11out14 - Pessoas (por Gladys Helena)

10/10/2014 14:44
Calendário
A suplente de vereadora Ritinha (PMDB) de Tubarão que deixou a câmara dias atrás, conta quantos dias estão faltando para a próxima eleição municipal. Pela contagem dela faltariam setecentos e poucos dias... 
 
 
 
Qualificação Profissional do Unibave 
As inscrições para os cursos de qualificação profissional do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave foram prorrogadas e seguem abertas até o próximo dia 18 de outubro. No campus de Orleans, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Segurança em Eletricidade NR-10 e Operador de Máquina Retroescavadeira. Ambos com carga horária de 40 horas. Também estão abertas as matrículas para o curso de Gastronomia Básica, com turmas nos períodos matutino e noturno, com carga horária de 60 horas e aulas nas segundas e quartas-feiras. As matrículas podem ser feitas na Secretaria Acadêmica do Unibave até o dia 18 de outubro, das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 22h.
 
 
 
De olho na PMT
Passada (um pouco) a euforia das últimas eleições, o meio político já começa a se movimentar de olho no próximo processo eleitoral. O candidato mais votado à vaga estadual em Tubarão foi o Deka May (PP), com 12.234 votos. O filho do ex-prefeito Paulinho May já estaria de olho na vaga de prefeito de Tubarão, embora desconverse sobre o assunto, por causa do Joares Ponticelli.
 
 
 
De olho na PMT 2
No entanto, nos bastidores políticos, o PT ainda tenta engolir o desastre das urnas. Será que o atual prefeito Olávio tentará a reeleição? Ou pela imagem de desgaste o partido já estaria preparando outro nome?  A princípio o nome do vereador Matusalém seria cogitado, mas por ter recebido uma votação pífia em Tubarão quando tentou a ALESC (4.777 votos) dificilmente conseguiria bater de frente com Deka ou Ponticelli em 2016.
 
 
 
Lotação esgotada
Vereador Arleis Flávio Nunes Ribeiro do PV de Capivari de Baixo denunciando que no transporte escolar do município, os ônibus que transportam as crianças para as escolas e creches municipais estão com superlotação. 
 
 
 
Firmou pé I
Governador reeleito de Santa Catarina, Raimundo Colombo, está em constante reunião com seu secretariado tratando sobre o futuro de sua administração. Quanto às secretarias regionais, Colombo pensa em mudanças. O governador tem que pensar bem antes de mexer com algumas secretarias. A de Laguna, por exemplo, seu secretário Robson Caporal, fez um extraordinário trabalho nessas eleições. Na Cidade Juliana, a Coligação SC em Primeiro Lugar obteve um dos melhores desempenhos na eleição do dia 5. Colombo e Moreira garantiram mais 65 % dos votos e Dário mais de 50%. Loas também para o irmão do prefeito Everaldo, Antônio dos Santos, que coordenou a campanha na região. 
 
 
 
Firmou pé II
Segundo os coordenadores regionais Robson Elegar Caporal e Antônio dos Santos, “é histórico, foi o maior desempenho da região sul, fruto da parceria entre o Governo do Estado e do grande trabalho desenvolvido pela 19ª Secretaria do Desenvolvimento Regional reconhecidos por meio da política de resultados", destaca Caporal.
 
 
 
Aprovado
Meus aplausos para a Igreja Católica que também nestas eleições não assumiu publicamente seus candidatos, ao contrário do que fizeram as outras igrejas. A propaganda na TV e os cartazes dos candidatos evangélicos mostraram claramente essa afirmação religiosa.
 
 
 
Seu Cicí
No Cemitério Municipal de Capivari de Baixo um túmulo em especial vem chamando a atenção da comunidade. Tem uma figueira que está crescendo junto ao muro do cemitério, enraizando para baixo do túmulo do seu Cecílio Custódio João, conhecido como Cicí, que já apresenta rachaduras nos azulejos e poderá vir a quebrar a qualquer momento. O problema foi levado para a tribuna da câmara pelo vereador Manoel da Silva Guimarães, o Farinheira, que alertou ainda que o muro poderá cair por causa do peso da árvore.
 
 
 
Caminho
Com o péssimo desempenho local do PT nessas eleições deu para perceber que os homens de verdadeiro espírito público escasseiam cada vez mais. E o quanto aos homens da atual administração? Penso que uma parte não é capaz de nada. E a outra é capaz de tudo.
 
 
 
E-Sports
A Faculdade Senac Tubarão promove, no dia 18 de Outubro, das 13h às 17h, o primeiro Torneio de E-Sports. Focado em competições de games, o evento foi criado com o objetivo de oferecer mais uma opção para um público de aficcionados e simpatizantes por jogos. O Senac atende hoje uma clientela de 3000 alunos ao ano, muitos dos quais passam os intervalos das aulas discutindo sobre os últimos lançamentos de jogos. Ao observar este comportamento, decidiu-se organizar o torneio e convidar também o público externo a participar. Com premiações em todas as categorias, as disputas ocorrerão em torno de 03 games: UFC, FIFA 14 e Just Dance. A idade mínima para participação é de 16 anos e as inscrições, gratuitas, já estão abertas. Basta entrar em contato com a Faculdade Senac Tubarão pelo fone 3632-2428 ou pelo e-mail tubarao@sc.senac.br
 
 
 
Ironias Políticas
Perdemos Joares Ponticelli na ALESC, que segundo o colunista Ney Lopes de Criciúma, valia por 8 deputados. Em seu melhor momento político no Estado, Joares ficará sem cargo em 2015. A vida lhe fez uma grande injustiça. Poderia ter tentado a reeleição, uma vaga na Câmara Federal, e até reunia as melhores chances de se eleger como senador, mas foi derrotado por uma raposa velha da política. O mundo dá muitas voltas. Aguardemos, pois.
 
 
 
Capacitação
A AMUREL oferece no dia 16 de outubro, em parceria com a Escola de Gestão Pública Municipal – Egem uma capacitação sobre Prática em Processo Administrativo Disciplinar. O objetivo é a capacitação dos gestores e servidores públicos municipais na abertura, tramitação e encerramento de processos administrativos, com ênfase na legislação nacional, doutrina e jurisprudência em torno do tema. O evento acontece no auditório da AMUREL, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min. O curso é voltado aos agentes políticos, procuradores municipais e servidores públicos que participam, direta ou indiretamente, de processos administrativos. O investimento é de R$ 200 para servidores de municípios associados da AMUREL ou da FECAM e para os demais participantes é de R$ 300. Mais informações, na AMUREL, pelo fone (048) 3626-5711, com Juliana (eventos@amurel.org.br)
 
 
 
Desigual
Candidatos derrotados se queixam e lamentam que foram engolidos pelos endinheirados. Olha, fiquei sabendo de coisas cavernosas, tipo, a casa de um bem comissionado a nível estadual num bairro de nossa cidade, foi muito frequentada no dia da eleição. A pessoa chamava o tal saia, apertava a mão do cidadão e já levava a mão no seu bolso, não sei por quê. Acho que foi o maior derrame de dinheiro da história política de Tubarão. Nunca se viu coisa igual. Mas como aqui não é o Piauí...
 
 
 
Claudinho Pacheco I
Leitor assíduo desse jornal, Claudinho Pacheco, que na última eleição municipal era PT roxo, foi até candidato a vereador, largou de vez o partido do prefeito Olávio Falchetti. Nessa eleição, Claudinho apoiou o deputado Jorginho Mello que foi reeleito e para o professor Maurício da Silva do PR. 
 
 
 
Claudinho Pacheco II
Claudinho procurou esse hebdomadário essa semana para queixar-se da lateral da BR 101- trecho da ICON até a Itagrês. Segundo ele, essa parte está sem lombada, sem iluminação e sem sinalização. E pior, denunciou que tem motorista que deixa trafegar na BR para andar na lateral da pista. Neste trecho também (mais de 1 quilometro) não existe nenhum ponto de ônibus. 
 

—————

Voltar