12maio12 - Cricri (por Salmon Flores)

11/05/2012 21:03

 

100 palavras
Pífio, o desempenho do deputado Edinho Bez na primeira pesquisa para a prefeitura de Tubarão. Para um deputado federal de diversas legislaturas, representando os dois maiores partidos políticos de Tubarão – PMDB e PP, primeiro a lançar a pré-candidatura e com autoridades de todo o estado (vice-governador, senador, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, presidente estadual e regionais do partido), ficar em 3º lugar na pesquisa publicada pelo jornal Notisul e Rádio Som Maior, é extremamente preocupante.  Estaria repetindo o naufragado projeto  Genésio/Irmoto?  De ferrenhos embates no passado entre MDB e ARENA, a adjetivos pesados, tipo “laranja podre” e agressões pessoais à lideranças, no presente, quem era Genésio não votou porque tinha o Irmoto na Chapa e quem era Irmoto não votou porque tinha o Genésio na chapa. Será que desta vez muitos do PMDB  não estão insatisfeito porque tem o  PP na chapa e muitos do PP, também não estão insatisfeitos porque tem o PMDB na chapa? As urnas, no dia 7 de outubro dirão.
 
Pescaria Brava
Começam os preparativos dos partidos políticos em realizar as suas convenções municipais no novo município de Pescaria Brava que, neste ano, terá a sua primeira eleição. O PSDB lança a pré-candidatura de Antônio Honorato para prefeito, com uma grande festa na localidade. Por outro lado, para a disputa da prefeitura, correm por fora Deyvisonn Silva de Souza e Cleosmar Fernandes. Fontes de lideranças de Pescaria Brava não descartam a possibilidade de ainda surgirem outros nomes.
 
Falta de respeito I
Na sessão da Câmara Municipal de Orleans, da última segunda-feira (07), o vereador Mário Coan (PSDB), usou o tempo destinado a Berenice Durante, a “Nice” (PP) e Osvaldo Cruzetta, o “Vá” (PP), para manifestar a sua indignação pela forma com que os edis foram tratados na Prefeitura daquele município. Coan disse que ele, Nice e o assessor jurídico, Fernando Cruzetta, estiveram na Prefeitura nesta semana para verificar alguns documentos já que o Executivo não vem atendendo aos pedidos de informação aprovados pelo Legislativo. Ao chegar lá, disse que não foram recebidos pelo prefeito e tomaram um chá de banco esperando tirarem algumas cópias, notando a má vontade de alguns servidores para com o trato da coisa pública.
 
Falta de respeito II
Depois disso, segundo o Mário Coan, em sua reclamação na tribuna da Câmara de Vereadores, ficaram aguardando a chegada dos documentos quando o assessor jurídico pegou uma das pastas que se encontrava sobre a mesa e que se tratava de prestação de contas. Até que, em determinado momento, entrou uma funcionária na sala, identificada pelo vereador como Patricia Librelato Mazuco, que tomou a pasta das mãos do assessor dizendo que na ausência do prefeito quem mandava na prefeitura era ela. Dito isso, saiu da sala com a papelada.
 
Falta de respeito III
Os vereadores, conforme dito por Coan na tribuna, se sentiram humilhados com a atitude da funcionária e tentaram esclarecer que estavam ali no exercício do direito constitucional do vereador que é fiscalizar as ações do Executivo, mas que Patrícia sequer teria dado ouvidos ao esclarecimento. Mas, ainda não era tudo. Tinha muito mais a vir. Mário Coan disse que um advogado contratado pela prefeitura entrou na sala e ao ouvir os esclarecimentos do vereador disse que os edis estavam confundindo liberdade com libertinagem, ofendendo os representantes do Legislativo, que estavam no exercício de seus direitos.
 
Falta de respeito IV
Mário Coan disse na tribuna ainda que rechaçou as colocações do advogado e aproveitou para lembrar o significado das duas palavras. Enfatizou que está indignado com o ocorrido e que essa ação mostra que não existe vontade por parte do Executivo em mostrar transparência sobre os gastos públicos.
 
Desabafo
A vereadora Berenice Terezinha Bernardo Durante, a “Nice”, também se associou à indignação de Mário Coan e disse que se sentiu constrangida e envergonhada com tudo o que aconteceu na prefeitura. Disse que tem vergonha de ser vereadora, diante dessas atitudes: “O que quero é Justiça e Transparência. Estou envergonhada. Nem sei se vou sair à reeleição, de tanta vergonha que estou sentindo em ser vereadora”, desabafou a vereadora progressista.
 
Cara de pau
O vereador João Tezza Francisco, o “Dão”, líder do prefeito na Câmara, chegou a dizer que os vereadores humilhados na prefeitura tinham razão, mas que não podiam estar cobrando transparência. Isso porque, segundo ele, a Câmara não está sendo transparente, pois não responde a um pedido de informação seu sobre diárias da gestão passada no legislativo. Atacou a oposição dizendo que para um lado tem de haver transparência e para outro não. É muita cara de pau. Tenta arrumar desculpa, mas que não convence. Tenta mudar o foco. Ainda bem que está acabando essa legislatura. O povo deve decidir nas urnas a saída de quem não contribui. E sequer sabe exercer sua função a não ser de puxa-saco do prefeito Jacinto Redivo, o “Tinto”.
 
Mudanças
Alguns seguimentos que funcionam como braço na estrutura a Unisul, perdem força. E perdem porque trazem algum prejuízo a instituição ou por gestão equivocada, viciada ou apodreceram. Tal como um bolo de aniversário, o reitor, professor Airtom e sua competente equipe de colaboradores, extingue ou promovem uma intervenção nos recheios fétidos, sempre com a intenção de salvar o bolo. E isso tem sido possível graças a ação inteligente e de credibilidade da equipe liderada por nomes da maior confiança do reitor e da linha de frente deste colegiado. Passam por esta depuração, a Livraria que já fechou, a Farmácia Escola e a Faepesul. 
 
O Povo leva
Iniciativa inteligente do escritor do banheiro. Nada é tão concreto (Perdoem a redundância) que sua originalidade.
 
Gira o Sol
Uma diretora poderá ser denunciada e perder seu posto numa creche tradicional de Tubarão. Contratou serviços de um conhecido marceneiro, para a Creche Municipal. O valor do serviço era de R$ 2 mil reais. A diretora “falcatrua” pediu uma nota no valor de R$ 2.700, alegando que precisava cobrir outras despesas. Não pagou a conta e ainda vai responder por corrupção. Dr. Manoel tem muita raiva de gente assim e espera-se uma ação rápida da Secretaria Municipal de Educação. Se isso não ocorrer eu vou publicar a Nota Fiscal e uma entrevista com o empresário lesado.
 
Calote
E neste embalo de calote e malandragem, sobrou para uma advogada de peso, que construiu a casa, fez belos móveis e passou calote ao liberar cheques na praça sem fundos. Uma vergonha! A OAB vai saber quem é. “Meninos eu vi os cheques”. 
 
Folia de momo
Parece que já está em curso uma ampla investigação sobre as tais verbas polpudas que vieram para o Carnaval. Isso vai render muito nos próximos dias. Um carnavalesco que anda cuspindo com aquilo que chama de falcatrua alegre, disse que vão pegar pesado no pé do ex-homem forte do Carnaval, radialista Miguel Herdy. De fato isso precisa ser passado a limpo. Quem não deve não teme! Mas peguem leve no pé do Miguel, ele já está lastimado de um pé. 
 
Mãe
Mãe, a vida, foi você quem me deu...
E a cartilha me fez entender
Tudo o que eu sou, o que eu tenho o que eu sei
Mãe, eu devo a você...
Mãe, eu juro que não esqueci
De tudo aquilo que você me ensinou
Eu lhe agradeço pelo bem que me quer...
Mãe eu adoro você...
Mãe eu vivo pedindo a Deus
Que esteja sempre ao seu lado...
Lhe cubra de bênçãos iluminando, seu lar,
Que um dia tão triste eu deixei.
Mãe eu me lembro quando eu parti
Dos seus olhinhos vi uma lágrima cair
Se você quiser me ver, se a saudade apertar
Mãe eu aqui estarei.
Dedico a minha saudosa mãe, que mesmo sem saber ler e ou escrever, soube dar amor, instrução, passar ética a mim e meus irmãos. No Céu, pressuposto, deve ser uma das tantas damas de companhia de Nossa Senhora de Fátima.
 

—————

Voltar