12jul14 - Comunidade (por Munir Soares)

11/07/2014 10:50
COSTELA QUEBRADA, CORAÇÕES PARTIDOS
Foi um dia de muita expectativa. Uma hora antes do início do jogo, eu já estava na minha cadeira, diante da televisão. As torcidas fantasiadas e a execução dos hinos, espetáculo à parte, eles não entram em campo. Começa a partida. O time do Brasil parecia animado. O tesão durou pouco. Ejaculação precoce. A Alemanha tomou as rédeas do jogo e, por mais incrível que possa parecer, aos 30 minutos, do primeiro tempo, o jogo estava decidido. Quatro a zero no placar. Fomos para o vestiário, ao final do primeiro tempo, com 5 bolinhas na rede de Júlio César. Com sete a zero começava o baile. Em meio às lágrimas, a torcida brasileira gritava “0lé” e, mesmo de coração partido, aplaudia a seleção alemã. A seleção penta campeã do mundo teve seu dia de Haiti. Passamos da humilhação à desolação. 
Graças ao costelaço do Zúniga, Neymar manteve acesa sua auréola de craque. Ele talvez soubesse que a Alemanha, seria um osso duro de roer.
Não estava no Gibi. Com seus gestos espalhafatosos, o técnico Felipinho, parecia o espantalho do Mágico de Oz.
Bernard era o Pequeno Polegar em luta contra os gigantes da Baviera. 
Fred, da família Flintstone, se manteve fiel ao estilo futebolístico do tempo da pedra lascada. 
E, o Hulk, com seus glúteos abundantes, amarelou, e nunca foi a “fera” que esperávamos.
Após o fracasso de terça-feira, já se fala em fazer exame de DNA de nossos jogadores. Desconfia-se de fraude. O time que Felipinho colocou em campo seria o famoso “Tabajara” do Casseta e Planeta, com “Pereba” na frente e “Penico” atrás. 
Assim falou o Felipinho:
___ Vamos disputar o terceiro lugar com toda a disposição. Terminar a competição com dignidade.
___ É isso aí, Felipinho, salsichão no chucrutes dos outros é refresco.
___ Felipinho está na BERLINda...
 
 
 
SANTO FORTE
Antes do início do jogo de terça-feira, um membro de nossa Comissão Técnica (acho que foi o Paixão) entrou em campo e, discretamente, foi jogando sal grosso sobre o gramado. Cada um com sua fé. Deu certo, o primeiro gol da partida saiu de um escanteio, isto é, da encruzilhada. O santo do dia era germânico. 
___ Até tu, Brutus, teria dito Júlio Cesar.
___ Daniel Alves pintou o cabelo, ficou louro. Premonição. Saiu do estádio disfarçado de alemão. Banana pra vocês...
 
 
 
A Copa e a economia mundial
___ Alemanha ganhou do Brasil porque o PIB da Ângela Merkel é maior que o PIB da Dilma.  
 
 
 
Trilha sonora dessa tragédia anunciada:
“quero chorar/não tenho lágrimas/que me rolem na face/pra me consolar Se eu chorasse talvez desabafasse o que sinto no peito (...).
            
 
     
Já que o clima é de velório, esta semana falaremos de assuntos de vida ou morte
 
MORTO DE FOME
Noite de sábado em Laguna. Maricó, maior atleta etílico do bairro, continua sua maratona, de bar em bar. Halterocopismo (levantamento de copos cheios é sua especialidade). Depois de incontáveis “saideiras”, Maricó, já sem dinheiro e mal das pernas, iniciou seu retorno ao lar. Quando está sóbrio ele sabe muito bem, que a menor distância entre dois pontos, é uma reta. Porém, quando está “mamado”, caminha como se estivesse cercando pinto no terreiro, em zig-zag. Com a “bússola” avariada, comumente, perdia o caminho de casa. Na referida noite ele perdera, completamente, a rota. O estômago já dava sinais de muita fome. No bolso, nenhum dinheiro. Continuou caminhando a esmo, até que viu, no extremo de uma rua transversal, uma casa bem iluminada.
Trôpego, apoiando-se no muro, foi-se esgueirando em direção à luz. Já nas proximidades da residência, ele percebeu, no meio da sala, uma mesa. No centro dela, uma velinha acesa... Pelos outros cômodos da casa, muita gente bem vestida, conversando e, principalmente, bebendo e comendo. Maricó não teve dúvidas era um aniversário, e dos bons. O cheiro dos salgadinhos aumentava mais e mais sua fome.
___ O que fazer? 
___ Como entrar e participar daquela festa? 
___ De que maneira um penetra seria recebido pelos anfitriões?
A necessidade é mãe da invenção. Maricó deu um retoque na aparência. Com um pouco de cuspe nas mãos, alisou os cabelos. Colocou a camisa para dentro das calças. Num terreno baldio colheu algumas margaridas. Num enorme esforço, olhar fixo na mesa sortida Maricó conseguiu dar alguns passos em linha reta, e entrou na casa cantando o “Parabéns para você”, para espanto de todos. Quando Maricó abaixou-se para ajudar a apagar a velinha, deu de cara com o morto. 
___ Como ele poderia imaginar que toda aquela “animação” era um velório?
Maricó pediu desculpas, trocou o “parabéns” pelos pêsames e colocou suas flores sobre o esquife. Finalmente, na condição de “morto de fome” Maricó foi convidado a participar, ativamente, daquele verdadeiro banquete, de velório.
 
 
 
CIDADE DOS PÉS JUNTOS
Semana passada eu disse que, na santa terrinha, os mortos estavam sendo enterrados em sepulturas emprestadas, por falta de espaço nos cemitérios municipais. Uma senhora que procurou a prefeitura, tentando comprar um lugar para construir um túmulo recebeu a seguinte comunicação: A partir do próximo mês, quem morrer em Laguna e não tiver seu “AP” mortuário, reservado, vai ter que ser sepultado na localidade de Perrichil ou em Pescaria Brava. Com a palavra nossas autoridades. O cemitério de cima (Morro da Glória) não poderia ser ampliado com a construção de carneras, nos moldes do cemitério da Irmandade Sto. Antônio? Hora de se fundar o MST funerário. Movimento dos Sem Túmulos.
 
 
 
FIM DA LUA DE MEL
Moradores da região de Bananal até a Madre bloquearam a estrada e exigiram a presença do prefeito Everaldo. Querem o cumprimento da promessa de campanha. Everaldo garantiu que pavimentaria dois quilômetros por cada ano de mandato. Já está devendo 4 quilômetros. Colocou a culpa no Consórcio da Ponte de Cabeçuda que estaria pagando menos imposto do que deveria. Não se devem fazer promessas, contando com o ovo no fiofó da galinha. A reunião teria sido muito tensa, com algumas vaias.
 
 
 
BREQUE NO SAMBA
Robson Caporal, secretário da 19ª SDR, em exercício, falou ao radialista Batista Cruz que o carnaval das Escolas de Samba está de novo na guilhotina. Três Escolas ainda estariam devendo a prestação de contas. Pelo ritmo do samba enredo não teremos desfile carnavalesco em 2015.
 
 
 
VEREADOR ADITIVADO
Corre, pelas esquinas tricentenárias, a notícia de que o vereador Waldomiro (Macho) teria adquirido o Posto de gasolina Texaco, próximo ao Colégio Stela Maris. “Macho” é empresário do ramo pesqueiro e vai de vento em popa.
 
 
 
RETORNO A PRAZO
Na quarta-feira (9), ao passar pelo Largo do Rosário à noite, notei que o busto do Jerônimo Coelho ainda não havia retornado ao seu lugar. Um coelho perdido descansava sobre o pedestal. Pelo menos uma parte do homenageado já retornara ao seu lugar.
 

—————

Voltar