12mar16 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

11/03/2016 09:33
Culto ao corpo
Para muitos hoje, o sinônimo de felicidade e prosperidade está totalmente associado à aparência, o que leva muitos indivíduos à uma procura desenfreada por tratamentos estéticos, exercícios físicos, dietas restritivas, uso de fármacos para induzir o emagrecimento, enfim não medem esforços para atingir a perfeição... É fazem verdadeiras loucuras para chegar a essa tal perfeição, mas acabam esquecendo de seu bem maior, a saúde.
Muitos acreditam que tudo é valido para alcançar o corpo perfeito, tornam-se em muitos casos, seres alienados, seja na compulsão por exercícios físicos ou até mesmo por dietas e alimentos saudáveis. Acreditem se puder, hoje a mídia, a indústria farmacêutica e alimentícia são cúmplices de um transtorno alimentar não muito conhecido por aí, a ortorexia, que nada mais é que a compulsão por consumo de alimentos saudáveis.
Geralmente, os portadores de ortorexia são extremamente minuciosos com o que consomem, contam milimetricamente as calorias ao longo do dia, não ingerem determinado tipo de alimento caso não for comprovado se realmente é de fonte saudável ou não.
Não estou afirmando que devemos ser relapsos em relação a alimentação, mas para tudo há limites, se privar de uma reunião ou festa familiar porque lá não encontrará alimentos saudáveis, também já é demais, bom senso é fundamental. Sim, é importante ter uma alimentação balanceada, regrada, porém sem pecar com os excessos, não devemos ser escravos do nosso corpo.
Há aqueles, por exemplo, que não saem da academia, ficam o dia todo treinando para alcançar seus objetivos, não medem esforços para atingir o corpo trincado e perfeito, arriscando sua estrutura óssea, sofrendo possíveis desgastes físicos e mentais, será que isto tudo é válido?
A regra é única, para um corpo perfeito basta associar a prática de exercícios físicos a uma alimentação saudável, mas sem medidas extremas e infundadas, procure sempre um profissional habilitado para uma orientação mais direcionada.

—————

Voltar