13ago11 - Cri Cri (por Salmon Flores)

12/08/2011 22:52

Laguna: 

Administração Portuária em xeque

O representante do Sindicato dos Portuários Avulsos, Lúcio Ricardo Natal, manifestou-se na tribuna, durante a última sessão da Câmara de Laguna. Ele denunciou crimes graves no porto de Laguna. Relatou que está proibido de entrar nas dependências do porto e que a causa desta restrição é o fato de ter informado o Ministério Público e o Ministério do Trabalho das irregularidades. Afirma ter provas documentais que comprometem a Administração Portuária.  

 

Laguna: 

Ministério Público em xeque

Entre as irregularidades, Lúcio Natal cita o não cumprimento do termo normativo, vencido há três anos; a sonegação de encargos; e a compra de amônia, em nome de laranjas, “Já que o porto não possui licença para tal tipo de aquisição”. Indignado, mencionou ainda que equipamentos do porto estejam, há três anos, com vazamento de amônia. O gás é altamente tóxico e prejudicial ao meio ambiente, principalmente a seres humanos. "O Ministério Público tem ciência dos fatos", asseverou. Mesmo assim, segundo o denunciante, o MP não adotou nenhuma medida, por emergencial que fosse. Ele ressalta a necessidade de uma medida para, no mínimo, tranqüilizar a população e evitar maiores riscos a saúde e ao meio ambiente. Estas denúncias foram postadas no www.apimentadoo.blogspot.com

 

Ultimato

No final da sessão da Câmara Municipal de Orleans, na última segunda-feira (08), durante o espaço para "explicações pessoais", o vereador Mário Coan disparou um ultimato ao chefe do Executivo de Orleans. Indignado com a falta de respostas aos seus pedidos de informações, falou em alto e bom tom, ao não ver seus pleitos atendidos, que não votará mais a favor de nenhum projeto de lei do governo municipal. "Não quero nem saber se é para dar doce às criancinhas. Vou ser rigoroso. E faço isto em favor da clareza para a população", completou. Basicamente, os pedidos de informação de Mário Coan referem-se à aplicação de recursos por parte da Prefeitura; e fiscalizar é uma das principais atribuições do parlamentar.

 

Violência

Ao ocupar a tribuna, o vereador Oswaldo Cruzzetta comentou a violência sofrida pelo ex-vereador e ex-secretário de Agricultura, Renato de Biasi, que teve sua residência invadida por assaltantes armados. Ele eximiu o delegado Ulisses Gabriel, mas disse que algo precisa ser feito, pois a população começa a se mostrar assustada com fatos dessa natureza. Diante disso, o vereador João Tezza Francisco, o Dão, comparou a questão em que esteve envolvido com a vivida pela Família de Renato de Biasi. Disse que também foi uma violência que sofreu e que "até hoje" vai ao psiquiatra. Oswaldo Cruzzetta recrudesceu e afirmou que aquela foi uma outra situação. "Eu estava aqui nesta casa e presenciei as ofensas que o senhor proferiu contra uma cidadã orleanense, e que marido não reagiria ao ocorrido?". Parece que está bem difícil que o vereador João Tezza Francisco dê por encerrado aquele rumoroso e público "desentendimento".

 

Renúncia

Logo ao iniciar a sessão da Câmara de Vereadores, junto com as correspondências, foi lido ofício do vereador João Tezza Francisco. Através do texto, o vereador renunciou à sua participação nas comissões legislativas permanentes daquela casa. O líder do Governo alegou que não concorda com o trabalho desenvolvido nas comissões; e também com o não cumprimento dos horários dos encontros das mesmas comissões. Embora nenhum outro edil tenha comentado o fato, é de se estranhar a renúncia. Pelo que se sabe, vereador é eleito para defender os interesses da comunidade. A renúncia do vereador referenda esta afirmação? Ou lembra aquela criança que, quando o brinquedo não está bom, envareta e vai embora?

 

Caio

O Presidente da APIT, colega Mateus Madeira, relatou em seu blog que “boa parte dos radialistas de Tubarão questionou o fato de o vereador Caio Tokarski (PMDB) ter saído da sessão da Câmara de Vereadores mais cedo ontem para ir assistir à partida entre Hipper Freios/ Unisul e São José, pela Liga Futsal”. Mateus ainda relata que é comum ver vereadores deixando a sessão mais cedo, para outros “compromissos”. Bom, sobre o Caio, além de pé frio, segue sem trabalhar. E ai quando recebe criticas do povo, o melhor é calar-se. Tokarski é o tipo de político que não atende celular ou muda sem oferecer chances de um contato. 

 

 

Everaldo dos Santos

O presidente do Poder Legislativo Lagunense, Everaldo dos Santos/PMDB, teve participação decisiva na viagem à Capital para firmar a subvenção do Natal que será realizado pela CDL da cidade Juliana. No encontro a presidente da CDL, Maria Ivonete Perin; presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo dos Santos; Deputada Estadual, Dirce; Diretora de SPC da CDL, Zulma Martins Batista; o assessor jurídico da CDL, Diógenes Campos e o Produtor de Eventos, Dejair Borges.

foto de César Souza Júnior

—————

Voltar