14fev15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

13/02/2015 16:34
“Se você pensa que cachaça é água... Cachaça não é água não...” 
Carnaval é sinônimo de diversão, bebedeira e alegria. É quando a festa rola solta...  Mas no decorrer dos dias de folia, o corpo vai perdendo aquele pique todo, seja por uma queda no estoque de energia ou pela desidratação ocasionada pelo consumo alcoólico excessivo. A dica para se manter firme e forte e ter energia de sobra é caprichar na alimentação bem antes da farra, reforçando o consumo de carboidratos de boa qualidade, como raízes e tubérculos, pães enriquecidos com fibras, macarrão e arroz integrais, pois eles garantirão a energia à medida que o organismo necessitar. É necessário, também, se hidratar antes da bagunça com muita água, sucos naturais, frutas e isotônicos como a água de coco. Durante o Carnaval e até momentos antes da diversão, não consuma alimentos pesados, como frituras, para evitar alguns desconfortos, como a má digestão, principalmente. Evite ao máximo o jejum prolongado, para evitar o risco de hipoglicemia. Sem contar que o cuidado deve ser redobrado com os alimentos fornecidos nas ruas, considerando a higiene no preparo e até mesmo a conservação para evitar o risco de intoxicações alimentares. E caso esteja afim de “entornar o caneco”, para evitar aquela baita ressaca no dia seguinte, a dica é ingerir entre uma “gelada e outra” uma garrafinha de água, assim se manterá hidratado e a cabeça depois da “jacada” não pesará tanto.
Mas se... “Bebeu água? Nãããão...” e a ressaca bateu no dia seguinte, o feriadão acabou e quer começar a trabalhar com mais disposição, aqui seguem algumas dicas para combater a ressaca:
Regue seu organismo com sucos fonte de vitamina C (acerola, limão, morango, laranja).
Evite ao máximo alimentos fonte de cafeína, como o café forte e amargo, tão indicando popularmente nessas horas. Isso porque, em geral, a cafeína aumenta a produção de ácido gástrico, gerando ainda mais desconforto estomacal. Vale lembrar, também, que a cafeína é responsável pelo aumento da produção de urina, estimulando ainda mais o risco de desidratação.
Quando os dias de folia passarem, o momento será de desintoxicação. Preconize fontes de proteínas magras e leves, como peixe e frango, e incorpore em suas refeições uma gama de antioxidantes provenientes das saladas.Quanto mais colorido o prato, melhor, principalmente se ele for regado a azeite de oliva extra virgem de boa qualidade.
Se a dor de cabeça não passar, faça chás infusos de gengibre e hortelã, fortes aliados na desintoxicação. E muita água, sempre!
 
Moderação acima de tudo!
 

—————

Voltar