13jun15 - Pessoas (Notas da Redação)

13/06/2015 09:00
Haitianos
Do ponto de vista de emprego, sabemos que a cidade de Orleans pode oferecer diversas oportunidades para essas pessoas do Haiti. O vereador e empresário, Kiki Berger até já contratou alguns haitianos para trabalhar em sua empresa. O problema é a grande quantidade desses imigrantes e a falta de estrutura para recebê-los. Segundo o vereador “essas pessoas vêm com a roupa do corpo, sem dinheiro, e nesse final de semana eu tive a curiosidade de ver as condições que essas pessoas vivem, eles vêm de um país onde o clima é totalmente quente, aqui o nosso inverno é bem rigoroso. No sábado fui na casa deles, não tinham nenhum cobertor, estavam sem comida, a prefeitura precisa dar uma olhada nisso”. Essas pessoas têm que ser cadastradas, passar por exames médicos, receber vacinas e ter a documentação regularizada pelo poder público municipal.
 
 
 
Sem alarde
O presidente Jairo Cascaes (PSD) vem satisfazendo todos os lados no bom comando da Câmara de Vereadores de Tubarão. Jogo de cintura não lhe falta para manter a harmonia entre seus companheiros. Quanto à devolução do duodécimo para a prefeitura, Jairo vem fazendo, sem alarde, de três em três meses, um encontro de contas. Isso fortalece cada vez mais o nome do vereador para as eleições do próximo ano.
 
 
 
Equipamentos adaptados
O vereador de Capivari de Baixo, Arleis Flávio Nunes Ribeiro (PV) apresentou na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 08, um projeto de lei que dispõe sobre a instalação de brinquedos e equipamentos adaptados ao uso das pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida nos parques públicos de diversões e lazer de Capivari de Baixo. Para o vereador, atualmente no Brasil, e Capivari não foge à regra salvo exceções, a situação da maioria dos Parques de Diversão é precária: “E não só no que tange à acessibilidade, mas no que diz respeito à segurança também. Falta de manutenção, equipamentos velhos e utilização de brinquedos sucateados representam um risco para os usuários. Até o momento, parques grandes, que atraem muitos visitantes chegaram a investir na acessibilidade, mas não de forma completa e que corresponda às necessidades da legislação”. O projeto segue agora para apreciação das comissões e deve retornar em breve para a votação em plenário.  
 
 
 
Insegurança
O presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Mário Coan, voltou a criticar a questão da segurança pública. “Temos diversos furtos a estabelecimentos comerciais. No último sábado em plena 16h, uma pessoa que trabalha comigo teve a moto roubada em plena luz do dia e se tivesse as câmeras de vídeo monitoramento se acharia mais fácil. Onde está a nossa segurança pública?”, questionou.
 
 
 
Lê Coelho
Pela primeira vez em Santa Catarina, o cantor e compositor Lê Coelho se apresentou no Parque Ambiental Tractebel, em Capivari de Baixo, nessa semana. O show teve entrada gratuita. Lê Coelho é Leandro Coelho Gouveia, de 35 anos. Do encontro de oito amigos, em 2009 nasceu o grupo Lê Coelho e os Urubus Malandros para trabalhar um repertório autoral a partir de seus sambas. 
 
 
 
Encerramento
Com o fechamento do Galotti surge a preocupação de que era a única escola de Tubarão que dava curso de Magistério gratuito. Muita gente contra, pois o Galotti sempre foi um colégio público de referência na cidade. Fechá-lo será um retrocesso!
 
 
 
CURSO DE MÚSICA  
Curso aberto para cantores e instrumentistas engajados nas comunidades de fé, responsáveis pelo canto nas celebrações litúrgicas, na catedral Diocesana de Tubarão. Corresponde aprofundar os conhecimentos na área teórico-musical, permitindo, na prática, excelência e qualidade de ação no ministério que ocupam: o litúrgico-musical. Prof. Jairo - Regente Coro Pontifical. Mais informações pelo fone (48)9904-8160
 
 
 
Águas
Será que o Parecer da CEI das águas de Capivari de Baixo, sai mesmo no dia 15 do corrente?
 
 
 
E agora? 
Segue tenso o clima entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Orleans.  O pedido de cassação contra o prefeito Marco Antônio Bertoncini tomou um balde de água fria com a morte de Clésio Cabelinho, que também era o presidente da comissão processante do secretário de Obras, Udir Pavei (Dija). O prefeito agora tem um voto a mais na câmara, ou seja, (4).  Aliás, uma frase dita pelo prefeito tem colocado uma pulga atrás da orelha de muitos políticos em relação à morte trágica de Cabelinho. “É compreensível em termos de política. Um bom político age e trabalha por si só. Não depende de homens sujos e covardes que não honram suas calças e precisam agir em grupos, ou melhor, quadrilhas.”... “Com certeza muitas dessas pessoas têm telhado de vidro. Daqui em diante, eles terão que se cuidar. Vamos atacar também. Infelizmente nos forçaram a isso. Nosso compromisso é com o povo e não com dois ou três desocupados.”, disse o prefeito Marco ao saber da comissão processante e lógico antes da morte do vereador.
 
 
 
Ameaça I
Na época da comissão processante teve o contra-ataque do prefeito Marco: “A partir de agora vamos nos preparar para a defesa. Vamos contratar advogados que nos defendem e ataquem e vamos mostrar a ‘podridão’ que existem em certos políticos de Orleans. Temos precatórios de políticos de mais de R$ 1 milhão. Estamos pagando anualmente. Tem alguns ilícitos praticados por quem nos acusou”, comentou o prefeito na época. E agora?
 
 
 
Ameaça II
A morte do vereador Clésio de Oliveira Souza ainda é uma incógnita, principalmente depois que um cartaz com a frase “Todos que pediram propina, ‘olhem’ suas mãos. Ajudaram a puxar a corda”, foi dependurado no local do velório. 
 
 
 
Versão 
“Em resposta à citação do projeto de Lei do vereador Clodoaldo de Medeiros na coluna Notas do Editor, informamos que já existe Lei homenageando o renomado Doutor Olegário com seu nome em uma Unidade Básica de Saúde (Oficinas II), porém até o momento não havia nenhuma via pública nomeada em sua homenagem”. Fábio Abibi - Oficial de Gabinete do vereador Clodoaldo de Medeiros. 
 

—————

Voltar