11out14 - Comunidade (por Munir Soares)

10/10/2014 13:37
O ALUNO APLICADO
Por que Laguna não elege seu deputado estadual? Muitas respostas, para uma única pergunta. 
Alternativa A: Eleitorado volúvel? 
B: Lideranças locais comprometidas com candidaturas alienígenas? 
C: Candidatos sem carisma, que não consegue mobilizar o sentimento bairrista do eleitorado? 
D: Falta de grana para custear a campanha? 
E: Nossos candidatos são conhecidos, apenas, dentro das fronteiras municipais? 
F: Nenhuma das alternativas anteriores.
Nessas ocasiões, enquanto se faz o rescaldo do incêndio eleitoral, façamos algumas conjecturas. Dos últimos prefeitos, Célio Antônio (8 anos), Cadorin (4 anos) e Everaldo dos Santos (Quatro anos em andamento), apenas Cadorin surgia como líder emergente, inclusive respeitado e elogiado, publicamente, pelo governador Luiz Henrique. Estava com a bola cheia. Murchou, mas é, ainda, o único capaz de estadualizar seu nome, politicamente falando.
Meu neto Miguel, 14 anos, adora política, defende seus pontos de vista, e seus candidatos nem sempre são os nossos. Assume suas posições ideológicas. Acompanha as entrevistas e os debates. Não perde uma carreata eleitoral. Coleciona “santinhos” e visita todos os comitês. No período pré-eleição, ele participava conosco, do bate-papo político na Pizzaria Chedão, acompanhando o entusiasmo com que os candidatos da Laguna participavam do pleito. Confiavam no seu trabalho e acreditavam, com emoção, que o eleitorado lagunense iria corresponder, votando em massa. Nenhuma pesquisa adversa os tirava do rumo da vitória.
___ Gunga (Miguel me chama de Gunga) os nossos candidatos se parecem com aquele aluno, que continua aplicado, participando das aulas com assiduidade, e perseverança. Tal é sua dedicação que todos, embora saibam que ele, pela média, não conseguirá a aprovação, evitam falar-lhe da impossibilidade de vencer. Cada um tem direito de tentar realizar seu sonho, respeitemos.
 
 
 
A ARCA
Após o dilúvio provocado pelas urnas, muita gente procurou abrigo na ARCA. Marina, no comando provisório da embarcação, logo mandou pintar a Pombinha da Paz, de verde. Zebra é o nome da Arca. Matusalém, nome bíblico, inicia a chamada dos bichos, que já estão na bicha. Por enquanto, Lulas e Tucanos ficam de fora. A recepção, com coquetel, foi organizada por Janete Martini. Keli Oliveira distribuiu “balinha”. Houve até brinde da Berlanda. Os ecológicos Amenar e Rasca montam seu Pet Shop náutico. Luciana Genro protesta contra o título de Rei dado ao Leão, representante da elite patronal que escraviza toda a Arraia miúda. Aleluia! Pastor Jérvis, Bispo Jerônimo e pastor Everaldo entram na Arca, sob as bênçãos de Ismael, o escolhido. Pastor Everaldo foi encarregado de controlar a emissão de gases tóxicos, durante a viagem. Com a chegada dos veados nova confusão. Pastor Everaldo foi contra a presença daquelas criaturas pecaminosas. Luciana Genro reagiu. Acho que ele está é gamado nos gamos. Esporte praticado na Arca: Brincadeira de Gato e Rato. Após as eleições os eleitores é que correm atrás dos candidatos, e não os encontram.
Os Institutos de Pesquisas, afogados nos números, também, foram para a Arca com a obrigação de organizar um novo jogo de bichos, sem margem de erro. Tomara que acertem... O pessoal da segurança, comandada pelo Sargento Soares, botou ordem na Arca. Levy Fidelix recusou o embarque, vai aguardar o seu “aerotrem”. Fera ferida. Manoel Motta. Repouso do guerreiro. Está em boa companhia, senador Suplicy, também, recebeu cartão vermelho. A bela e a fera – Ângela Albino e Thiago Tavares, lutador de UFC, desfilam pelo tombadilho. Beth Tiscoski é eleita musa da Arca.
___ Bicho ao mar!
___ Recolham, é o Tatu-Bola, ex-diretor da Petrobrás.
Vignatti é autorizado a desatracar.
Marina determina: 
___ Use a bússola, chega de nos guiarmos pela Estrela. 
Içar velas!
___ Não temos velas!
___ Então, botem fogo no Círio...
O tanque destinado aos tubarões estava bem protegido. De olho em Tubarão, estavam Deka May, Matusa, Evandro Almeida e professor Maurício, prefeituráveis com bons projetos para a cidade. É hora de botar a minhoca n`água. 
___ Edinho Bez, recordista de mandatos ficou sentado na borda da Arca. Devemos esperar a onda passar para saber se ele fica dentro ou fora da embarcação.
Na ala destinada aos lagunenses, Kleber da Kek e Silva Bombeiro estão absortos, observando os animais.
___ Notícias do amigo prefeito?
___ Ele é amigo da onça.
___ Nem um abraço?
___ Dispensamos abraço de Tamanduá. Ele está cutucando feras, com vara curta.
Paulo Bauer, Bornhausen e Ponticelli foram recebidos por um mavioso coro de sabiás e cotovias. Paulo até que tentou uma última cartada, usando Andrea Bocelli, mas era difícil derrotar a Cavalaria Rusticana. Resumo da ópera. Terminar a viagem cantando “torna a surriento”.
Filme da semana no Cine Arca: “Procurando Nemo”. Enredo baseado na performance negativa dos candidatos da Amurel.
___ Já temos terra à vista?
___ Ainda não, comandante!
___ Então, utilizem os Correios, para uma mensagem urgente...
___ Impossível, no momento oposição só tem direito de usar, pombo-correio...
___ Convoquem Eduardo Jorge, nosso Oficial das Comunicações.
___ Tudo feito, Oficial já soltou seu urubu em busca de sinais de terra...
Dias depois.
___ Algum sinal de terra?
___ Sim, o urubu voltou com um raminho verde, de maconha.
E, lá seguiu a Arca, rumou ao monte Ararat, ou araruta, quem sabe...
 
 
 
BOCA DE URNA
Bastidores das eleições em Laguna
 
 
Macho versus Everaldo
Após a eleição da Câmara vereador Macho (PMDB) volta a derrotar o prefeito Everaldo (PMDB). Ada de Luca, candidata do vereador, teve mais votos que a dona Dirce, candidata do prefeito Everaldo. 
 
 
 
Primeiro suplente do PMDB, Felipe Remor, assumiu na vaga de Thiago Duarte que se licenciou por 30 dias. Posse aconteceu no gabinete do presidente Roberto Alves e contou com a presença dos vereadores Rodrigo Moraes e Vilsinho Vieira. 
 
 
 
PREFEITO EVERALDO REAGE 
BOMBA NA CÂMARA
Everaldo dá um golpe em Roberto Alves e assume o controle da Câmara Municipal da Laguna. A bomba estourou na manhã de quarta-feira, 08. Eis os fatos: Vereador Thiago Goulart (PMDB) pede licença da Câmara, sem vencimentos. Felipe Remor (PMDB) suplente, deixa a Secretaria da Saúde e ocupa o lugar de Thiago, na Câmara. Com esta manobra prefeito assume o controle do Legislativo, e decreta o fim da hegemonia do Grupo dos Sete. Com Felipe na Casa, ele, prefeito, fica com a maioria. Baixou o espírito de Maquiavel. 
 
 
 
VAGAS
Nos próximos dias prefeito Everaldo deve indicar novos titulares para as Secretárias de Saúde e da Assistência Social, vagas com a saída do Felipe Remor e da Lorena, mãe do vereador Macho. 
 
 
 
PATERNIDADE I
Renato Checo, Secretário Municipal de Obras e Pisco, motorista da 19ª SDR garantem que, sem a atuação deles, o desempenho eleitoral da deputada Ada, na terrinha, seria bem menor.
 
 
 
PATERNIDADE II
Na manhã de domingo, dia da eleição, Nelson Mattos em telefonema ao ex-vereador José Paulo Rabelo afirmava, que uns 400 votos para Gean Loureiro estavam garantidos. Gean recebeu 931 sufrágios na terrinha. Isto significa que o ex-prefeito Cadorin e a ex-vereadora Nega, juntos, só conseguiram 531 votos para o Gean? Pelo jeito vamos ter que requerer Exame de DNA.
 
 
 
TONO LAUREANO DE VOLTA ÀS MANCHETES ELEITORAIS
Seu candidato à Câmara Federal, Mauro Mariani foi o terceiro mais votado na Laguna – 1.478 votos. Atrás, apenas, de Edinho Bez e Benedet. À Assembleia Legislativa, Renato Hinning obteve 1.305 votos. Superado apenas por Ada, Dirce e Kek.
 
 
 
DE LAVADA
Governador Raimundo Colombo, em Laguna ganhou com mais de 11.000 votos de diferença sobre o segundo colocado. Uma goleada que dá, às lideranças locais, o direito de manter alguém da Laguna, à frente da 19ª SDR.
 

—————

Voltar