12maio12 - Comunidade (por Munir Soares)

11/05/2012 21:00

 

O SONHO NÃO ACABOU
Enquanto Everaldo dos Santos (PMDB),presidente da Câmara, corre atrás da nova ponte de Cabeçuda, muita água vai passando, por baixo da ponte velha. Maré de vazante, com fortes ondas eleitoreiras. Everaldo, pré-candidato a prefeito pelo PMDB, mesmo não sendo surfista, já percebeu, que o mar não está para “Pescaria”. Correligionários continuam remando contra.
Mauro Candemil (PMDB) não esconde seu desejo de ser prefeito da Laguna. Já tentou em outras ocasiões, sem sucesso. Um grupo de peemedebista, facção mais elitista e ligada ao centro estadual do poder, comunga das mesmas aspirações. Prefeito Célio Antônio (PT), em mais de uma ocasião, manifestou sua expectativa de formar uma dobradinha com o PMDB, na disputa à Prefeitura.
Quem, do PMDB, o prefeito Célio aceitaria, como vice da Tanara? 
___ Vice? 
___ Claro, ou alguém pensa, que o PT, vai abrir mão da cabeça de chapa, para o PMDB?
___ Everaldo estaria na lista negra do prefeito, e da tal Facção Elitista do PMDB. Dr.Zeno, aprovado pelo prefeito, não teria a benção da referida facção.
___ Então?
___ A opção seria Mauro Candemil. 
___ De vice?
Num papo informal, um vizinho me disse, e não pediu segredo, que a secretária Tanara lhe confidenciou, que Mauro aceita ser Vice, na sua chapa.
Na noite chuvosa em que quase 450 pessoas foram ao Ravena Cassino Hotel prestigiar o lançamento da Pré-candidatura do vereador Tono Laureano à prefeitura da Laguna, muita gente ficou boquiaberta com a organização do evento, e a capacidade de mobilização do vereador Tono.
Ao término da festa, Tono recebe a visita do dr.Oscar Pinho e do candidato a vereador e ex-secretário municipal, Jéferson Crippa. Teriam participado de reunião com o prefeito Célio. Pelo jeito, o sonho ainda não acabou...
 
VAI DAR ZEBRA, NOVAMENTE?
O carismático Joãozinho concorria a reeleição. Adilcio Cadorin corria por fora. O italiano, que era a zebra, ganhou a eleição, e fez um bom governo. Sua reeleição eram favas contadas. Os comícios e as manifestações populares não permitiam dúvidas. Deu zebra, novamente, Célio Antônio faturou o pleito.
Este ano, para os bruxos e raposas, também está pintando a Zebra. Vai dar Zebra? 
 
DESTAQUES
Na festa do Tono Laureano, além do povão destacamos a presença de Paulo Gouveia presidente do Democratas, Jussalva Mattos, Ronaldo Kfouri, ex-vereador e conhecido cabo-eleitoral da região da Ilha Itamar da Barra. Batista, grande líder do Farol de Sta.Marta, ex-prefeito (e esposa) Nazil Bento Junior, Bento, presidente do PDT, além dos candidatos a vereador pelo “Democratas” Radialista Barreiros, Edinho Prates e Michel Laureano e outros.
 
NA MARCA DA CAL
Não tenho dúvidas de que Everaldo dos Santos, pré-candidato do PMDB à Prefeitura, foi colocado na marca do pênalti. No entanto, se por ocasião do lançamento oficial de sua pré-candidatura, Everaldo trouxer à cidade figurões do partido, como Eduardo Moreira, Cassildo Maldaner, Paulo Afonso Vieira, Edinho Bez, João Mattos, deputada Dirce, Luiz Henrique da Silveira e outros, seus candidatos a carrascos terão muito mais dificuldade em desferir o chute fatal. Ver para crer.
 
PUNIÇÃO CASEIRA
Por ter representado contra o presidente Everaldo dos Santos, colega de partido, o dr. Airton dos Anjos Moraes, suplente de vereador, foi punido pela Executiva Municipal de seu partido: suspensão do quadro de filiados, por 60 dias (fonte Blog Apimentado). Não sabemos se recorreu.
 
LAGOAS E PONTES
Dizem os pescadores, que há mito tempo, não havia tanto peixe no sistema lagunar. Muita tainhota. O motivo principal seria a ausência de chuvas na região da serra. Com tempo seco, a água barrenta dos rios não prejudicou a salinidade das lagoas.
___ E, os camarões? 
___ Estão pulando no lodo, e no limo, porém, “inDefesos”, não conseguem chegar à “puberdade”.
 
PONTES?
Comitiva política seguiu para Brasília com a missão de pressionar autoridades, e conseguir a Ordem de Serviço para a construção da belíssima Ponte Estaiada, na região de Cabeçuda (BR 101). Segundo informes transmitidos pela Rádio Lorota, nossos emissários já teriam uma boa notícia:
___ A ponte vai sair, assim que se aponte solução, para o entrave “frutífero-ecológico”. A obra deve passar sobre as localidades de Bananal, Figueira ou Laranjeiras?
___ Previsão? 
___ Assim que as águas de Cachoeira arrastarem a turma do Mensalão para as corredeiras...
 
É AGORA? COMO FICA?
Acabou o prazo para a transferência de títulos eleitorais. E, agora, quem é eleitor de Pescaria Brava pode continuar sendo vereador no município de Laguna?
 
RESSACADA NO CHEDÃO
A Pizzaria Chedão é reduto dos mais fanáticos torcedores do Botafogo carioca. Às vésperas do jogo com o Fluminense, Riguetto, na mesa do Nelson Mattos, Dae Chede e Arno Grunner com apoio jurídico do Dr. Knoll, e assistência espiritual do professor Gerônimo Heerdt, só se falou no invicto Botafogo. Relembraram Garrincha, Didi, Newton Santos e Zagalo, reverenciaram os craques atuais, com brindes ao Loco Abreu. A derrota de 4 x 1 foi acachapante embora, ainda, tudo possa acontecer...
Para completar a Ressacada, o garçom Jorge aparece para trabalhar, vestindo camisa do Avai.
 
LIVROS
Às 21 horas de terça-feira recebi um telefonema de Floripa, era o Carlos Augusto Baião da Rosa – O Baião. Queria saber se a Biblioteca Pública já havia retornado ao prédio do antigo Ginásio Lagunense, pois queria doar cem (100) livros, presente de um outro lagunense, radicado na capital. Infelizmente, o prédio continua em reforma, e a biblioteca está instalada, provisoriamente, num imóvel na Calistrato Muller Salles.
 
SÃO JOÃO BATISTA
Radialista Batista Cruz foi, em romaria, até à Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Tomou um verdadeiro banho de fé.Teria até participado de um ágape ao lado do padre Marcelo. Retornou tão santinho, que no próximo bailão da Bete, a seu pedido, a banda “G.D.Ó DO FORRÓ” vai tocar e cantar a música do Pe.Marcelo “Erguei as mãos”!
 
RECEITA PARA PRENDER A NAMORADA
Estamos às portas do mês de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Inúmeras são as “simpatias,” para se conseguir um bom casamento. “Pisco”, funcionário da 19ª SDR, e amigo do Bolão Camilo, no entanto, tinha pressa para entrar no rol dos homens sérios. O dia de Santo Antônio estava muito distante. “Pisco” tinha pressa.
___ Qual a receita para se prender a namorada?
Seu amigo Bolão, que também freqüenta o candomblé, e comunga dos segredos das encruzilhadas deu a dica:
___ Procure a Tenda da Casa da Mãe Joana.
“Pisco” que exerce as funções de Guru honorário, na Irmandade de Santo Onofre, enrolou-se em figas e patuás e, naquela noite de sexta-feira treze, seguiu até à Tenda da Mãe Joana. Búzios, tarô, bola de cristal, quiromancia, cabala e google, tudo para agradar ao cliente, forças ocultas e virtuais. Pagamento adiantado. Uma boa vidente conhece a freguesia.
___ Receita para prender a namorada. A mulher concentrou-se, escrevendo algumas linhas na sua agenda.
___ Aqui está a receita: Coloque ½ quilo de maconha na bolsa da sua namorada, e chama a polícia.
___ Desse jeito a menina vai ficar presa!
___ Não era isto que tu querias, prender a namorada?

—————

Voltar