12set15 - Pessoas (Notas da Redação)

10/09/2015 11:51
Palanque oficial (01)
No MANUAL BÁSICO DE CERIMONIAL de Santa Catarina, reza sobre o controle, porte e decoro para, além de regular a conduta nas cerimônias públicas e privadas, estabelecer as leis para trocas de correspondências oficiais e privadas, o modo de vestir, sendo de fato para assegurar que cada um receba a posição e o respeito ao qual seu cargo faz jus e que são reconhecidos por outras autoridades políticas e administrativas e pela própria sociedade. É o conjunto de usos e formalidades que se deve respeitar. 
 
 
 
Palanque oficial (02)
Em Orleans ao que constam, algumas coisas não foram bem assimiladas. E nem me refiro ao modo de vestir, mas o fato de um secretário acusado de corrupção, que foi afastado pela Justiça e mais tarde reconduzido pelo Prefeito ao cargo, figurar como “autoridade”, no palanque cívico da pátria. Vale lembrar que a Operação Colina Limpa segue seu curso e ninguém pode antecipar nada. Até prova em contrário, o MP e o GAECO e a sociedade esperam respostas da Justiça.
 
 
 
Arnoldo
O saudoso Arnoldo Ângelo, foi uma pessoa decente e grande pai de família. Poucos se lembram dele e os poucos que teriam o dever de lembrar, se fazem de tontos.  Serviu a Prefeitura de Tubarão quando era prefeito, o também saudoso, Estener Soratto.  Arnoldo que é pai do juiz de direito Antônio Carlos Ângelo, da comarca de Capivari de Baixo, foi uma pessoa amiga e descente.  O Salmon se lembrou do velho e saudoso amigo, ao cruzar com seu filho Dr. Antônio no Farol Shopping.   
 
 
 
Prefeito fujão
Osvaldo Cruzetta, o Vá, lembrou que o prefeito quando esteve na câmara, na questão do cemitério se comprometeu em agendar uma reunião entre administração do campo santo, câmara e a sociedade para que se chegasse num acordo, só que segundo Vá, o prefeito fugiu da raia. “Isso não é ato de se fazer, marcar uma reunião e ele como prefeito não participar. Afinal a palavra final tem que ser a dele. Eu marquei também uma audiência com a comunidade de Rio Pinheiro, eu fui com o pessoal e quando chegamos lá o prefeito fugiu da responsabilidade, do compromisso, e não nos atendeu”, disse o vereador.  
 
 
 
Dão
O vereador Dão, antes situação, hoje oposição, não deixou para depois: “Nós temos ai os cemitérios de Oratório, Palmeira, Barracão, Brusque, Pindotiba, todos funcionando certinho. O cemitério do centro da cidade que era para ser o mais bonito, o mais organizado, é uma bagunça só, sem solução. O prefeito veio aqui nessa tribuna dizer o seguinte ‘vocês procurem a justiça’, ele teria que dizer ‘eu vou resolver o problema para vocês, eu sou o prefeito, tenho a caneta na mão, vou dar um jeito’, agora... procurem a justiça? Isso é reposta que um chefe do executivo dê para a população? Se eu fosse o prefeito teria condições de ir lá e resolver a parada. Não tem como defender um prefeito que manda a pessoa procurar a justiça para resolver um problema de cemitério”.
 
 
 
Distraído?
Peterson Preto Crippa da Silva que é da base governista do prefeito Everaldo dos Santos, se queixou por não ter sido convidado pelo alcaide para a reunião promovida em seu gabinete com os vereadores. “Infelizmente não fui convidado, mas enquanto vereador, aguardo para participar da próxima chamada”, disse em seu facebook. 
 
 
 
Eleições 2016
Fontes da coluna dão conta de que influentes lideranças do PSDB e PP de Tubarão vêm trabalhando firme para reeditar no ano que vem a aliança que fez com que as duas siglas saíssem vitoriosas em três eleições municipais recentes (eleição e reeleição de Stüpp e eleição de Dr. Manoel). O histórico de sucesso vem sendo o combustível para as lideranças que defendem esta coligação. Enquanto isso, algumas lideranças do PP defendem uma aliança com o PMDB (aliado da última eleição municipal). Inclusive, segundo fontes fidedignas, o próprio pré-candidato Deka May teria preferência por compor uma chapa majoritária com Edinho Bez.
 
 
 
PMDB
Por falar nisso, entre os militantes do PMDB de Tubarão, o sentimento é de que o único nome que a sigla tem para a disputa majoritária do ano que vem é o do deputado Edinho Bez. O partidão quer a cabeça de chapa, os dois vereadores estariam descartados?
 
 
 
Cotas
O Vereador Neno da Farmácia (PMDB) apresentou requerimento destinado ao prefeito Olávio Falchetti solicitando a criação de uma ‘cota’ de consultas destinadas às pessoas idosas. “Considerando o grande número de idosos que necessitam socorrer-se diariamente às Unidades de Saúde do Município, bem como as dificuldades enfrentadas pelos mesmos em filas que em muitos casos perduram por horas, é necessário a reserva de ao menos três consultas para pessoas idosas em todos os Postos de Saúde do Município”, sugeriu Neno.
 
 
 
Orleans
Delegado conclui investigação que aponta suicídio de vereador, mas ‘denúncias’ ainda estão sob investigação policial
Em coletiva de imprensa na tarde de quarta-feira (9), na delegacia da Polícia Civil de Orleans, os delegados das Comarcas de Urussanga, Marcelo Viana e de Orleans, Bruno Sinibaldi, respectivamente, se pronunciaram sobre a conclusão de relatório que apurou a causa da morte do vereador de Orleans, Clésio de Oliveira Sousa. Clésio foi encontrado sem vida num galpão na comunidade de Rio Maior, município de Urussanga, dia 10 de junho de 2015. Após 90 dias de investigações, o Delegado Viana deu como concluído seu procedimento policial que de posse de provas periciais e testemunhais, apontou que o legislador tirou sua própria vida ao suicidar-se. “Ele asfixiou-se por enforcamento, via mecânica. Ceifou a própria vida. O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Criciúma, em seu laudo realizado com ida ao local e após exame cadavérico, não encontrou nenhum vestígio de luta corporal que tenha envolvido a vítima. Ele foi lá, e realmente no local, pendurou-se. Nossa demora para terminar o relatório entregue a Promotoria Pública de Justiça deu-se também por necessidade de aguardarmos um laudo médico legista necessário que para não deixar dúvidas precisou de contraprova realizada em Joinville. Exames de dosagem alcoólica e toxicológico apresentaram resultados negativos com o material coletado do corpo do vereador”, concluiu Viana. Outro inquérito, este aberto após denúncias, está sob responsabilidade da Delegacia da Polícia Civil de Orleans, em fase de conclusão pelo Delegado Bruno Sinibaldi. Segundo Bruno, há denúncias sendo apuradas de possível relação do suicídio do vereador com os fatos pertinentes a política e ao período de votação através da Câmara de Vereadores de parecer legislativo contra o prefeito do município onde o vereador seria voto decisivo. “Dependo da perícia de um aparelho celular do vereador e oitivas de dois denunciados que são citados em documento entregue a promotora pública da Comarca de Orleans pelo vereador, pois o voto dele seria decisivo na política do município. Um denunciado já foi ouvido por mim. Essas denúncias pesam contra autoridades políticas de Orleans e que podem ter contribuído na decisão do vereador em tirar sua própria vida. Se confirmados, os acusados podem sofrer de 2 a 10 anos de prisão por praticar corrupção ativa, compra de voto, proibido na Lei do País”, finalizou o Delegado Sinibaldi.
 

—————

Voltar