14abr12 - Cricri (por Salmon Flores)

13/04/2012 21:54

 

Salto quebrado (1)
Não tem aquela vereadora de Laguna que andou tentando difamar o Jornal A Crítica, por ter feito matérias envolvendo o seu nome, uma vez que o processo de cassação de seu mandato estava em análise no TSE?  Isso graças a uma série de embargos e recursos, o que não vai ocorrer mais, pois em última instância, a liminar que a mantinha vereadora foi rejeitada  pela relatora e Ministra do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia. A determinação do TSE para o TRE/SC, que mandou sua saída imediata do cargo e assunção do suplente, ocorreu no último dia 3  e cumprido pelo oficial de Justiça de Laguna, que entregou a intimação ao presidente daquela Casa Legislativa, Everaldo dos Santos, na tarde da última terça-feira (10). Ela teve a infelicidade de ir à tribuna dizendo que sairia de salto alto da Câmara de vereadores, pela porta da frente.
 
Salto quebrado (2)
Pois não é que o salto quebrou pela segunda vez?  Dessa vez a Dona Jussalva, popularmente conhecida como “Nega”, não precisou fugir do oficial de justiça e quebrar o salto, como aconteceu na última vez. Na oportunidade ela tentou sair por uma janela lateral e acabou caindo e até procurando o hospital local. O documento pedindo a cabeça, ou melhor, o cargo da Nega, foi entregue direto ao presidente que cumpriu de imediato a determinação da Justiça, assinada pelo Juiz da Comarca, Dr. Renato Luiz Bratti. Mesmo sabendo que não tem mais onde pedir socorro para reaver o mandato, Nega ainda promete ir para o Supremo Tribunal Federal. Como ela perdeu em todas as instâncias os demais recursos que impetrou, deve ser difícil o STF acatar qualquer pedido. A perda do mandato é consequência de uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE). Originalmente, pedia a cassação do registro de candidatura de Nega. A argumentação era de ela havia trocado votos por dinheiro, medicamentos e transporte. O juiz eleitoral da época, Maurício Fabiano Mortari, acolheu o pedido e a Nega também foi condenada ao pagamento de uma multa de R$ 20 mil. A decisão saiu no dia 14 de novembro de 2008.
 
Pré-candidatura anunciada
O PSDB de Laguna esteve reunido na noite da última quinta-feira (12), no restaurante Trabucão, para definir os nomes dos pré-candidatos às proporcionais e para a majoritária deste ano. Na manhã do mesmo dia, o presidente Vilson Luiz Vieira, o “Vilsinho”, juntamente com membros do diretório municipal dos tucanos, durante entrevista ao radialista Batista Cruz, já anunciou que o partido vai ter mesmo o advogado Júlio Willemann como seu candidato.
 
PT define pré-candidato
O PT de Laguna realiza, durante todo o dia de sábado, a pré-convenção da sigla local, que irá anunciar a definição da pré-candidatura de Tanara Cidade para a prefeitura. O PT ainda sonha com uma coligação com o PMDB, mas ambos querem a cabeça de chapa. Deve ter três candidatos, no mínimo, nas eleições. Everaldo dos Santos sai pelo PMDB, Tanara Cidade pelo PT e Júlio Willemann pelo PSDB (fotos). Resta saber, se os demais partidos, os chamados nanicos, para onde vão migrar.
 
Despreparado (1)
Rolou um grande bafafá no final da sessão da Câmara de Vereadores de Orleans, da
última segunda-feira (09). E adivinhem com quem? Lógico, mataram charada, foi o dublê de vereador e puxa-saco do prefeito Tinto, João Tezza Francisco, o “Dão”, aquele que apanhou de relho em frente ao prédio da Câmara no ano passado. Pois se já não bastasse ele tecer críticas desfavoráveis ao Jornal A Crítica, o que não nos atingem, ele foi, literalmente, humilhado pelo vereador Osvaldo Cruzetta, o “Vá”.
 
Despreparado (2)
Indignando com a prática de Dão ofender as pessoas enquanto deveria se preocupar com os problemas da cidade, o vereador Vá não deixou por menos. Castigou o vereador. Chamou-o de despreparado para o cargo que exerce e que se tivesse vergonha na cara renunciava. Foi enfático ao dizer que Dão, antes de abrir a boca, deveria aprender primeiro a respeitar os outros. “Sugiro que ele renuncie em respeito à nossa população”, bradou Vá.
 
Feira/Orleans 
Hoje tem feira da Saúde na Praça Celso Ramos, em Orleans. Só será suspensa caso chova. 
 
Capivari
PP estaria mais partido que abacate quando cai do pé.... A executiva pepebista de Capivari foi amplamente desmoralizada no meio desta semana. Tiririca e o professor viraram a mesa e saem fortalecidos
Parte superior do formulário
 
Opinião do leitor
Atamir Brunel Alves: “Saudações grande Salmon. Neste episódio, já é hora de o Bilico parar de brincar de ser candidato a prefeito. Tenho muito respeito pela coragem dele mas, o Moacir está muito forte, as pesquisas e os partidos que querem coligar com o Moacir e não com o PP que o digam”.
 
Vá/Orleans
“Tem vereador que ainda não entendeu qual a função do vereador ou do secretário. Há uma grande diferença entre os dois. Vereador foi eleito pelo povo (buscando defender interesses da sociedade), enquanto o secretário atende mais o anseio do próprio prefeito na qual usou da caneta para fazer uma nomeação de secretário, esquecendo do povo. O secretário permanece até quando o prefeito quiser já o vereador fica por 4 anos”, bradou Vá, na tribuna da câmara na última sessão.
 
Ainda Vá
“Tudo que falei no rádio ou aqui foi verdade (negaram projeto da saúde, aprovaram aumento do salário dos professores, estão faltando médicos, etc). E ainda tem gente que vem falar: a secretária de saúde tem direito de viajar. Claro que tem direito, mas e o direito do cidadão que tinha uma consulta agendada, esse não tem direito nenhum (médico viajou). Esse se tiver doente então tem morrer?! Dizem: vereador não tem nada com isso. Como que não?! Para que fui eleito? Para ficar aqui batendo palmas para o prefeito? Eu sempre digo aqui que é melhor ter um adversário que diga a verdade do que 3 ou 4 puxa-sacos batendo nas costas do prefeito dizendo que tudo está certo”, vociferou Cruzetta.
 
Sapatos e Noivas
O Fabricio Carpinejar é Escritor, jornalista e professor universitário, autor de dezessete livros. Como em maio a Dalita vai casar, aproveitei algumas deixas do Carpinejar e resolvi ilustrar a coluna. Nos preparativos para o casamento, a principal preocupação da mulher não é a igreja, os convidados, a relação de presentes, a lua de mel, muito menos o vestido de noiva, que é sempre a preocupação da mulher. Mas não é! Mas o sapato... Qual o sapato que ela vai usar no altar? Mesmo que fique por debaixo da longa cauda branca. Depois que resolve isso, ela fica tranquila. Ela fica Zen. Mas o sapato, para a mulher, define o seu estado de espírito.
Ela escolhe a roupa a partir do sapato. Depois vem o resto. O sapato é mais importante que a camisa, do que a saia, do que a calça. Porque ela tem tantos sapatos? O sapato é a verdadeira roupa da mulher. Eu fico pensando na Cinderela, que só ficou com o príncipe para recuperar o seu sapato.  Não teve outra razão.
O sapato para a mulher é o antidepressivo que funciona. Se a mulher está triste, ela compra um par de sapatos e fica alegre.  Se uma mulher está deprimida compra dois pares de sapatos para ela. Fica alegre. Até uma suicida, com vontade de se matar  e o marido compra três pares de sapatos e uma superdose, uma over dose no shopping. Com certeza ela vai ficar alegre e leve.
O sapato para a mulher é uma espécie de Santuário. O mundo começa de baixo para cima. Elas escolhem o homem pelo sapato.  Antes de calçar qualquer coisa saiba que pode estar escolhendo seu destino amoroso. É impressionante, a mulher não pode passar por uma vitrine sem ficar impune e experimenta com os olhos. Isso me leva a crer que só podemos confiar em mulher com joanete.
O sapato não é uma mania feminina, é uma vocação. Ela escolhe suas roupas e seu marido a partir dos pés.
 
Eleições 2012
Carlos José Stüpp está de volta ao cenário político de Tubarão. O bolo do eleitorado pela tendência vai ficar bem equacionado e ai quem tiver menos rejeição, leva. A maior lambança é patrocinada pelo homem do voto azul, Edinho Bez. Impôs seu nome ao PMDB. É um político que até nas entrevistas se torna irritante. Sabe tudo, conhece tudo enfim, estaria acima do bem e do mal. Em todas as entrevistas cita Michel Temer que nunca deu um prego para Tubarão. Quanto a Stüpp, não se pode chamá-lo de vadio. Muita gente na cidade aprovou seu governo. Realizou muitas coisas boas para a cidade e pecou em outras tantas. Também não se pode antecipar seu próximo desempenho pela última eleição para deputado. Na briga local para prefeito, ele vai ser bem votado com ou sem o PSD. Ainda acredito que Pepê Collaço possa rever sua posição. O PP estranhamente foi se acomodar no colo do PMDB, justo aquela agremiação que foi tão criticada e vilipendiada pelo presidente do PP. Coordenadores do PT já se deliciam em Prosa & Verso com as criticas de LHS a Ponticelli e vice versa. O PP deve criticar Stüpp, mas tem a cola de jacaré, também será atacado. E por fim, Olávio Falcheti. Soube que questões de ordem ambiental (a pedreira que cravada no morro emporcalha a cidade) pode melar ou diminuir todo o seu ímpeto. Partindo do principio e até prova ao contrário, nesta vida não tem santo, tudo é pau oco. Moral da História: Esta campanha vai ser de arrepiar. 
 

—————

Voltar