14dez13 - Cri-Cri (por Salmon Flores)

13/12/2013 16:03
 
Queda
Temendo represálias, alguns funcionários da Gerência de Educação de Tubarão, comemoram com discrição, os boatos, segundo os quais, a gerente não sobreviverá no cargo em 2014. A gota d’água, comentam, foi o fato de não ter comparecido, nem encaminhado representante, na reunião que discutiu providências quanto ao caso da professora da escola Noé Abate que foi agredida por uma mãe de aluno. Os leitores do Jornal A Crítica sabem que além da atuação pífia, a Gerente manteve até este jornal denunciar, uma chefe do setor de tecnologias, que não conhecia nada do assunto e foi nomeada em desacordo com as Portarias da Secretaria da Educação. Como se não bastasse, a dita 'chefe' empregou a própria filha, que nada tinha haver com o magistério, para orientar os professores. Ela mesma, a 'chefe', ocupava outra função remunerada no mesmo horário em que exercia a "chefia". Caso que, segundo comentam, o Ministério Público se ocuparia. Depois de tantas vergonhas, o fim, tardio, não poderia ser outro.
 
 
 
PT de Capivari em “Caflito” I
Para que não me chamem de burro ao usar a palavra “caflito” digo que importei do dicionário dos Trapalhões. Didi era pródigo em repetir esta palavra nos seus programas de humor. Na última quinta-feira o “caflito” se instalou de forma escrachada, no já dividido partido PT de Capivari de Baixo. No programa da amiga Vera Mendonça/Band, Cevert Rodrigues da Rosa, 40 anos e filiado no PT desde 22 anos de idade, falou de propostas e fez questão de alimentar a fogueira. Afirmou que pretende aumentar o número de filiados, fazer campanha e arrumar a casa, visando buscar um entendimento entre os vereadores, Nazareno e Farinheira. “Os projetos que passam na Câmara, devem ter o mesmo parecer dos dois vereadores. Hoje o Nazareno segue a determinação do PT, mas o Farinheira tem apoiado o prefeito Moacir” disparou. O vereador Farinheira que não se intimida, entrou no ar por telefone e disse que, se o PT o liberar, der carta de alforria, para que ele cumpra o seu mandato, ele (Farinheira) deixa o PT de Capivari na mesma hora. “Eu e o Nazareno não vamos se entender nunca” reiterou Farinheira. Cevert confirmou que o PT nacional não autoriza este tipo de atitude. Adiantou que pretende fazer uma reunião ainda este ano para lavar a roupa suja. Citado na entrevista como único membro do PT com cargo na Prefeitura, Atamir Brunel Alves resolveu falar ao escriba: “É apenas um capacho do Nazareno, depois de tanto esforço o PT volta ser em Capivari, o PT do Nazareno, medíocre e sem voto. Uma panelinha. Uma pena. A mulher do Cevert estava na Prefeitura, só não sei se após estas demissões ainda continua. Não tem ele a menor noção de política. O nazareno tentou de todas as formas “indicar” um chegado dele para a Saúde, como o Moacir não aceitou ele virou uma fera, só pensa no umbigo dele. Ingenuamente tentou ser presidente da câmara, levou uma indicação do partido e recebeu pau. A arrogância foi tanta, que o Prefeito e os outros vereadores escolheram o Farinheira” disse. Segundo Atamir, “eles se odeiam porque o Farinheira, quando iniciou o processo da anistia o Nazareno disse que não dava. Farinheira foi em frente e alcançou o impossível. Ai começou o problema entre eles”. A ciumeira é grande.
 
 
 
PT de Capivari em “Caflito” II
Atamir foi mais longe fazendo um breve relato sobre as eleições de 2012. “Veja como é a história: o Nazareno só é vereador porque houve coligação para vereadores, senão só o Farinheira seria eleito. O PP cedeu uma vaga que seria do Tibica para o Nazareno. A ingratidão do mesmo é impressionante. Concorreu a tudo que foi eleição, ganhou agora porque coligou com o PP na Majoritária e na Proporcional, e agora diz que não está apoiando? No mínimo é uma prova de mau caratismo. Não respeita acordos mesmo sendo vereador graças ao PP? Eu estou na Prefeitura e não é pelo partido, mas pela consideração do Moacir para com a minha pessoa”, concluiu Atamir.
 
 
 
No reino da Pedra
A coluna recebeu a informação de que uma readaptação deferida pela prefeitura de Tubarão que será questionada na Justiça nos próximos dias. De acordo com fontes da coluna, uma agente de saúde, que percebe recursos do Governo Federal, foi readaptada devido a problemas de saúde e foi recentemente cedida ao governo do Estado, onde está trabalhando junto ao seu genitor. Será questionada na ação a legalidade da readaptação e da cessão. A funcionária em questão é namorada de um secretário municipal.
 
 
 
Orleans – Cortesia com o Chapéu alheio
O Poder Legislativo de Orleans não pode apoiar, patrocinar ou indicar investimentos com as sobras do Poder Legislativo, pois os recursos das Câmaras são destinados à manutenção das ações legislativas, estando de acordo com Lei Orçamentária aprovada em ano anterior. Apenas o Executivo tem prerrogativa de realizar tais ações por meio de suas secretarias ou através de convênios com entidades sem fins lucrativos.  Quando há sobra de recursos na Câmara o valor é devolvido para a Prefeitura que deve destiná-lo ao orçamento municipal vigente. João Teza Francisco (Dão) uma espécie de rei soberano, para burlar a Lei, devolve os valores ao Executivo, não sem antes preceder de discurso, frisando para qual o destino o Prefeito deve dar as sobras do Poder Legislativo. Como forma de fazer pressão para que o prefeito não destine os recursos para outra atividade, “Dão” presidente encaminha um ofício dizendo ao chefe do Executivo qual a destinação dos valores. E pede ainda o endosso dos demais pares da casa, ou seja, induziu aos demais ao erro crasso. Quando “Dão” afirma que os recursos foram previamente acordados com o hospital, antes de ser repassado, ele comete crime e pode até perder o cargo de vereador. Se ele simplesmente devolvesse o valor para a Prefeitura e deixasse o prefeito usar de acordo com a necessidade das secretarias, não tinha objetivo político, mas quando ele faz seu marketing, ele peca agradando uns e deixando outros insatisfeitos: Na verdade ele está usando dinheiro público, da comunidade e que poderia ser usado pelo Prefeito segundo as necessidades. Eu já não acredito mais em MP – Ministério Público, mas fica a dica. Temos o áudio e a degravação do “Dão” inclusive e por ironia, falando em fiscalizar a futura mesa diretora da Câmara. 
 
 
 
Confraternização
Os progressistas de Tubarão se encontram para a confraternização de final de ano neste sábado, no salão de festas do Aníbal Costa. Durante o evento, o presidente Joares Ponticelli lança a revista com o balanço de suas atividades anuais, como forma de prestar contas aos seus eleitores e à sociedade. A produção gráfica é assinada pelo designer Rogério Junkes e tem edição do jornalista Júlio Cancellier, que trabalharam juntos no extinto jornal O Estado, na década de 80. O impresso é reciclável, na medida em que pode ser reaproveitado em caso de devolução pelos Correios. Outra novidade é que através de um QR Code impresso na capa e contra-capa, o leitor pode acessar o conteúdo multimídia. Também está disponível uma versão áudio-livro, com a leitura das matérias especialmente para deficientes visuais.
 
 
 
Um prêmio para Laguna
A nova Casa do Artesanato de Laguna já é uma realidade. O local, inaugurado dia 12 do corrente, será usado para expor e comercializar peças produzidas por artesãs dos grupos Novo Arco Íris, Nossa Terra, Artes do Mar e Casa de Anita. O local reunirá diferentes tipos de artesanatos realizados por artistas locais, que retratam a cultura e os costumes da cidade. A casa faz parte do projeto Bem Querer da Fundação Irmã Vera, promovido pelo Instituto Camargo Corrêa, em parceria com o BNDS.
O investimento totaliza aproximadamente R$589 mil.
O prefeito Everaldo dos Santos e o presidente do Poder Legislativo, Roberto Alves participaram do ato inaugural.
 

—————

Voltar