora dele Cynara Guimarães Antunes Pozza. O que aconteceu? Eles apenas devolveram os recursos das diárias e Cynara foi exonerada da Câmara. Castigo onde?
 
10%
A maioria das casas de lanches e restaurantes de Tubarão adiciona 10% ao valor total da conta a título de gorjeta. A prática é comum em todo o Brasil, no entanto, ela não encontra respaldo em nossa legislação. Nenhuma lei trata claramente do assunto. Os órgãos de defesa do consumidor alegam que a prática é abusiva, já os donos de bares e restaurantes dizem que agem com respaldo na legislação trabalhista, que permite a remuneração por comissão. A questão foi mais ou menos pacificada em 2004, quando o Ministério da Justiça, através de seu Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), respondeu a uma consulta feita pelo presidente do 1º Encontro de Procons em Mato-Grosso, que tratava justamente da cobrança dos 10%. Em resposta, o órgão concluiu que tal pagamento consiste numa liberalidade do consumidor. Assim, nos casos em que seja bem atendido e queira pagar, poderá fazê-lo, mas a cobrança não poderá ser imposta. Alertou ainda que os estabelecimentos devem avisar da cobrança antecipadamente, seja no cardápio ou através de cartazes, e que a quantia arrecadada com as gorjetas deverá obrigatoriamente ser repassada para o garçom. Em suma, os donos de restaurante podem cobrar os 10%, desde que sigam as duas regras citadas acima, mas mesmo assim o consumidor paga se quiser, por mera liberalidade. Particularmente eu e Salmon costumamos pagar os 10% quando somos bem atendidos e, de forma contrária, não pagamos quando o atendimento é demorado ou mal feito. Dias atrás numa pizzaria em Oficinas, quando veio a conta já veio com os 10% embutidos. Quando foi questionada a nota (só com o valor final), é que a garçonete disse que era os 10%, mas que seria opcional. Se não tivéssemos visto, pagaríamos sem perceber. Como o garçom só veio uma vez na mesa, mesmo assim porque foi solicitado e ainda com cara de poucos amigos, optamos por não pagar os 10% mascarado.
 
Sai não sai
Diante dessa história do PMDB ficar em cima do muro e se não fossem as conveniências políticas, o prefeito Dr. Manoel Bertoncini deveria dar um soco na mesa e bradar: “A porta da rua é a serventia da casa".
 
Para descontrair
De S. Bernardo do Campo (SP), conta Vanda Diniz Majoviski que acostumada a ter o seu próprio dinheiro, estranhou a vida de casada, quando passou a ser dependente do marido. Sendo curta a mesada que recebia, certa vez ela precisou de 20 reais, que pegou na carteira dele sem nada falar. A seguir guardou o dinheiro dentro do fogão, acreditando que a ação não seria descoberta. No dia seguinte, ao abrir o forno, surpresa, havia um bilhete que dizia: "Quando o fermento é bom, o bolo cresce". E, junto, uma nota de 50 reais. (Essa história eu a dedico aos maridos unhas de fome).
 
Idade da pedra
A prefeitura de Tubarão ainda está na “idade da pedra”. Você tira negativas de impostos federais via internet. Você tira negativas de impostos estaduais via internet. Agora, se você precisar de negativa de imposto municipal, tem que comparecer no 7º andar da Central Park  para retirar o documento. Quando isso vai mudar? Será que é muito dispendioso para a Prefeitura implantar este tipo de serviço? Reclamação é de uma empresária minha amiga. 
 
Comando
Tem gente do PMDB de Laguna que torce o nariz, mas a grande maioria do partido a apóia Everaldo dos Santos para concorrer a prefeitura.  O Everaldo, convenhamos, é muito competente.  É vereador por diversas legislaturas, já ocupou cargos no governo do estado e atualmente é o presidente da Câmara de Laguna. Quer dizer, ninguém chega tão longe se não for competente.
 
SOS Vida 
A diretoria do Núcleo de Defesa da Vida – SOS Vida, entidade conveniada com a prefeitura de Tubarão, está convocando todos os sócios na ativa para uma reunião de encerramento das atividades neste ano, a realizar-se na próxima segunda-feira (12), às 20 horas, na sede da entidade. Na ocasião também será realizada a eleição da nova diretoria para o triênio 2012-2014. A sede da entidade fica na rua Januário Alves Garcia, 225, Centro.
 

—————

Voltar