14abr12 - Comunidade (por Munir Soares)

13/04/2012 21:51

 

PELAS TABELAS
Nesta manhã de terça-feira (10), eu e minha esposa Salete, visitamos o interior do Cine Mussi, atualmente em reforma. Sem as poltronas, aquele enorme espaço vazio estava cheio de saudades. Tive um surto de nostalgia, e deixei-me levar por ele, mergulhando no passado da santa terrinha. Não se diz, por aí, que “recordar é viver”?
A velha e imponente chaminé do Pedone estava sendo demolida, o último vestígio das indústrias, que existiram naquela área, próxima da atual Estação Rodoviária, e Centro Administrativo Municipal, a fábrica de conservas do insuperável Palmito Pedone, some num monte de escombros. Aliás, nos derradeiros momentos de vida, a enorme chaminé atuava como monumento fálico, para os casais em chamas que, fugindo da Discoteca existente nas proximidades, vinham transar, encostados no enorme cano. Não resistiu a tanto fogo, e ruiu.
No início da década de 50, Pedone vendia seus produtos para os mercados do norte e nordeste do país. O Ginásio Lagunense exportava talentos. Ainda havia esperanças de progresso, na atuação do Porto Carvoeiro. As lagoas? Fábricas inesgotáveis de pescado (era o que se pensava). A sociedade lagunense era fina, requintada, fechada. No cinema, palco da sétima arte, os namorados iniciavam-se no exercício das “primeiras artes”. O galã dos anos dourados era como a velha fotografia, revelava-se “no escuro”.
O “snooker” estava na moda. Os salões, clubes dos “bolinhas”, viviam repletos de aficionados. À entrada do salão, um biombo impedia que os transeuntes “assuntasse” o que se passava lá dentro. Era proibida a presença de menores.
___ Mulher? Nem pensar. Sinuca era coisa de homem.
No jogo de sinuca, os cobras manejavam os tacos com perícia, para uma platéia atenta e silenciosa. A caçapa era a meta. No bilhar clássico, os estilistas sabiam como utilizar as tabelas, para fugir das sinucas armadas pelos adversários.
Dizem, que o Carlinhos Rollin, ainda maneja o taco com eficiência e maestria. Edésio discorda. O que o Rollin sabe fazer, diz ele, é “encaçapar” bolinhos de siri...
Na rua 15 de novembro (atual calçadão) defronte à antiga Miscelânea, a vida passava e repassava, sem pressa. Nos finais de semana, de noite, as moças vestidas de renda, com bolsas e luvas, desfilavam, de olho no salão de sinuca, tentando vislumbrar o namorado, ou seu novo flerte. As ciumentas, desconfiadas, ousavam chamar o proprietário, e pediam informações. Nonô servia de elo de ligação e, às vezes, cúmplice involuntário dos deslizes amorosos de seus fregueses.
Certa noite, a garota chegou, nervosa, querendo entrar e falar com o “broto” (gatão). Nonô, sempre com educação, impediu-a, informando que o garotão estava “pela boa” e não podia perder a concentração. A garota, obstinada, resolveu ficar de plantão. Como um jogador que passa o giz no taco, preparando-se para a jogada decisiva. Nono, que estava nervoso, ficou em sinuca de bico quando viu o rapaz aparecer, vindo lá das bandas do Cine Arajé, meio “bagueado” e abraçado com a Maria Zilda, conhecida prostituta da Rua Nova, famosa zona de meretrício. Deu o maior rebu. Nonô precisou fugir, pelas tabelas.
Passam-se os anos. Nono estabelece-se em Florianópolis. Depois de passar a vida “em sinucas”, investe em outros ramos de negócios, com sucesso. Em pouco tempo, sua casa transformava-se na Embaixada de todas as “repúblicas” de lagunenses, que trabalhavam ou estudavam em Florianópolis. Nonô continuava participando de suas vidas. Num determinado sábado, próximo do meio-dia, o casal entrou e pediu uma cerveja. 
___ Nonô, não te lembras de nós? Esta é a Maria Zilda, mãe de meus filhos.
Quando eu estava pela bola sete, ela foi a tacada feliz do destino, que salvou minha vida.
___ Então, brindemos à vida, por conta da casa. E todos os lagunenses presentes, fizeram o “tim-tim” em nome da vida e dos sonhos da velha Laguna.
Voltei a reencontrar o Nonô, anos depois, com a mesma alegria, vestido de baiana, sambando no Bloco da Pracinha.
O Ginásio Lagunense fechou. Hoje temos um Campus Universitário, da UDESC. O Porto Carvoeiro deu lugar ao Terminal Pesqueiro, ainda às voltas com o velho problema da boca da barra. As lagoas agonizam, na maré do descaso. A sociedade abriu-se. Os clubes fecharam. O Centro Histórico vai sendo preservado. Nasce uma cidade nova, na praia do Mar-Grosso. Bairros como Magalhães, Portinho, Roseta e Cabeçuda, ganham vida própria. Laguna caminha ao encontro de um futuro promissor, só espera por alguém que, com uma boa tacada, acelere o processo.
 
NOTÍCIAS DA SANTA TERRINHA
 
A CAÇADA
Desde que foi eleita, a vereadora Jussalva Mattos (Nega), enfrentou na Justiça Eleitoral, um pedido de cassação de seu mandato. Sempre interpondo recursos, Nega, com obstinação, manteve-se no cargo num período superior a três anos e três meses.
No início da semana, a sentença definitiva, a vereadora perdia o mandato. A ordem judicial determinava, que o presidente da Câmara de Laguna, desse posse ao vereador suplente da Coligação, que deve ser alguém do PT. 
“Nega”, que já havia pedido licença da Casa do Povo, vai entrar na campanha pela eleição de seus filhos. Luciano, por uma vaga na Câmara de Pescaria Brava e Patrick para o Poder Legislativo de Laguna.
 
BANDEIRA BRANCA
Encontrei Everaldo dos Santos em conversa com alguns correligionários, ali na rua Duque de Caxias... O pré-candidato do PMDB parecia bem alegre. As pendências internas teriam sido resolvidas?
 
BARBAS DE MOLHO
É bom que os candidatos da situação, abandonem o salto alto. Parece que estão esnobando os candidatos a parceiros.
 
VOCÊ SABIA
Que o Tono Laureano foi o vereador mais votado no bairro de Magalhães na eleição de 2008?
 
LIXO
Mesmo no Centro Histórico, o lixo está sendo recolhido, no dia seguinte. Os cães matriculados na Associação dos Vira-latas abandonados, já teriam reclamado à sua entidade de classe. Não vale a pena rasgar saco de lixo para comer, pão dormido.
 
GALO VELHO INTERNACIONAL
Dando sequência a série de viagens internacionais o time de veteranos do “Galo Velho” esteve jogando na cidade de Córdoba, na Argentina. Uma bela festa, apesar da derrota para os hermanos, por 3 x 1.
Não fosse a ausência em campo, do craque lagunense Rubens (Rubão) a história seria outra. Para alguns comentaristas a contusão do Rubens está mal explicada. A questão seria político-galináceo. Rubão é do PSDB.  Tucano e Galo não se bicam...
Outra ausência sentida foi a do atleta Afonso Barreto, o The Flash. Barreto é do tempo em que delegação esportiva só viajava de trem, pela ferrovia Teresa Cristina.
 
POLÍTICA
 
Efeito Demóstenes
Frase mais repetida pelos políticos do Congresso Nacional: “Se ficar o Bicho come. Se correr o Bicho pega”.
 
DIETA
Depois das denúncias no Ministério da Pesca, Ideli Salvati poderá fazer jejum: Não janta nem almoça só lancha...
 
YELLOW SUBMARINE
Tudo pronto para assistir ao show de Paul McCartney. Com o ingresso garantido, o ex-vereador Baú está eufórico. Mandou fazer uma fantasia de “submarino amarelo” e já enviou “torpedos” para os amigos.

—————

Voltar