11abr15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

10/04/2015 08:46
Ovo, de vilão virou o mocinho da vez!
Além de dar um “upgrade” na memória, ajuda a eliminar o colesterol ruim...
Tão crucificado nos últimos anos, o ovo vem se revelando o alimento da vez. Isso porque trata-se de uma proteína completa, pois, garante um aporte adequado de aminoácidos essenciais ao  organismo. 
Devido à presença de colina em sua composição, é coadjuvante no bom funcionamento cerebral, estimulando a memória e a concentração, descartando o risco de doenças neurológicas. 
 A sua pigmentação amarela (gema), contribui para um bom funcionamento da visão graças à presença de carotenóides, nutrientes precursores da vitamina A. 
Por ser uma boa fonte de ferro, ácido fólico e vitamina B12 ajuda de forma positiva no combate da anemia. 
Do contrário em que muitos pensavam, ele pode ser considerado um alimento a favor do coração, por ser fonte de gorduras boas ele reduz os níveis de LDL e aumenta a produção do bom colesterol, o HDL.
 Deve ser armazenado sob refrigeração, vale lembrar que não é recomendado deixar na porta da geladeira, isso porque com o abre e fecha do refrigerador a temperatura irá oscila, podendo o ovo se deteriorar devido a contaminação e proliferação de bactérias. Recomenda-se lavá-los somente antes de seu preparo, pois, apresenta uma estrutura porosa que em contato  com a água poderá danificar sua membrana natural de proteção.
Preconiza-se prepará-los cozidos, já que cru pode ter o risco de contaminação por Salmonela. Se acaso optem para o  consumo da  gema mole, pode deixá-lo cozinhar  em até 3 minutos, que a partir  daí já se  torna um  alimento seguro.
 Para introduzi-lo em suas refeições de maneira saudável recomenda-se consumi-lo mexido, Pochê, em um omelete colorido enriquecidos com legumes e hortaliças, e até mesmo cozido e salteados em saladas.
Para os marombeiros de plantão, a dica não é consumi-lo cru já que a  albumina  não  é  absorvida crua,  e como já  se  sabe ainda pode-se ter o  risco de intoxicação alimentar. Sem exageros, ainda não há evidencias científicas apontando a quantidade ideal de consumo, porém  não ultrapassar de duas unidades ao  dia.
 
 
Passo a passo do ovo Pochê:
- 1  ovo
- 1 colher de cafezinho de vinagre
- 1 pitada de sal
- 50 ml de água
 
 
Modo de Preparo
Coloque em uma panela  água, sal e vinagre. Deixe ferver. A seguir, quebre o ovo e jogue na água. Cozinhe por 3 a 5 minutos. Sirva em seguida.
 
 

—————

Voltar