12nov11 - Comunidade (por Munir Soares)

11/11/2011 16:20

 

NA FILA DO GARGAREJO
A foto da ponte de Cabeçuda, publicada na primeira página do jornal “A Critica”,na semana passada, serviu de alerta à população. Haveria muita coisa escondida, por baixo da ponte? As tais ONGs fajutas teriam desviado a verba que viria para a obra?
___ Não! Intriga da oposição, apenas, alguns entraves ambientais, procedimentos burocráticos, sanáveis a curto prazo, disseram.
___ Então, por que os engenheiros da empreiteira Camargo Correa teriam deixado a cidade de Laguna?
Prefeito Célio Antônio, de Laguna, em entrevista a uma rádio local, disse desconhecer qualquer problema, envolvendo a construção da ponte, a não ser a falta de licença ambiental.
Na sessão da Câmara de vereadores de Laguna, na segunda-feira, dois importantes assuntos levaram os senhores edis à tribuna da Casa. A duplicação do lote 25 da BR 101, que continua capengando, mesmo às vésperas da temporada de verão, e a revoada dos engenheiros da Ponte de Cabeçuda.
Um outro fato, que mobilizou a atenção da edilidade lagunense, foi o da mudança no Ensino Médio. Um assunto muito sério, que parece estar sendo imposto a toque de caixa. Pelo que entendi, o CEAL, escola do centro da cidade, abrigará todos os alunos, que estejam frequentando o Ensino Médio, há exceções. Crianças da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª  séries das Escolas Públicas, moradoras do Portinho, Progresso, Esperança, Magalhães, Mar-Grosso, etc..., iriam para o CEAL.
Ensino integral, com oito horas diárias. No período vespertino, laboratórios de física, química, de informática, etc., estariam à disposição das crianças. A prática de esportes e lazer seria incrementada.
___ O CEAL está, devidamente, equipado para oferecer tudo isto aos alunos?
___ O transporte escolar já está nos trinques?
___ Os professores participaram de discussões sobre o tema? E os senhores pais, foram informados sobre as mudanças?
___ O excelente professor, Sandro Cunha, Gerente de Educação da 19ª SDR não poderia organizar uma Audiência Pública para esclarecer, informar à comunidade lagunense e colher subsídios?
 
TORPEDEARAM A REPÚBLICA?
A “Tomada da Laguna” hoje, “A República”, concebida e criada pelo gênio de Jairo Barcelos, evento histórico e cultural que, em parceria com o ex-prefeito Adilcio Cadorin transformou-se na tão aguardada atração turística da baixa temporada. Um espetáculo extraordinário, que caiu no gosto de todo mundo. Endereço obrigatório das agências de viagem.
Com o passar dos anos, começou a via-sacra. O local da encenação mudou quatro vezes. Com personagens “globais” e montagem mais sofisticada, a “República” ficou mais cara. Por falta de verba mudaram a data das apresentações, de julho para novembro, deixou de ser a grande atração turística da baixa temporada. 
Em entrevista a uma rádio local, prefeito Célio Antônio, foi enfático:
A montagem do espetáculo está em torno de um milhão e seiscentos mil reais. A Prefeitura conseguiu cerca de 400 mil reais, disse o prefeito, e o “Grupo Terra” e seus parceiros estariam aguardando manifestação do BNDS, para fechar o pacote. E o governo do estado? Como o evento programado para o mês de julho, foi adiado, a verba estadual retornou aos cofres públicos. Assim, falou o Secretário Christiano, da 19ª SDR. Até o dia 9 de novembro, a chaminé do Grupo Terra, ainda não expelira a famosa “fumaça branca”.
Nas docas da cidade, a natureza, alheia ao que se passa na terrinha, continua dando espetáculo, com uma ajudazinha humana. No interior das docas uns 30 biguás, postados na “fila do gargarejo”, logo abaixo das barracas do pescado, aguardam, famintos. Uma cabeça de peixe é jogada e aparado no ar por um dos pássaros que é, imediatamente, perseguido pelo bando. Nem sempre tem tempo de engolir o petisco. As gaivotas atacam por via aérea. Ao menor descuido acabam roubando a comida do biguá. A correria recomeça no ar. A pequena garça, de cima do caís, passivamente, aguarda sua vez, sabe que não pode competir com gaivotas e biguás.
Leve seu filho (a) às docas, preferencialmente, no período matutino e alimentem os pássaros. Vai ser divertido. O espetáculo vale a pena.
“Quem semeia alpiste, colhe passarinhos”.
 
NOTÍCIAS DA TERRINHA
 
MATRACAS DA QUARESMA
“Az de Ouro” era um famoso botequim da rua João Pessoa (rua de cima), no Magalhães. Tinha até aquela tradicional porta de vai-e-vem, tão comum no “saloon” do velho oeste. Flávio Bergler era o sherif do local. Orgel, Dilton, Marinho XIX, Djalma Clemente, Déo Palma, e outros, frequentavam o recinto. Naquela noite, a turma estava curtindo um joguinho de dominó, quando entra, todo faceiro, Silvio Moisés estreando uma berrante camisa roxa. Era tempo de quaresma e Déo Palma não ia perder a oportunidade.
___ Sílvio, estás na moda, camisa do “Senhor dos passos”!
A gargalhada generalizou-se. Silvio não se conteve, levou ambas as mãos até o meio das pernas, na região dos países baixos e disse:
___ “Senhor dos passos” è este aqui, óh!
Déo, com a presença de espírito de sempre, retrucou:
___ Desculpe, Sílvio, mas esse aí é o “Senhor morto”!!!!
Antes que aquele diálogo descambasse para uma discussão sem controle, Flávio propôs um brinde e acabou com o papo daqueles irreverentes matracas da quaresma.
 
POLÍTICA
 
GUILHOTINA
Entisicado por um repórter, prefeito Célio Antônio não descartou uma coligação com o PMDB, tendo a Tanara como candidata a prefeita. Projeto “Guilhotina”, se o PMDB aceitar, vai ter que “perder a cabeça”. Aliás, o relacionamento Célio e Eduardo Moreira parece ser muito bom. Unha e carne.
 
BOAS ENTRADAS
Presente de Natal. Eduardo Moreira, vice-governador, assinou “ordem de serviço”, autorizando início da obra de recapeamento asfáltico da avenida Calistrato Muller Salles (entrada da cidade) trecho Posto Policial até a Estação Rodoviária. Até o início de 2012 já poderemos dar “Boas entradas” aos que nos visitam?
 
NASCIMENTO
Comunicamos o nascimento da segunda “faixa de pedestre” com lombadas. Uma, fica próximo do Angeloni e a caçulinha, defronte à Casa do Pescador. 
 
BURACO
O muro do porto é o campeão de batidas. Só esta semana, dois buracos novos. Que pintem um Alvo (acerte na mosca) no muro, ou coloquem um redutor de velocidade na pista.
 
Buraco-2
No trecho Centro/Magalhães, depois da Delegacia de Capitania, a tampa de um buraco de lobo afundou, deixando um perigoso buraco, escondido, sorrateiro.
 
Por falar em batidas, um porre quase ocasionou o divórcio da dupla Zezé Di Camargo e Luciano. Dupla caipira, ou Caipira dupla?
 
PC do B
Novo símbolo do comunismo brasileiro: Foice, Martelo e Picaretas.
 
ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Todos os Ministros terão que se submeter a testes, num Detentor de Mentiras, o chamado “bafômetro da corrupção”.
 
FIDELIDADE
Trocamos de brinquedo, de namorado e até de esposa, ou de marido. Mudamos de nome. Quem pode, troca o carro, anualmente. Mudamos de partido político, de religião e de sexo. Ninguém troca de time de futebol. Torcedor é pra sempre, na vitória, na derrota e no rebaixamento. É uma fidelidade que ninguém explica. O hino do clube é cantado com emoção e a bandeira, desfraldada, com devoção. Mesmo os atletas, futebolistas profissionais, que jogam por outras equipes, mesmo no exterior, mantém a fidelidade e a paixão, pelo time do coração. É o futebol, explicar o quê?
 
MORDE E A SOLPRA
Foram os netos Miguel (11) e Cacá (9) que me trouxeram a notícia: O prefeito Célio caiu na rede. Rede de pesca? 
___ Não, Gunga (Gunga sou eu), na Rede Social. Está até no G1, Portal da Globo. Verdade, lá estava a cachorrada no facebook. Denúncia de maus tratos dispensados aos caninos hóspedes do Canil Municipal, da localidade de Barbacena, feita pela Sociedade Lagunense de Proteção aos Animais (Solpra). 
É mais um capítulo da novela Morde e a Solpra.
 
DEUSES DO OLIMPO
Dizem que Zeus, não enviou Hercules à terra, para ajudar a resolver o caso grego, porque o herói dos 12 Trabalhos, está sendo processado por uma ONG protetora dos animais. Hércules, em suas doze hercúleas tarefas, matou o Leão de Nemeia, o Touro de Creta, a Hidra de Lerna, serpente com suas nove cabeças, deu um fim na Corça com pés de bronze, liquidou o Javali de Erimanto e flechou as Aves do lago Estinfalo. Antes de prender o cão Cérbero afugentou os cavalos de Diomedes. Parece que o filho de Zeus, só saia de casa, de manhã, depois de “matar o bicho”.
Troféu.  Haroldo Prates disse: Time do Botafogo vai receber troféu do Ministério do Meio Ambiente. Contribuiu para o crescimento de FIGUEIRA.

—————

Voltar