12out13 - Carta do leitor: AUTODEFENSORIA

11/10/2013 09:47
A Autodefensoria no Movimento Apaeano vem se estruturando na medida em que as APAEs abrem espaço para a participação direta de seus alunos, motivando-os a se manifestarem sobre determinados assuntos de interesse dos demais colegas e sobre a temática da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas políticas sociais.
Assim, um representante do sexo masculino e uma do sexo feminino, eleitos pelos seus colegas, com assento e voz, têm presença assegurada em todos os eventos oficiais promovidos pelas respectivas instâncias: nas APAEs, nas Federações das APAEs nos Estados e na Federação Nacional das APAEs, inclusive em todas as Assembléias e reuniões da Diretoria. 
A missão deles consiste na defesa dos interesses das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Para isso, devem contar com uma preparação ativa que os possibilitem a defender suas posições. Eles podem sugerir ações que aperfeiçoem o seu atendimento e sua participação em todos os seguimentos da sociedade.  Como porta-vozes de seus companheiros, a participação deles faz uma grande diferença, de forma positiva, que pode ajudar os demais membros da Diretoria a desenvolver habilidades no tratamento da pessoa com deficiência.
O Programa de Autodefensoria é a grande bandeira da Rede APAE em defesa da valorização da diversidade e à promoção da dignidade das crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla. O desafio é trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento dessas pessoas, considerando suas necessidades e anseios, e contribuir para a sua inserção social.
O lema defendido pelo setor de Autodefensoria e Família é que não se realize “Nada a nosso respeito sem a nossa participação”, expressando a necessidade  e o desejo dos Autodefensores em se fazer presentes e serem ouvidos.
A eleição do casal Autodefensor, ocorre paralela a eleição para presidentes das APAEs. 
Nesta Escola, a eleição para o casal Autodefensor ocorrerá no próximo dia 31 e contamos com 5(cinco) candidatos sendo 3(três) do sexo masculino e 2(dois) do sexo feminino. Cada candidato convidou um profissional da instituição para ser seu cabo eleitoral e lhe dar o auxílio necessário em sua campanha.
A Escola conta ainda, com uma coordenadora do setor de Autodefensoria e Família que orienta e estimula o processo de Autodefensoria bem como é a responsável por todo o processo eleitoral.
Sendo este, um processo tão importante na vida civil de nossos alunos, queremos dar a eles a oportunidade de se expressarem nas mídias, oportunizando a experiência de vivenciarem o real processo eleitoral podendo expressar suas propostas e falar sobre o que representa ser um Autodefensor para a pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla? 
Para alcançarmos nossos objetivos, se faz necessário contarmos com o apoio de pessoas interessadas em divulgar causas sociais contribuindo assim, diretamente neste processo.
 
Att.      
Fátima de Bona Bastos
Psicóloga CRP12/11513
Coord. Autodefensoria e Família
APAE de Tubarão

—————

Voltar