13fev16 - Comunidade (por Munir Soares)

12/02/2016 08:41
RETORNO ÀS ORIGENS
A alma do carnaval lagunense sempre foi o espírito carnavalesco de seu povo. Na noite de terça-feira, alma e espírito marcaram um novo encontro, no Centro Histórico, e a magia voltou ao coração da cidade. Um público surpreendente ocupou todos os espaços da passarela improvisada. Centenas de crianças, aproveitando o intervalo entre os blocos davam os primeiros passos na passarela do samba. Futuros foliões. “Vai passar/nessa avenida um samba popular. Cada paralelepípedo da velha cidade/ esta noite vai se arrepiar/ ao lembrar que por aqui passaram sambas imortais, e que aqui sambaram nossos ancestrais”. 
As Escolas de Samba, mesmo com a ausência de algumas alas, sentiram o calor humano, entraram em sintonia com o povão, e responderam com a emoção. O veterano carnavalesco Jairo Barcelos, no comando da Ala de Frente do “Brinca quem Pode”, com respeito ao público e às tradições do carnaval lagunense movimentava-se na avenida com a leveza e graça de um jovem folião. 
O tema-enredo, que vai gerar muita polêmica durante o ano será: O desfile das Escolas de Samba deverá retornar ao Centro Histórico?
___ Abandonar o sambódromo seria um retrocesso?
___ Qual a média de público do sambódromo nos últimos anos?
___ É verdade que, no último desfile naquele local, a última Escola desfilou para uma arquibancada quase às moscas?
___ Um retorno às origens implicaria em mudanças radicais na confecção dos carros alegóricos?
Nada que a criatividade e a engenhosidade dos nossos carnavalescos não possam superar. Polêmicas à parte, o Pré-Carnaval e o desfile das Escolas de Samba representam o que há de mais autêntico na cultura carnavalesca do município, merecedores, portanto, de mais atenção por parte das autoridades.
 
 
 
NO REINO DE MOMO
Os blocos da praia do Mar-Grosso arrasaram no circuito da orla. Continuam arrastando multidões. Dizem que Everaldo esteve em todas as concentrações, e pegou carona nos mais diversos trios elétricos. Na pracinha do Magalha, berço e coração do autêntico carnaval lagunense, durante a apresentação do bloco Eva e Adão, fotógrafo atento captou o lado “macabro” da folia. Prefeito Everaldo e Mauro Candemil, ambos com abadá do bloco trocavam confidências na porta do Necrotério-bar, quando o vereador Kek surgiu por trás com sua camiseta do Juízo Final.
Seria o sinal do apocalipse político? 
___ Para quem?
 
 
 
 
BOI DE MAMÃO NÃO É BICHO EM EXTINÇÃO 
Nós, eu, esposa, filhas e neto levamos para o Bloco da Pracinha figuras estilizadas do Boi de mamão (bernúncia, cavalinhos e boi), uma forma de pedir mais apoio a esta importante manifestação folclórica da Laguna.
 
 
 
NA FONTE DA CARIOCA
Dias antes do carnaval as famosas torneiras da Fonte da Carioca ficaram secas. As más línguas dizem que o prefeito foi o culpado, pois o homem já está dando até nó em pingo d`água...
 
 
 
SUCESSO
A figura do Homem Aranha no alto de um prédio. Porém, quando a turba iniciou o grito de “pula! Pula”, o herói ignorou o apelo, sacou sua máquina e clicou uma incrível tomada do Bloco da Pracinha. O alter ego do Aranha seria o fotógrafo Bocão. Dizem, que o Elvis Palma, repórter fotográfico revelação do ano, para não ficar por baixo, pegou carona em helicóptero. 
 
 
 
ATÉ QUANDO?
Durante a apresentação da Escola de Samba Vila Isabel, no palanque oficial, prefeito Everaldo aplaudiu a performance de Mauro Candemil, tocando agogô na bateria do “Vila”.
 
 
 
PROBLEMA DE SEMÂNTICA
No período pré-carnaval quem dançou, mesmo, foram os diretores do Terminal Pesqueiro. Um vídeo transmitido por celulares dão conta de denúncias sobre possível superfaturamento numa Caixa D`água. Na realidade não existem caixas d`água, sem “ladrão”...
 
 
 
CAUSOS DA SANTA TERRINHA
 
O CABRITO
Manchetes do início do ano anunciavam a visita a Laguna de herdeiros da família Mussi/Boabaid. Segundo site da prefeitura falou-se na possibilidade de restauração da suntuosa Mansão da família, no morro do Mar-Grosso, de frente para o mar.
Histórico: A casa em questão foi construída por Lucas Gaffrèe, engenheiro responsável pelas obras de construção do nosso porto, em 1916. Em 1925 retornou ao Rio de Janeiro. Manoel Olavo da Rosa, farmacêutico e empresário lagunense alugou a mansão e ali, nasceu seu filho Olavo Peressoni da Rosa, que se formou em medicina e reside, atualmente, na santa terrinha. Em 1940 a propriedade foi adquirida pela família Mussi.
Terminado este introito histórico passemos a outros cômodos da casa, mais precisamente a churrasqueira, altar-mor onde, semanalmente, aos sábados, um cabrito era sacrificado. Os irmãos Mussi libaneses fiéis adeptos da cozinha árabe adoravam cabrito no espeto temperado pelos churrasqueiros mais famosos da paróquia: Batista Abrahão, Gonçalo Barbosa (Beijoca), Onildo Freitas e Otávio Vieira (Tavinho). Os anfitriões divertiam-se com as hilariantes histórias contadas ou vividas pelos churrasqueiros. Só o cabrito não achava graça nenhuma, pelo menos até aquela noite.
Gregório Flor Junior, o Grego, pecuarista e comerciante de carnes bovinas era o fornecedor de caprinos para a churrasqueira dos Mussi. Naquela semana ele falhou. Batista Abrahão, esticou a beiçola, matutando.
___ O “Grego” não é flor que se cheire. Ele está aprontando conosco.
Vamos dar o troco. Logo trataram de bolar o plano, pois o bom cabrito, não berra.
___ Hoje é noite de ensaio do Coral Santo Antônio dos Anjos e o coralista Grego não perde um. Sua esposa o acompanha.
Faremos uma visita noturna à sua residência. O Gonçalo que é amigo do cachorro da casa vai invadir a propriedade.
Suspeitas confirmadas. No cercado, um lindo e gordo cabrito. Gonçalo abriu o portão, acariciou o cão e tratou de atrair o cabrito.
___ Beca, beca, beca...
Esgueirava-se de gatinhas quando reconheceu a voz às suas costas:
___ A “beca” chegou...
Era a dona Terezinha, armada. Ela era boa de mira, acertava bem na moleira... Gonçalo tapou o rosto com as mãos e fugiu. Seus companheiros já tinham “garrado” o mato.
No dia seguinte, a surpresa. Ao abrir a porta de casa Batista deu de cara com o Tavinho montado num cabrito.
___ Encontrei-o no quintal com este bilhete: “achado não é roubado”.
___ Benzendo-se, Batista foi logo dizendo: só pode ser milagre da “santa Terezinha”.
Foi o melhor churrasco preparado pela turma e um dos últimos naquele local.
 
 
 
EXAGERADOS?
Órgãos municipais teriam informado à imprensa que cerca de UM MILHÃO DE PESSOAS teriam estado em Laguna durante o carnaval. Basta verificar o aumento do consumo de água e energia nesse período para se ter uma ideia do aumento da população flutuante. A não ser, é claro, que os visitantes só tenham tomado banho de mar e feito cocô, na moita. O que importa mesmo é que tivemos um carnaval tranquilo. Não faltou água, nem energia elétrica e os órgãos de segurança botaram ordem na casa. Nota DEZ para Casan, Celesc, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Nota DEZ também para o povão que esbanjou alegria, encheu a cara mais não “bebeu” o juízo. Valeu a festa, agora acabou a fantasia, hora de retornar à vida normal e, se possível, viver em paz.
 
 
 
NOTAS ESPARSAS
O Mercado Público vai ser entregue no prazo, abril deste ano?
___ Quem vai tapar os buracos da Av. Calistrato Muller Salles? Com o início das aulas alguns alunos do Comendador Rocha podem sumir naquelas crateras.
Estrada de acesso ao Farol vai mesmo começar em março deste ano?
Resolvido caso de dragagem do rio de Campos Verdes. Em solidariedade, a draga virou “carniça”...
Sem enrolação. Verdade que a estrada do acesso norte vai precisar de um elevado por causa da via férrea o que a tornaria uma obra de mais de 30 milhões de reais?
Tivemos aumento da Taxa de iluminação Pública e a empresa contratada, emergencialmente para fazer reposição das luminárias, etc., vai faturar durante seis meses a quantia de R$ 199.078,03, MENSALMENTE. 
Antes de deixar a cidade a Confer vai passar mais uma mão de asfalto na Getulio Vargas, naquele trecho entre a Estátua e o supermercado Tibio?
___ Cuidado com o mosquito da Dengue. Ele é zebrado e grande!
 

—————

Voltar