12jul14 - Tubarão: Aumenta o número de crianças e adolescentes no consumo de drogas

11/07/2014 11:08
Um dos grandes males das últimas décadas sem dúvidas é a droga. Mas o problema ficou anda ainda mais alarmante quando surgiu o crack. Com isso muitas pessoas já morreram e agora as crianças também passam a ser vítimas dessa química que é feito do refugo  da cocaína. Recentemente o psiquiatra, dr. Braulio Escobar, ministrou uma palestra onde disse que já passou no consultório dele o caso de um menino de 7 anos drogado. O caso chocou as pessoas que ouviram a informação. Mais casos como estes são confirmados pela Delegacia de Proteção a Mulher e ao Menor de Tubarão. Frequentemente passam pela delegacia, menores acusados de consumo de até mesmo tráfico de drogas. “Casos como este são cada vez mais normais em Tubarão. Muitas crianças já usaram e usam o crack. Casos com maconha e cocaína são bem poucos. Mas com o crack cresce assustadoramente”, disse uma policial civil que pediu anonimato.
Muitos destas crianças e adolescentes com 13, 14 anos muitas vezes não podem sustentar o vício com o dinheiro e são recrutados pelos traficantes para venderem a droga e assim o pagamento é feito com o entorpecente. “O problema é que muitos pais perdem o controle sobre os filhos. Eles precisam trabalhar fora e as crianças ficam sem os cuidados necessários e assim caem no mundo das drogas. A situação tende a aumentar ainda mais”, disse a policial.
Em muitos casos os menores são encaminhados para tratamentos, mas em muitos são apenas advertidos na presença dos pais e pouco tempo depois voltam a consumir e traficar. “A sociedade também peca nesse ponto. É preciso que as autoridades façam mais pelas crianças e adolescentes. Programas que incentivem a praticarem esportes, aula no período integral e outras vias para que pelo menos diminuam estes casos”, relata.
Um dos grandes parceiros para tentar amenizar esta situação é a Polícia Militar. No começo deste mês, ocorreu a formatura da 24ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Tubarão.  
 O evento foi realizado do Espaço Integrado de Artes da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e contou com a presença de autoridades civis e militares, convidados, imprensa, pais e alunos. “É um programa que ajuda muitas crianças a seguirem outros caminhos ao invés da drogas e da criminalidade. Falta muito ainda, mas se cada um fizer um pouco teremos bons resultados no futuro”, disse o policial militar Maxsandro.
 
Menino de 7 anos drogado. Casos como estes são confirmados pela Delegacia de Proteção a Mulher e ao Menor de Tubarão

—————

Voltar