14jun14 - Orleans: O último adeus a Miguel

13/06/2014 16:15
 
Faleceu na tarde do último domingo (8) no hospital de Caridade, na capital do estado, o ex vice-prefeito de Orleans, Miguel Crozetta, aos 64 anos de idade. Miguel que lutava contra um câncer de próstata sofreu dois infartos, e não resistiu a um deles, vindo a óbito. Crozetta era brasileiro, casado, cirurgião dentista, natural de Orleans, filho de Pedro Crozetta e Laura Baschirotto Crozetta, nascido em 13/09/1949. Em uma família de sete irmãos, Miguel Crozetta nasceu na localidade de Barracão e logo cedo saiu de casa para estudar no Seminário São José, onde completou todo o ensino médio. Formou-se dentista em Porto Alegre (RS). Depois de formado retornou para Orleans, onde atendia em seu consultório de odontologia. Também foi empresário no ramo de plásticos e carrocerias. Na carreira política, foi eleito vice-prefeito na gestão de Adolar Carbone Librelato (in memoriam) no período de 1996 a 1999. Crozetta era também sócio diretor da empresa Orleplast e torcedor assíduo do Internacional de Porto Alegre. Seu corpo foi velado na Capela Mortuária do Cemitério Municipal de Orleans. Na segunda-feira à tarde o féretro foi encaminhado até a Prefeitura Municipal, para uma última homenagem. Houve também uma missa de corpo presente na Igreja Matriz. Seu sepultamento ocorreu no cemitério municipal. A missa de sétimo dia de Miguel Crozetta será neste domingo, 15 de junho, às 8 horas da manhã, no Seminário São José, em Orleans.
 
 
Homenagens póstumas
 
 
Jorge Koch – Presidente do PMDB de Orleans
“Lamentável a morte do ex vice-prefeito e militante partidário do MDB e PMDB de Orleans – Miguel Crozetta, aos 64 anos de idade, no último domingo, que lutava contra um câncer de próstata. Convivi e aprendi muito com essa personalidade Orleanense, que desde cedo deixou sua comunidade Barracão e foi em busca de conhecimentos. Após seus estudos em Caxias do Sul (RS), retornou para Orleans, onde com sua família se envolveu em vários segmentos da comunidade. À dona Ivete, seus filhos Luciana e Rodrigo e seus familiares que Deus os conforte”.
 
 
 
Arcângelo Librelato 
“Não é sem emoção que uso essa rede social, para manifestar as minhas despedidas ao Dr. Miguel Crozetta. Estive com ele na política: em trincheiras opostas durante renhidas campanhas, e no mesmo lado em importantes batalhas.
Começamos na medicina numa clínica em consultórios próximos, e, em mais vezes desenvolvemos belas campanhas sociais no Lions Clube.
Orleans inteira aprendeu com o trabalho e a coragem do ex vice-prefeito Miguel Crozetta, um guerreiro valente que se despediu depois de enfrentar de cabeça erguida e com fé, os desígnios de Deus.
Miguel lembra a história de muito orleanense que veio do interior, de berço simples e ao longo da vida trabalhou incansavelmente para vencer. Queria falar com o Miguel? Que fosse nalgum lugar que o encontraria trabalhando. Ele teve oportunidade de estudar no seminário, foi um empresário exemplar, um político honrado, um colaborador das causas sociais. A palavra empenhada e cumprida fez dele um homem virtuoso.
Além de empreendedor, Dr. Miguel deixa o legado para nossa cidade de um extraordinário ser humano, que ganhando ou perdendo eleições, na saúde ou na doença, nunca perdeu o sorriso e jamais demonstrou medo. Foi esta fé viva que o manteve mais tempo sempre ao lado dos seus. Sua personalidade gerou esperança e empregos para o orleanense.
Miguel deixa um grande legado para Orleans: a vida se constrói com trabalho, honra e uma inteligência que está no coração.
À família deixo o abraço fraterno e o sentimento de que não perdem somente a Ivete, a Luciana, o Rodrigo, os irmãos... Orleans fica menor quando perde um homem virtuoso, de profundo conhecimento, que deixa um legado marcado pelo trabalho, pela luta e pelo amor à vida...”
 
 
 
Ulisses Gabriel - Delegado Regional de Tubarão
“Lamentável o falecimento do empresário, político e cidadão Orleanense Miguel Crozetta. Tive a oportunidade de conversar com ele algumas vezes, demonstrando ser muito preocupado com a cidade de Orleans e seu povo, deixa um grande legado político, empresarial, social e familiar. Meu sogro sempre dizia que o Dr. Miguel Crozetta, dentista por formação, "era um grande estrategista político, empresário vitorioso, inovador e dedicado". Vá em paz”.
 
 
 
 
Família Orleplast 
“Estamos vestindo a sua camisa, e torcendo por sua recuperação. Esta é uma homenagem da equipe Orleplast ao Sócio diretor da empresa Sr. Miguel Crozetta. Miguel torcedor assíduo do Internacional de Porto Alegre, sempre alegrando os dias após os jogos com uma amigável rivalidade com seus funcionários. Então colaboradores amigos todos vestiram a mesma camisa com único intuito de homenagear um líder, chefe, amigo.
Para Orleans Miguel contribuiu significantemente para administração pública, para seus funcionários foi um exemplo de liderança participativa, para amigos um ídolo. Miguel sempre se fazia presente em todas as confraternizações da empresa nos deixará saudades, com esta saudade a certeza de um legado e a esperança para sempre alcançarmos nossos objetivos”.
 
 
 
Luziane Bianco (sobrinha)
“Hoje aprendi a dar adeus a quem amamos! Dia difícil! Saudade, saudade, saudade. Tio Miguel por você tenho uma profunda admiração! Meu primeiro emprego foi com vocês, tio e tia: me deram a oportunidade, descobri o amor pela área da saúde, na verdade eu conheci esse amor porque vocês sempre trabalhavam assim, eu apenas trouxe essa experiência de vida de vocês para a minha. Simplicidade, honestidade, fazer o bem sem olhar a quem, trabalhar sempre e o sucesso é consequência. Eterna gratidão... Aquele paizão de todos nos deixou... Agora você é um anjo no céu olhando por nós... Nosso anjo Miguel”.
 
 
 
Fabio Salvador – Auditor de Tributos da Prefeitura de Orleans
“Luciana (filha Dr. Miguel), meus sentimentos. Às poucas vezes que conversei com teu pai, foi o suficiente para que eu o admirasse. Posições políticas sempre progressistas e um raro conhecimento do cenário político nacional, característica rara em Orleans”. 
 
 
 
Salmon Flores – Sócio Proprietário do Jornal A Crítica
“O Miguel foi um amigo e um parceiro. Sabia articular na política como ninguém. Eu lembro que quando o Padilha e o Marco enfrentaram a cassação, ele se recolheu na sua empresa e me chamou lá para uma conversa. Ele tinha a intenção de junto com outro investidor, comprar a Rádio Guarujá. Na oportunidade ele não levou em frente seu projeto, porque tinha um grande respeito ao amigo Gelson Padilha. Quando deixei a rádio em definitivo, ele seguiu falando comigo vez por outra. Sempre sustentando que não queria mais se envolver em política, principalmente aquela que pudesse ter o nome dele. Mas, era um fanático do MDB e PMDB”.
 
 
 
Gelson Luiz Padilha - ex-vereador, ex-prefeito e ex-secretário regional de Braço do Norte
Dr. Miguel Crozetta foi um visionário. Estrategista político de primeira categoria. Homem público de visão e respeitado por todos. Temido pelos adversários pela sua astúcia. Empresário de visão futurista e muito bem sucedido em todos os negócios que realizou. Deixou bons exemplos a serem seguidos. Foi ele que no ano 1980 me incentivou a entrar na política. Aprendi muito com ele.

—————

Voltar