12jul14 - Tubarão: O que fazer com os cães soltos nas ruas? Menina de 7 anos foi atacada

11/07/2014 11:02
O Centro de Controle de Zoonoses de Tubarão (CCZT) não é de hoje que é motivo de reclamação da comunidade. De acordo com a lei nº 3759, de 20 de junho de 2012, o Centro de Controle de Zoonoses não é canil ou depósito de animais, e retirar os cães das ruas não é obrigação desse estabelecimento, a não ser que “seja suspeita de raiva ou outras zoonoses; submetido a maus tratos por seu proprietário ou mantido em condições inadequadas; seja mordedor vicioso, constatado por autoridade sanitária; que estejam em sofrimento e maus tratos”, entre outras.
Quando um animal que precisa de tratamento é pego na rua, conforme a prefeitura, ele é avaliado, medicado e tratado pelas veterinárias do CCZ. Quando constatado que o mesmo não oferece mais nenhum risco para a população e também para outros animais, ele é encaminhado para a adoção nas feiras organizadas pelo centro.
Esse assunto foi levantado essa semana na Câmara de Vereadores de Tubarão devido à grande quantidade de cães que estão perambulando pelas ruas da cidade. 
A suplente de vereadora Beth Carvalho, a Beth Xuxa, comentou o problema na tribuna e disse que apesar desse Centro ser a menina dos seus olhos, uma visita in loco dos vereadores ao local, é preciso. “Quando fui secretária de Saúde, batalhei muito por esse Centro de Zoonoses. A minha preocupação com esses cães de rua não é de hoje, já vem a longo tempo, inclusive até quero dar ênfase a matéria do Jornal A Crítica, sobre esse assunto. Então eu proponho uma visita dos vereadores a esse Centro de Zoonose para ver de perto a real situação do estabelecimento”, comentou Beth, que já esteve na cidade de Lages, verificando os procedimentos desse Centro por lá. 
Segundo ela, a solução encontrada por eles foi colocar Chip, que na época custava R$ 10,00, em cada cachorro. 
 
 
Cães no ataque
Na semana passada um cão de rua atacou uma menina de 7 anos no bairro Monte Castelo. Resultado: Um rasgão na orelha. A menina passeava com seu cãozinho quando foi atacada por um animal de rua que a derrubou no chão. Nesta semana, a redação do jornal A Crítica recebeu várias denúncias sobre cães perambulando pelas ruas da cidade. “Não há um horário específico. Tenho medo de ir trabalhar de manhã, ou de voltar de um dia de serviço e encontrar com uma ‘fera’”, diz uma senhora que não quis se identificar, mas que foi vítima de ataque de cão. A prefeitura de Tubarão precisa se conscientizar dos riscos que os cães abandonados estão causando à população, pois já podem ser considerados problemas de Saúde Pública, e alguma medida deve tomada imediatamente, pois o município tem total responsabilidade sobre a questão do abandono de animais. Se alguém da comunidade for ao Ministério Público para denunciar a situação, um inquérito civil será instaurado, obrigando o município a agir.
 
 
Porque os cães atacam
Os animais precisam de abrigo, água e alimento. Portanto, onde houver a disponibilidade destes três fatores haverá a presença de animais.
Os cães são animais territoriais, ou seja, defendem seu território de prováveis “intrusos”.
Quando você alimenta um animal de rua em um determinado lugar (no mesmo quarteirão, por exemplo) ele passa a se considerar “dono” daquele território, e pode atacar as pessoas que chegarem perto.
Quando você acostuma o seu cão a ficar do lado de fora da casa, ele passa a considerar a rua como território dele, atacando pessoas e animais que passarem por ali.
      
O problema no Centro de Zoonoses ainda é a falta de espaço para atender tantos animais
 
 
Na tribuna Beth Xuxa lembrou da matéria do Jornal A Crítica sobre o assunto

—————

Voltar