11fev12 - Semana nas Câmaras (por Suelen Geraldi)

10/02/2012 18:01

 

TUBARÃO
 
Marginalidade
A cidade de Tubarão tem crescido rapidamente e com o Projeto do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” muitos sonhos estão sendo realizados, ajudando várias famílias a ter um lar. Só que em Tubarão alguns loteamentos mais afastados estão sofrendo muito com a marginalidade, um deles é o Parque das Torres, nos bairros São João e Bom Pastor. Em função disso, na sessão legislativa da última segunda-feira (06), o presidente interino vereador André Fretta May solicitou em caráter de urgência ao Comandante do 5º BPM, Ten. Cel. Ângelo Bertoncini, viaturas para fazer rondas nos locais a fim de afastar esses marginais.
 
Eco Ponto Digital
Deka May e os vereadores encaminharam ao prefeito interino, Sargento Batista, solicitação de revisão num projeto do ano de 2009 que foi aprovado na câmara sobre a coleta seletiva contínua do lixo tecnológico de Tubarão chamado “Eco Ponto Digital”. O projeto visa diminuir o descarte indevido de computadores, teclados, mouses, impressoras que já estão ultrapassados e/ou não tem conserto. E ao invés de jogar este material que leva mais de 100 anos para se decompor e que só sobrecarrega os caminhões de lixo e lixão, deve-se dar o devido destino. Junto ao Projeto “Mundo Azul”, pretendia-se ter um espaço físico para encaminhar todo esse lixo tecnológico. A ideia é muito boa, pena que até agora nada saiu do papel. 
 
Mercado do Produtor
A região de Tubarão conta com uma grande iniciativa para estimular o produtor rural a vender seus laticínios, salames, torresmo, frutas e produtos de horta sem agrotóxicos. O Mercado do Produtor é uma alternativa muito boa para quem quer comprar produtos com preço em conta e de ótima qualidade. Mas infelizmente os produtores e consumidores têm que lidar com furtos, roubos e problemas no trânsito. Pensando nisso a Câmara de Tubarão, através do presidente interino André Fretta May, solicitou ao Comandante do 5º BPM, Ten. Cel. Ângelo Bertoncini, para que destaque policiamento, nas terças e sextas feiras no horário de funcionamento do mesmo. Justificou que os policiais irão orientar o trânsito e garantir a segurança dos feirantes.
 
 
CAPIVARI DE BAIXO
 
Quimioterapia e Rádio
Por solicitação do vereador Francisco dos Santos Justino (PSDB), a Câmara de Capivari de Baixo se solidarizou com a atual situação do atendimento a portadores de câncer na região. O vereador em questão indicou uma reunião com a Tractebel para investir recursos nesse quesito no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
 
Correios
Vereador Fernando Oliveira da Silva (PMDB) na última reunião ordinária da Câmara de Capivari, dia 06, levantou uma boa questão: a cidade, apesar de crescer de vento em polpa, ainda não tem Agência dos Correios. Ele citou que quem quisesse remeter cartas teria que ir a Tubarão para fazê-lo. Assim ninguém merece.
 
 
 
ORLEANS
 
De novo
Prefeito de Orleans reenviou o projeto que pede autorização ao Legislativo para financiar obras de pavimentação asfáltica para Orleans, através do Programa Badesc Cidades.  E ainda os vereadores solicitaram repassar recursos por mais um ano ao Instituto Francisco Zomer para incentivar a música, informática e outras atividades culturais.
 
Carnaval em Orleans
Os vereadores Zalmir Becker e Edésio José, da Câmara de Orleans, lembraram que o carnaval está chegando e os recursos precisam ser definidos urgentemente. O presidente da mesma, Antônio Dias André (Geada), disse que é uma pena que as solicitações chegaram tarde demais, mas que podem se tranquilizar que antes da data eles farão uma nova reunião. No início da sessão foi tratada a transferência de R$ 53.000,00 a LIORCA (Liga Orleanense de Carnaval) para pagamento de bandas, estruturas, infra-estruturas, camisetas...
 
Parabéns ao novo presidente
Vereador Mário Coan (PSDB) parabenizou o vereador, Antônio Dias André (Geada) por assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Orleans. “O senhor persistiu. Nunca precisou sacanear ninguém e se tornou nosso presidente porque nós, três anos atrás, fizemos um acordo [...] um risco grande em se tratando de política. [...] Provamos que podemos fazer política diferente, de uma maneira séria, sem envolver negociações”, disse Mário Coan. Geada no momento do seu discurso quase chorou (mas disse que se manteria forte) porque sua família estava presente para prestigiá-lo. Geada, ainda emocionado disse: “A vida do homem público deve ter três qualidades: inteligência, coerência e paciência. E vai acontecer aquilo que queremos fazer. Se Deus quiser”. Parabéns presidente.
 
Condolências
Vereador Zalmir Beck solicitou um ofício à família pelo falecimento na manhã do dia 06/02/12 de Maria Catarina Jung – Ponte Preta – Orleans.
 
 

—————

Voltar