13jul13 - Comunidade (por Munir Soares)

12/07/2013 14:51
PROVÉRBIOS E OS POLÍTICOS 
___ Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando.
Provérbio preferido dos proprietários do Centro Administrativo Tordesilhas, ao saber que alguns órgãos da Administração Pública Municipal, estão voltando a instalar-se, naquele local. As pombas se foram, e “as andorinhas voltaram”.
___ Gato escaldado tem medo de água fria - Prefeito Everaldo deverá continuar despachando do palacete da rua voluntário Carpes.
___ Cada cabeça uma sentença - A expectativa do eleitorado lagunense era de que, o engenheiro Antônio, seria o braço direito do irmão, prefeito Everaldo dos Santos. Até agora, só especulações, os irmãos não estariam remando na mesma direção. Desentendimentos ou, apenas, jogo de cena? Como diz o povão, onde há fumaça, há fogo. Conselho: “Quando um não quer, dois não brigam”...
Governador Colombo começa a mexer no secretariado, visando dar mais agilidade e eficiência à sua equipe. Até outubro de 2.014, Colombo vai conseguir “botar o ovo em pé”?
___ Quem espera sempre alcança. Quando os peemedebistas catarinenses terão um candidato a governador do estado?
___ A Esperança é a última que morre.
Disseram que o ex-prefeito Célio, esperava convite para inauguração do Posto de Saúde do Mar Grosso, obra iniciada em sua gestão. Rei morto, rei posto, e o “bom bocado não é para quem faz, é para quem come”.
Escrevendo sobre a Odisséia Municipal da terrinha, jornalista Salmon Flores fez um alerta sobre o perigo do canto das Sereias. Até Ulisses, não o Guimarães, mas o herói grego, teve que tapar os ouvidos para evitar que seu barco desse com os costados nas pedras, isto é, com os “burros n`água”. Mesmo no “reino das periquitas”, o administrador precisa “cantar de galo”, botar ordem no terreiro, mesmo que para tanto tenha que deixar o peru de fora.
 
 
Provérbio da Semana:
___ “Chega-te aos bons e serás um deles. Chega-te aos maus e serás, pior que eles”.
___ “Amigos, amigos, negócios à parte”. Já não se ouve tanto a expressão: Governo Everaldo/Ivete, mote da campanha. A doutora Ivete, era vista sempre ao lado do prefeito, inclusive, discursando na maioria das solenidades. De repente, deixou de ser tão presente. No atual palacete municipal, seu gabinete ficou no primeiro andar, distante do centro das decisões. “Nada com um dia após o outro”... Não estariam cutucando a onça com vara curta?
Adágio português dedicado a todos os governantes:
___ Na casa onde há dinheiro, deve haver um só caixeiro.
“Quando se aproxima o temporal, o gado se junta no curral”. Pressionada pelas manifestações populares, presidente Dilma reuniu-se com todos os Ministros, em busca de soluções, paliativas e eleitoreiras. “Formiga quando quer se perder, cria asas”. Deboche. Ainda no calor dos protestos de rua, num acinte à atuação dos jovens, os presidentes da Câmara e do Senado da República Federativa do Brasil protagonizam mais um ato de corrupção e assalto aos cofres públicos. Requisitam aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) e saem em missões especiais: casamento no nordeste e jogo no Maracanã. Não seria o caso de enquadrá-los em crime de improbidade administrativa, e má utilização do dinheiro público?
___ Qual era o lema da FAB, durante a segunda guerra mundial? 
___ Senta a pua!
___ Então, senta a pua neles...
“Quem tem boca vai a Roma” – Nosso prefeito Everaldo tem viajado tanto, que até merecia uma caroninha nos aviões da FAB.
___ “Faça o que eu mando não faça o que eu faço”- Slogan da Confer, a Toupeira Louca. Esta vida é um buraco...
___ De que adianta ficarem falando das dívidas deixadas pelos antecessores? – “Águas passadas não movem moinhos”...
___ “Homem prevenido vale por dois”, diversos vereadores emplacaram familiares como Secretários-adjuntos.
___ “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe”. É o que a Ministra Ideli deve estar querendo dizer aos petistas, que querem puxar seu tapete. Hora de botar as “barbas de molho”.
___ “Errar é humano” – Prefeito Everaldo ao afirmar, que até o fim de junho, a avenida Calistrato Müller Salles estaria pronta para receber a nova camada asfáltica.
___ “Tiro no pé” - Os comerciantes das ruas Senador Galotti e João Pinho, no Mar-Grosso que pediram a transferência dos desfiles dos blocos carnavalescos para a avenida beira-mar, já estariam arrependidos.
___ Boi de piranha. – O plebiscito é como o boi de piranha, uma isca para distrair o povo, enquanto a manada de corruptos saqueia os cofres públicos. 
___ Não se deve contar com o “ovo no fiofó da galinha”. A rodovia Castelo Branco não ficará pronta este ano. Muita água ainda vai passar por baixo da ponte.
___ “Nem tudo que reluz é ouro” – Fala-se que a conquista da Copa das Confederações pelo Brasil, teria sido fruto de um “arranjo” entre os dirigentes da FIFA, do Brasil e da Espanha. A vitória do Brasil ajudaria a acalmar as manifestações de rua e garantiria o êxito financeiro da Copa do Mundo.
___ “Quem não é visto, não é lembrado”. Nova Marcha dos Prefeitos rumo à Brasília. 
___ “Saco vazio não fica em pé”. Vou fazer um lanche e retorno na próxima semana.
 
 
 
CABRAS JARDINEIRAS
Não faz muito tempo fiz uma sugestão, a titulo de piada, que se utilizassem cabras para “capinar” aquelas ervas daninhas, que crescem nas frinchas das pedras do calçamento de ruas e praças. Esta semana, a Globo News apresentou uma reportagem sobre as cabras jardineiras, que capinam os jardins de Paris, isto mesmo, cabritas “cortando” a grama na Cidade Luz.
 
 
FÉRIAS ESCOLARES 
___ Que atividades de lazer oferecer às crianças e aos jovens nesse período?
 
 
DO BAÚ DA SAUDADE
Pinçamos a crônica: “Catequistas presas”. 
O Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos é pau para toda obra. Palco dos mais diversos tipos de eventos (seminários, congressos, casamentos, cerimônias religiosas, festa do padroeiro, recitais, etc.) e, é claro, das reuniões e encontros dos membros das diversas pastorais, coordenadas pela paróquia. Naquela noite, várias equipes ocupavam as diversas salas do andar superior do Centro. A penúltima turma a deixar o prédio, fechou a porta e levou as chaves. As catequistas entretidas na sua santa tarefa, nem perceberam que estavam trancadinhas da silva.
O relógio da Matriz bateu, 23 horas. Hora de voltar para casa. O silêncio era absoluto. Salete, Continha, Glória, Isolde e Lizete descem as escadas e dão com a cara na porta. Assustadas, gritam pelo padre. A Casa Paroquial fica ao lado, vizinha do Centro Cultural. Ninguém as escuta. Elas se agarram às grades da porta pantográficas e ficam de olho na rua a espera de algum transeunte notívago. Ruas desertas. Uma suave neblina caia sobre a cidade e elas, ali, prisioneiras.
Ao longe, ouve-se um assobio desafinado. Passos trôpegos. O bêbado aproxima-se cambaleando, “cercando pinto” como se costuma dizer na gíria dos bebuns anônimos.
___ Por favor, gritam elas, chame o padre, queremos a chave.
___ Se vocês estão atrás das grades é porque fizeram alguma coisa. Eu não ajudo marginais. E, só chamo padre, para quem está de “vela na mão” e vocês parecem bem saudáveis.
Se querem confessar suas culpas, então, esperem a hora da missa.
___ Não é nada disto, somos catequistas, presas por acaso.
___ Catequistas no xilindró, Deus me livre, não se faz mais católicos como antigamente. Eu vou é avisar o delegado que vocês querem fugir...
E, lá foi ele, em busca de mais um gole.
Salete comandou o “Responso de Sto. Antônio”. Em seguida, ainda de joelhos, por sugestão da Continha e da Glória, uma oração a São Pedro, o santo das chaves. Estavam ainda ajoelhadas, de olhos fechados, quando escutaram duas sonoras gargalhadas. Aurélio Roberge (in memória) e Carlos Augusto Baião da Rosa, ao vê-las naquela situação, não contiveram o riso. Enquanto o Baião divertia-se com o inusitado da cena, Aurélio foi até a Casa Paroquial. Oração forte, Aurélio foi o enviado de São Pedro, surgiu com as chaves do céu. Alívio! 
 
 

—————

Voltar