12abr14 - Pessoas (por Gladys Helena)

11/04/2014 15:44
Mais um suplente assumiu a cadeira na Câmara de Orleans, Lindekson Resin é o segundo suplente do PMDB, que ocupará a vaga do titular,  Pedro João Orbem, durante 30 dias. Ao discursar na tribuna, o jovem rapaz, lembrou de seu pai: “Ele me deixou uma herança muito importante, chamada caráter”. Resin ocupa, na verdade, a vaga de Valentin Bardini (Tim Baleiro), que não assumiu como primeiro suplente, por compromissos assumidos anteriormente. Lindekson é conhecido da juventude, já que tem 33 anos e é professor de ensino médio.
 
 
 
Cala-te boca I
Na briga pelas pedras do túnel do Morro do Formigão (onde é favorecida a empresa do prefeito), o vereador Lucas Esmeraldino lembrou que um terreno do ex-vereador Amilton Lemos também está recebendo parte das pedras. No mesmo instante Chumbinho atacou: “Ele deve ter recebido uns 5% para ficar de boca fechada”. 
 
 
 
Cala-te boca II
E segue Chumbinho: “Isso não é uma acusação ao prefeito, é uma intimação. Ele que se manifeste nesta Casa sobre essa doação para pedreira Falchetti e não para o município. Daqueles cascalhões lá gera brita, gera pó de pedra, que é caríssimo o metro quadrado. Não venha me dizer que ele vai pegar o material, passar um trabalhão daquele para ficar no zero”. Dá-lhe Gilson.
 
 
 
Estão endinheirados 
Entrou na conta dos municípios brasileiros, na terça-feira (08), a segunda parcela do auxílio financeiro prometido pela presidente Dilma Rousseff, durante a Marcha de Prefeitos à Brasília realizada em 2013. Do total desta segunda parcela, os 295 municípios catarinenses recebem R$ 58 milhões que serão repassados seguindo os mesmos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. O dinheiro entra sem vinculação orçamentária permitindo aos municípios a aplicação nas áreas em que julgar mais necessária, e não haverá também desconto para o Fundeb.
 
 
 
De volta as feiras
Lembram-se das feiras itinerantes que aconteceram ano passado em Tubarão causando revolta dos comerciantes? Eles chegam como aves migratórias, faturam e vão embora sem deixar residual positivo. Não arrecadam os impostos, vendem produtos de baixa qualidade e de procedência duvidosa e cuja troca ou restituição em caso de defeitos é quase impossível. Provocam perda de receita para a prefeitura e ameaçam os empregos locais. Pensando nisso tudo o vereador Mael Martins (PP) pede um Projeto de Lei Complementar para a prefeitura onde se estabeleça normas para a instalação e funcionamento de atividades destinadas a feiras e eventos temporários no município capivariense. Na verdade essas feiras são casos para a fiscalização municipal, estadual, segurança pública e até para a PF.
 
 
 
Mário Coan 
Disse tudo o vereador na tribuna da câmara de Orleans: “A receita para governar a prefeitura é muito simples. Basta um governo com moral. Quem não tem moral, não governa”. Foi dado o recado, para um bom entender, pegar o chapéu e ir em direção a porta da rua, basta.
 
 
 
O tempo ruge
Lembrando o saudoso ator José Wilker, morto na semana passada, e que interpretou tempos atrás o personagem de um bicheiro poderoso que usava um bordão engraçado, justo pelo erro grotesco de português: o tempo ruge (e a Sapucaí é grande), dizia ele, referindo-se à urgência de uma situação qualquer. O contraventor da novela, repetia tanto que acabou caindo no gosto popular. A coluna o homenageia, lembrando do “felomenal” Wilker e o divertido personagem de terno branco com lencinho vermelho no bolso do paletó. Pois é, o tempo ruge... Mas o que mais preocupa o povo de Capivari de Baixo é o escasso de contingente de policiais civis no município, sem falar na necessidade de mais viaturas para viabilizar o trabalho da polícia. Fora que nos finais de semana a delegacia de polícia civil é fechada.
 
 
 
Presente
A Empresa Gr Terraplanagem de Capivari de Baixo doou 250 mts de rede para a quadra esportiva do colégio EBM Dom Anselmo Pietrulla (CIEP). O corpo discente do educandário agradeceu, já que o colégio necessitava dessa rede para continuar suas atividades esportivas.
 

—————

Voltar