10maio14 - Tubarão: Obras da nova sede ficam na promessa e SAMU pode deixar de vez a cidade

09/05/2014 12:09
Dentro de poucos dias os tubaronenses poderão conviver novamente com a possível saída do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência Médico) da cidade. Isso pelo motivo que no fim do mês de março, a unidade estava pronta para se mudar para a cidade de Araranguá. O motivo foi a interdição do antigo prédio na Margem Esquerda. Reuniões e mobilizações rápidas entre prefeitura, SDR, vereadores, autoridades e Promotoria Pública, resolveram que a unidade ficaria instalada na sede da atual Policlínica, em Oficinas, para depois mudar-se para a sede oficial na rua Oswaldo Cruz num prazo de no máximo dois meses. E no fim de maio este tempo chega ao fim. O problema é que até agora nenhuma das obras que seriam feitas na nova sede no centro da cidade foram executadas. Tudo está parado e por isso o SAMU pode de uma vez por toda mudar-se para outra cidade. A saúde que já está considerada uma das piores dos últimos anos em Tubarão, poderá agravar-se ainda mais.
A prefeitura afirma que as obras seriam feitas pelo estado, o que na época foi confirmada pelo gerente regional de saúde Dalton Marcon e custariam em torno de R$ 30 a R$ 40 mil. O Secretário da SDR, Estener Soratto, também confirmou esta informação.
Por sua vez a SDR, através da regional de saúde afirma agora que tudo é de responsabilidade da SPDM/PAIS empresa que responde pelo Samu no estado e em algumas cidades do Estado. “O novo local em que ficará estacionada a unidade móvel fica na rua Oswaldo Cruz esquina com a São José e deve estar pronto no prazo de 30 a 40 dias”, afirmou Dalton no fim de março. Esta semana, Dalton foi procurado pela reportagem do jornal A Crítica para falar sobre este assunto. “Isso não compete a nós, ou seja, a SDR e sim ao SPDM/PAIS. O local já foi cedido. Mas as obras, a empresa ficaria responsável em fazer”, disse ele. O gerente ainda forneceu dois telefones de contatos em Criciúma. Um deles ninguém atendeu as várias tentativas e o outro, uma funcionária de nome Raquel, disse que não sabia de nada e que para falar com o responsável precisaria ir até a cidade com horário marcado. Da primeira vez o descaso com esta empresa e com o responsável pelo SAMU foi o mesmo.
 
Mesmo sem ter local definido o Samu de Tubarão ganhou na semana passada uma nova ambulância.  Uma Ford Ranger 4x4, com baú adaptado, foi repassado pelo governo federal ao Samu de Tubarão 

—————

Voltar