14dez13 - Tubarão: Perigo - Eletricista alerta para risco de morte com a decoração natalina mal feita no centro de Tubarão

13/12/2013 10:15
Muitos tubaronenses não gostaram da decoração natalina deste ano em Tubarão. Alguns locais importantes como a Catedral Diocesana, um dos locais mais visitados, não receberam uma lâmpada sequer. 
Mas as reclamações não estão só na parte visual. O eletricista Fabiano Silvano, ficou muito preocupado com o que viu esta semana, em pleno centro da cidade, que com o comércio aberto até as 22 horas recebe milhares de pessoas de toda a região.
De acordo com ele, algumas instalações foram feitas de forma irregular e totalmente amadora o que pode provocar morte, inclusive de crianças. Fios foram amarrados em postes de placas de sinalização. E isso, segundo as normas técnicas é proibido. 
“Aquele fio branco (foto) chamado de cordão paralelo, não pode ser usado em área externa exposto ao tempo. Pior ainda, amarrado a um cano de ferro. Seu isolamento é impróprio para esse tipo de aplicação. Qualquer batida naquele fio encostado no ferro vai romper o isolamento”, disse ele assustado. “Ou ainda se o fio for de má qualidade pode ter defeitos no isolamento. É pior ainda, é em dias de chuva, pois a água é um condutor muito forte de energia”, relata.
Para completar, ele relata outro problema grave. “Tem lugar bem pior. Aqueles postes pretos que tem globo branco no centro também são um perigo. Muitos desses globos já caíram e os fios ficam expostos ao tempo. Quem encostar no ferro pode morrer na hora”, completou.
O diretor da Cosip, José Fontoura Dutra Júnior, disse estar viajando e que precisava ver as fotos para tirar suas conclusões. “A empresa que fez a decoração natalina é renomada na cidade. Vamos analisar as imagens e ver o que podemos fazer. Não posso afirmar nada sem antes constatar o que está ocorrendo”, afirmou.
As fotos já foram enviadas para a assessoria de imprensa da prefeitura. 
 
Instalações foram feitas de forma irregular e totalmente amadora
 
 
Diretor da Cosip, José Fontoura Dutra Júnior disse que empresa que fez a decoração natalina é renomada na cidade
 

—————

Voltar