12nov11 - Cricri (por Salmon Flores)

11/11/2011 18:23

 

Factóide
Para quem não sabe a palavra factóide (nova grafia, pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa) é um fato divulgado com sensacionalismo pela imprensa, este pode ser verdadeiro ou não. Trata-se também de propaganda política mal intencionada. O propósito de um factóide é gerar deliberadamente um impacto diante da opinião. Parece isso que alguém ou o próprio prefeito resolveu plantar em um jornal de circulação local em Orleans, quando da ameaça de publicar as fotos e os nomes dos vereadores em outdoor, que votaram contra o projeto do Executivo que queria o empréstimo do Badesc, no valor de R$ 3,5 milhões. Mas, pelo visto, a coisa é por aí mesmo. 
 
Porto de Laguna (1)
O requerimento do vereador de Laguna, Eraldo Cardoso Duarte, o “Eraldo da Farmácia”, de formar uma comissão para visitar o Porto de Laguna, que possui muitas reclamações vem se acentuando na cidade e repercutindo. Nesta semana, em uma rádio local, se ouviu mais um bate boca entre a administração do porto e os trabalhadores portuários. Dessa vez o enviado para defender os interesses da administração foi o vereador Cleosmar Fernandes e do outro lado o sindicalista Lúcio Ricardo Natal, na defesa dos trabalhadores portuários. Lúcio Natal mostrou-se indignado com as afirmações feitas pela vereadora do PSB, que está na berlinda para quebrar o seu salto alto e ser cassada definitivamente, Jussalva da Silva Mattos. Jussalva acusou os trabalhadores do SINTAC de sabotagem aos equipamentos que ela mesma afirmou estarem sucateados, além de afirmar que a CODESP não quer investir no porto da Laguna. Natal rebateu as acusações e prometeu a família portuária, processar a direção do porto na busca da verdade e da dignidade daqueles trabalhadores. Afirmou textualmente que a diretora do porto e vereadora do PSB Jussalva da Silva Mattos faz uso político do porto da Laguna e que também existem fraudes na administração.
 
Porto de Laguna (2)
Após a saída do sindicalista Lúcio Natal do estúdio da radio, assumiu o microfone o vereador Cleosmar Fernandes, integrante do PR, aquele partido do ex-deputado Nelson Goethen de Lima que está preso sob acusação de pedofilia. Segundo o apresentador, nem o havia convidado. Fernandes foi enfático em dizer “vou defender a administração do porto”! Nas entrelinhas, significou ato de corporativismo e desinformação, (Leia nota abaixo PF em Laguna) pois, seu maior interesse, ao que parece, foi defender a vereadora Nega, afirmando que visitou o porto e que não encontrou irregularidades, não viu sucateamento. Cleosmar disse mais, que as pessoas trabalhavam felizes (!?) Afirmou que existe uma “briga de interesse político”, rebateu também o caso da compra de amônia apesar do porto desde 2005 não ter licença para compra do referido gás. Uma barbaridade!
 
Canil de Laguna
A RIC Record prometeu e cumpriu. Foi até Laguna e fez matéria no canil municipal,  verificou in loco e constatou o estado em que se encontram os cães ali abandonados. O local foi parcialmente interditado. A juíza Lara Maria Souza da Rosa Zanotelli determinou ainda que todos os animais sejam tratados em um prazo de cinco dias. Após uma série de denúncias de maus tratos a animais, feitas pela Sociedade Lagunense de
Proteção aos Animais (Solpra), há pouco mais de uma semana, a justiça determinou a interdição parcial do Abrigo Municipal. Atualmente, 52 cães estão no espaço, cuja administração é da prefeitura. A decisão, da magistrada impede o recolhimento de mais animais. Ainda determina um prazo de cinco dias para que os cães já abrigados recebam tratamento veterinário e o local seja dedetizado. A prefeitura também tem cinco dias para esclarecer qual o servidor municipal e o médico veterinário responsáveis para atendimento dos animais do local, com a carga horária. Caso a decisão não seja cumprida, uma multa de R$ 500,00 por dia será aplicada. A juíza também requereu que a Polícia Militar Ambiental renove a inspeção e vistoria no local, com urgência. O relatório deverá ser apresentado em 15 dias. Conforme a Solpra, os animais que estão no abrigo estão doentes, falta comida. A prefeitura rebate as acusações e garante que todos são bem cuidados, recebem alimentação adequada e tratamento. A mulher do prefeito e secretária de Comunicação diz que já cumpriram com o que a justiça determina agora desde abril deste ano, quando iniciaram os trabalhos naquele local.
 
 
Tubarão
Dez meses após o desligamento das bombas do rio seco da madre a região sofrendo com mau cheiro dos esgotos ali despejado, os rizicultores resolveram acionar as mesmas porque precisam de água para o plantio de arroz. É uma vergonha o desrespeito para com a comunidade, pois só ligam as bombas quando precisam. Bem como diz o velho ditado: “farinha pouca, meu pirão primeiro”.
 
Dia Fatal
O próximo dia 16, quarta feira próxima, será o dia fatal para a vereadora de Laguna, Jussalva da Silva Mattos, a "Nega". A COARE - Coordenadoria de Acórdãos e Resoluções do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, encaminhou, na quinta-feira (10), às 17h15 min, o acórdão para publicação no Diário de Justiça Eleitoral que será veiculado no dia 16 de novembro. Conforme noticiamos na última edição do Jornal A critica, saiu a decisão que vai por fim no caso da investigação eleitoral movida pelo Ministério Público Eleitoral contra a vereadora do "salto alto", por captação ilegal de votos, aquele caso da troca de votos por medicamentos. A Ministra Cármen Lúcia, relatora do caso,
manteve seu voto pela cassação de Nega.
 
Engronha
O prefeito de Orleans, Jacinto Redivo, o “Tinto”, deve tomar cuidado com suas manifestações públicas contra os edis, como vem fazendo na imprensa. O feitiço pode... O comentário circula forte  nos senadinhos da Cidade das Colinas e chegam até comparar politicamente Orleans ao pequeno município do Oeste catarinense, Jaborá. Por lá o prefeito Luiz Nora e o seu vice, Barcelides Nicolli, acabaram cassados, na última quinta-feira. Tinto já esta sendo alvo de um processo no Legislativo, onde o relator da CPI das Notas Frias da Secretaria da Saúde acabou por deixá-lo como responsável pelas irregularidades constatadas naquela pasta. Os vereadores estão adiando a comissão, talvez numa demonstração de que esperam o resultado da PF e MP. Se bobear, ou não agir com prudência, a edilidade não hesitará em trazer à baila a questão da CPI, e uma comissão processante, poderá ser formada. A presidente Lela Padilha, inclusive, havia prometido que a comissão seria aberta na volta do recesso parlamentar, em agosto, o que não aconteceu. Fica a pergunta: Tinto às vezes age por inocência ou burrice? É que ele liga para a Câmara e fica pedindo ajuda, com o se nada tivesse promovido visando desmoralizar o Poder Legislativo.
 
Ponte de Cabeçudas 
A notícia publicada pelo Jornal A Critica, na última edição, quando divulgou, inclusive na capa, foto da maquete, da nova ponte de Laranjeiras em Cabeçudas, passou a mobilizar lideranças de Laguna. A Câmara de Vereadores, presidida por Everaldo dos Santos, encaminhou ofício para o DNIT e para a Polícia Rodoviária Federal de Tubarão, anunciando que estarão fechando as pistas da BR-101, junto às duas cabeceiras da ponte sobre o canal de Laranjeiras, no próximo dia 18 de novembro, sexta-feira, das 14 às 16 horas. A motivação, segundo o ofício, é pelo fato de não existir nenhuma movimentação para a implantação do lote 25, no município e, em especial, a desativação dos serviços da construção da nova ponte no bairro Cabeçuda, obra considerada de suma importância para o tráfego naquela rodovia.
 
PF em Laguna (1)
A Polícia Federal chegou a Laguna na quinta feira (10) e vistoriou o porto e acabou lacrando o depósito de amônia com 860 kg do produto. O motivo foi devido o porto não possuir licença para compra do gás NH3 ou amônia. Sem o produto o porto deixa de produzir gelo e com isso, paralisa as atividades, pois não tem como estocar os peixes que ali são armazenados. A partir de agora, o porto deve regularizar suas atividades (não se sabe quanto tempo vai levar), incluindo o fornecimento de amônia que vinha sendo comprada de forma irregular. Comentários dão conta de que o gás utilizado na fábrica de gelo foi por várias vezes contrabandeadas. A PF também investiga o caso.
 
PF em Laguna (2)
As denúncias das irregularidades partiram  do SINTAC, por meio de seu diretor Lúcio Ricardo Natal, que há tempo vem informando as autoridades locais e a Policia Federal  sobre os problemas que ocorrem ali. Participaram da operação, juntamente com a PF, o Ministério Público Federal e do Trabalho. Segundo fontes, de dentro do porto, várias outras irregularidades foram constatadas, e agora a administração deve responder pelo que tem de ilegal na instituição.
 
Vaias no JASCs
O governador Raimundo Colombo foi vaiado por três vezes durante a abertura dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, na noite de quinta-feira (10). A primeira manifestação do público ocorreu durante o anúncio da presença do governador no evento. Depois, ao ser citado por Flávio Spillere, presidente da Comissão Central Organizadora; e, por fim, durante o discurso do prefeito Clésio Salvaro (PSDB), que agradecia a parceria do governador para a realização dos jogos.
 
Normal
A questão de protestos e vaias ao governador é vista como normal na cidade. Ninguém esquece que foram nas passagens por Criciúma, que Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira, que já administrou a cidade, enfrentaram os protestos mais agudos dos professores em greve. Na quinta (10), um grupo de policiais civis, que reivindica melhores salários, fez uma manifestação com faixas na chegada de Colombo ao estádio.
 
Não as drogas 
Alegria e emoção em mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ocorrida em Orleans. O evento aconteceu na noite de quinta feira (10) no Orleans Tênis Clube, onde cerca 430 crianças de 5º ano de treze escolas da rede pública e particular de ensino fizeram o compromisso de ficar longe das drogas e da violência. O evento contou com  a participação de autoridades, pais, familiares e educadores que prestigiaram o evento. A solenidade foi aberta com a apresentação de um vídeo institucional da policia militar. Durante a formatura, três alunos vencedores do concurso de redação foram anunciados e chamados ao palco para leitura do texto. Emocionados, foram parabenizados e cada um recebeu de presente uma bicicleta.  Na oportunidade, foi realizada uma justa homenagem ao Sd Firmiano, instrutor Proerd  desde o início do programa em Orleans, no ano de 2003, e ao Sd Maxsoel que em todas as formaturas participa, animando as crianças e a todos os presentes. 
 
Campeões
O ex-secretário de desenvolvimento regional de Tubarão e atual assistente da presidência da Celesc, Ademir da Silva Matos e o renomado tenista catarinense, Guga Kuerten.
 

—————

Voltar