12jul14 - Cri-Cri (por Genaro Geraldo - Interino)

11/07/2014 15:51
Na Zófa
Quando alguns têm grana sobrando, até os caminhões de entrega do Giassi e Angeloni estacionam com compras em frente da casa. Quando estão sem grana, desfilam cabisbaixo com sacolinhas do De Pieri. “É nossa curtura uai... Quando tem nóis sinzibi, quandu farta a gente intorta”..
 
 
 
Copa
Como na política, o futebol não é muito diferente não... Lá tem aproveitadores e até espertos sobrando. Não fosse a luta dos empresários, dos agricultores e trabalhadores que ainda é boa parcela deste Brasil, já teríamos falidos. Somos uma pátria de corruptos, mensaleiros, políticos que se enriquecem com a política; Da falta de punição (vejam os mensaleiros já podem trabalhar) dos dependentes de bolsa família, (um exército de parasitas) enfim uma pátria sem rumo. Salvem pelos menos as instituições ou logo essa pátria será dividida.
 
 
 
Hipocrisia I
Tubarão e Laguna perderam nos últimos anos, pessoas ilustres que foram vitais no crescimento e desenvolvimento das duas cidades. Poucos são lembrados e receberam homenagens pós-morte, como o Sambódromo de Laguna onde hoje também funciona a SDR, leva o nome do senhor Hindemburgo Moreira, pai do vice-governador Eduardo. O Aeroporto que leva o nome do saudoso empresário Humberto Bortoluzzi, um dos nomes que tanto fizeram e lutaram pela conquista. E neste caso uma plêiade de pessoas ilustres poderiam também ser lembrados, mas não foram.  Quantos tubaronenses morreram nos últimos anos e nunca mais foram lembrados? É só pensar e postar. Laguna: Quantos lagunenses faleceram dando de si o melhor pela terra de Anita e não recebem uma grande homenagem? Por que a Prefeitura de Laguna não colocou o nome do posto de saúde inaugurado esta semana de Richard Calil Bulos? Esse artista morreu pobre, doente e abandonado pela elite e classe política. A saudosa esposa do vice-governador, já recebeu um reconhecimento (merecido ou não) ao ter aprovado pela Alesc o nome da rodovia que ligará o trevo norte de Tubarão com o Bairro São Martinho. Esta homenagem de Laguna seria coisa da cabeça de Luiz Felipe Remor, que ainda sonha com retorno a SDR?
 
 
 
Hipocrisia II
No Facebook a repercussão foi imediata:
... Ronaldo Chaves: “Belas colocações são gratificantes reconhecer e admirar, que ainda temos cabeças pensantes, em nossa região e não somente imbecis, que ocupam cargos de confiança ou cargos eletivos com votos comprados. Meus parabéns por suas colocações. Quem sabe um anônimo toma conta da SDR de Laguna...”
... Selva Salles Teixeira: “Falando no assunto, sempre admirei muito D. Ivane Fretta Pinho Moreira, principalmente, pela sua simplicidade. Por isso, tenho certeza de que ela não gostaria da atitude deselegante e servil de meia dúzia de espinha dorsal mole! O referido posto de saúde recebeu o nome da minha vó Bertha Machado Salles, também uma mulher não só simples, mas carismática, lagunense, amada e admirada por todos que a conheciam, no fim do governo do seu filho Colombo Machado Salles! Meu tio deixou a política há muitos anos e ainda hoje, quando chega à Laguna, é rodeado carinhosamente por milhares de conterrâneos que o abraçam sem qualquer interesse, diferente com o que acontece com alguns outros políticos ainda em atividade que só se lembram da nossa cidade em época de eleição! Assim fica registrada a ofensa à família Machado Salles e a todos os nossos amigos!”.
 
 
 
Em boas mãos
Engenheiro Antonio dos Santos da Laguna será o coordenador da Campanha de Raimundo Colombo e Eduardo Moreira no Sul.
 
 
 
Relatório 
Oficiais do Cindacta II realizaram vistoria na EPTA – Estação Rádio Jaguaruna, no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi em Jaguaruna na semana passada. Após a verificação do funcionamento dos equipamentos o Cindacta vai elaborar um relatório para colocar em operação a estação rádio. Esse passo é muito importante para a operação comercial de aeronaves no Aeroporto. 
 
 
 
ICMS
O governador Raimundo Colombo (PSD) deve assinar na próxima semana o decreto de isenção do ICMS sob os combustíveis para aeronaves de até 180 passageiros. A ação vai incentivar a vinda de empresas aéreas para o Aeroporto de Jaguaruna. O decreto tem o apoio da Assembleia Legislativa através do presidente deputado Joares Ponticelli (PP).
 
 
 
Super mãe I
Uma mulher foi fazer curso (carteira de motorista) e pediram-lhe para informar sua profissão, porém ela hesitou, sem saber como se classificar. Mas o funcionário insistia: "o que pergunto é se você tem um trabalho". E ela responde: "Claro que tenho um trabalho! Sou mãe!" Então, o funcionário fala friamente: "Nós não consideramos 'mãe' um trabalho. Vou colocar dona de casa."
 
 
 
Super MÃE II
Essa mãe voltou a lembrar desta história até o dia em que se encontrou em situação idêntica: A pessoa que lhe atendeu era obviamente uma funcionária de carreira. Era segura, eficiente, dona da situação. E lhe perguntou: Qual é a sua ocupação? As palavras simplesmente saíram: Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas. A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar, e olhou-a como quem diz que não ouviu bem. Então ela repetiu pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas. Reparou maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial. Posso lhe perguntar? -  questionou novamente e com interesse a funcionária: O que a senhora faz exatamente?
 
 
 
Super MÃE III
Calmamente sem qualquer traço de agitação na voz, ela respondeu: Desenvolvo um programa em longo prazo (qualquer mãe faz isso) em laboratório e em campo experimental (normalmente diria dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?) E o grau de exigência é de 14 horas por dia (para não dizer 24)”.
 
 
 
Super MÃE IV
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantando e pessoalmente lhe abrindo a porta. Quando essa senhora chegou em casa, com sua carteira de habilitação, fui recebida pela sua equipe: Uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3. No andar de cima, ela ouvia seu novo experimento (seu bebê de seis meses) testando uma nova tonalidade de voz. Ela sentiu-se triunfante!
 
 
Nota do escriba I
Gladys Helena e a filha Suelen, juntas estão concluindo neste sábado o curso teórico para motorista na Auto Escola Record. Parabéns a mãe e filha pela oportunidade impar e que sirva para o futuro que está logo ali. Elogios de ambas para a competente professora Nádia Cassol Gonçalves. 
 
 
 
Nota do escriba II
Maternidade... Que carreira gloriosa!
Por isso as avós deveriam ser chamadas de doutoras-seniores em desenvolvimento infantil e em relações humanas. As bisavós de doutoras- executivas- seniores, E as tias de doutoras- assistentes. Minha homenagem carinhosa a mulher, mãe, esposa, amiga e companheira; doutora na arte de fazer a vida melhor em nossa família.
 
 
 
Na Bíblia
"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito exede o de rubins."
(Provérbios 31: 10)
"Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada, como também seu marido, que a louva dizendo: Muitas filhas obraram virtuosamente, mas tu a todas és superior." (Provérbios. 31.28,29)
 
 
 
Resposta
Candidato a deputado estadual fechado com Paulo Bauer, o vereador do PP de Laguna, Kleber da Rosa (Kek) reagiu às declarações do vice-governador Eduardo Moreira, de que vereadores progressistas lagunenses estariam com Raimundo Colombo. Os outros dois vereadores, Eduardo Carneiro e Roberto Carlos Alves, também seguem Joares Ponticelli. “Se o PP não serviu para a coligação, porque agora eles nos querem para o trabalho?”. O presidente do PP de Laguna, Fabio Kfouri, também contestou a declaração do peemedebista.
 
 
 
Mau tempo
As academias ao Ar livre que seriam entregues ontem, sexta-feira (11) ficaram para terça-feira (15) nos mesmos horários e locais. O adiamento é devido ao mau tempo.
 

—————

Voltar