12fev11 - PROJETO CRESCENDO ATRAVÉS DA CULTURA, ESPORTE E TURISMO

11/02/2011 19:56

 CME DE TUBARÃO DEFINE EVENTOS PARA 2011

Festivais de Natação

A Comissão Municipal de Esportes – CME definiu em reunião 3ª Feira com o treinador de natação da ATN  o calendário de eventos para 2011. Ano passado foram realizados festivais de natação através da ATN (Associação Tubaronense de Natação) e nesse ano foi definido o apoio da CME em três festivais municipais, onde todas as crianças poderão participar do ranking dividido em  três etapas.

As etapas serão realizadas a principio na piscina do Clube 29 e cada etapa contará pontos para a definição do campeão em cada categoria.

Em todas as etapas os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com medalhas e no final o melhor somando-se as três etapas receberá um troféu que será fornecido pela CME.

O intuito dessas competições é além de apresentar o esporte para as crianças, buscar talentos para compor a equipe de natação da cidade para a disputa de competições estaduais.

As datas das competições serão definidas em breve.

Festivais de Karatê

A Comissão Municipal de Esportes – CME, também definiu em reunião nesta semana com o treinador de Karatê o calendário de eventos para 2011. Ano passado teve o encerramento de escolinhas no final do ano na Academia Impacto com todas as escolinhas de Karatê.

No ano de 2011 a CME definiu o calendário com várias competições durante o ano e as etapas serão realizadas nos locais onde acontecem as escolinhas, ou seja, nas escolas municipais e na Academia Impacto, movimentando um número maior de atendidos e integrando as escolas municipais no projeto.

Com estas competições, a CME busca difundir a prática da modalidade nas comunidades do município.

Além desse evento será realizado um festival regional de Karatê, envolvendo a região da AMUREL.

 

 

 

Corrida Rústica

 A Comissão Municipal de Esportes definirá essa semana juntamente com o CORTUBA, o calendário de Corridas para o ano de 2011. A CME garantiu todo o apoio nas etapas que serão realizadas pelo CORTUBA.

Foi decidido que uma das etapas será realizada no JETUBA (Jogos Estudantis de Tubarão), valendo pontos para Classificação Geral da Competição.

A equipe da CME e o CORTUBA definiram apenas a quantidade de etapas que serão realizadas no ano de 2011.

 

------------------------------------------------------------------------------------------

 

O que é Cultura?

Parte I

É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela. Mas, afinal, o que é cultura? 

Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”. 

Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua? 

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc. 

Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica. 

Logo, quando em sentido comum, entendemos cultura como sinônimo de conhecimento, instrução, escolaridade, estamos cometendo um grande engano, pois em sentido mais amplo, cultura significa um conjunto de valores, comportamentos, crenças, costumes de um determinado grupo social. Por exemplo, quando falamos em
Cultura popular seriam as tradições, os costumes, a representações artísticas que nascem espontaneamente no meio do povo.
Cultura de elite seriam aquelas manifestações culturais produzidas pela classe dominante (econômica ou intelectual)
Cultura de massa - são os produtos culturais (livros, música, etc) de consumo, feitos sem grande preocupação com a qualidade para atingir o grande público

 

------------------------------------------------------------------------------------------


SESC
  apresenta:

 

Mostra Máquina

 

A mostra Máquina é uma exposição de arte contemporânea idealizada por artistas plásticos catarinenses que se reuniram em um ateliê para a construção das mais variadas formas de máquinas. Junto a elas, um texto busca dar conta de sua descrição. A verdade por trás das máquinas é que, mais do que funcionalidade, elas criam no expectador uma série de raciocínios, “um texto que só existe na cabeça do observador, um texto pouco preciso porque está repleto de imagens que o observador não sabe nomear.” como expressa Valdemir Klamt, Gestor de Cultura do SESC-SC.

As máquinas, mesmo nomeadas e descritas pelos artistas, reverberam um resultado ambíguo, pois confronta-se o objeto estético, o texto do autor e o texto criado pelo observador para tentar desvendar seu funcionamento. Essas obras serão o ponto de partida das exposições de 2011. A imaginação e o pensamento são as únicas formas de colocarmos as máquinas para funcionar. O evento terá cerimônia de abertura, curso para artistas e professores visitas mediadas por profissionais qualificados.

Esta exposição está ocorrendo na cidade através do apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão entre os dias 10 a 25 de fevereiro no Centro Municipal de Cultura Museu Willy Zumblick e estará aberto à visitação pública das  13 às 19 horas.

—————

Voltar