14jun14 - Tubarão: Vereadores reclamam da falta de médicos pediatras no HNSC

13/06/2014 16:21
Usuários do SUS e também do atendimento particular reclamam da falta de atendimento de urgência e emergência para crianças, no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão. O vereador Carlos Alexandre das Neves (PSDB), mais conhecido por Xandão, na sessão da câmara da última segunda-feira (9) solicitou à Irmã Jacira Maria dos Santos, Diretora do Hospital Nossa Senhora da Conceição, para que informe qual motivo para a falta de médico pediatra na emergência do hospital, tanto no particular como no SUS. Xandão justificou seu requerimento dizendo que “muitas famílias necessitam deste profissional e mesmo querendo pagar as suas consultas não há ninguém para atendê-los”. O presidente da Casa das Leis tubaronense, Zaga Reis (PP) concordou com o colega tucano e compartilhou com seus pares uma situação que vivenciou no último sábado (8): “Eu quero parabenizá-lo pelo seu requerimento sobre a falta de médico pediatra no hospital, mas não há falta só de pediatra. No sábado passado passei por uma situação difícil, ao levar a minha filha que estava doente até o hospital. Chegamos lá às 10 horas da manhã e até as 16h ela ainda não havia sido atendida. Além de nós, mais de 15 crianças e 60 adultos, esperavam pelo atendimento. Às 16h deram entrada pessoas vitimas de 2 acidentes, e a enfermeira foi taxativa: O atendimento só será possível por volta das 22 ou 23h. Fiquei até as 16h40min, quando resolvi subir lá para o pronto atendimento (particular) e fui atendido em 10 minutos”, revelou Zaga. O autor do requerimento, Xandão até parabenizou a UTI neonatal, e a ala pediátrica do HNSC, mas está preocupado com o serviço de urgência/emergência: “E quem procura a emergência do hospital com um filho em estado grave para ser atendido? Como é que fica?”, questionou. Jairo Cascaes (PSD) aproveitou e falou sobre os recursos públicos que o Hospital de Tubarão recebe. “E para onde vão esses recursos federais que tantos deputados colocam em suas emendas, recursos do Estado, da União para compra de equipamentos, para ampliação? Será que, os usuários do SUS têm acesso a esses recursos? É um assunto que nós temos que levantar nessa casa com mais frequência. Será que esses recursos públicos não estão sendo usados no atendimento particular? Sim, porque ficar das 10h às 16h com uma filha no hospital e não ser atendido é um absurdo”, alertou Cascaes. Xandão colocou mais lenha na fogueira: “E mesmo que você tenha condições de levar o seu filho ao pronto atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição, não vai conseguir um pediatra para consultá-lo. Há um ano e meio atrás as crianças eram atendidas pelo SUS três vezes por semana no pronto atendimento. Hoje não temos mais esse atendimento”, advertiu o vereador. 
 
 
Consultas foram suspensas por falta de profissional e baixa remuneração  
A reportagem do jornal A Crítica buscou informações junto à assessoria de Comunicação Social do HNSC.  “Desde o ano de 2010, o hospital vem informando à população que as consultas pediátricas na Emergência e no Pronto Atendimento foram suspensas por falta de profissionais especializados e pela baixa remuneração paga pelo SUS aos médicos plantonistas dessa área. Tanto na Emergência quanto no Pronto Atendimento (setor que presta assistência aos pacientes de convênio e particular), não disponibilizam plantão pediátrico. Sempre orientamos aos pais que tragam seus filhos ao Hospital somente com encaminhamento para internação ou em estado grave. Nesses casos, é solicitado o atendimento imediato do pediatra de plantão na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal/Pediátrica para avaliação médica. Qualquer criança trazida para a Emergência ou Pronto Atendimento será avaliada por um clínico geral, se necessário, é solicitado uma avaliação médica do pediatra de plantão da UTI Neo (24 horas)”, disse em nota o setor de Comunicação do hospital. O problema deve ter desdobramentos na câmara, na próxima segunda-feira (16), já que os vereadores de Tubarão percebem que a suspensão do atendimento pediátrico atingiu todas as classes e para evitar que o problema piore todos devem se unir em prol de um mesmo objetivo, que é garantir assistência médica a seus filhos.
 
Crianças estão sem o atendimento médico especialista tanto no SUS como nos convênios e particular
 
 
 
Zaga Reis: Ficou com sua filha das 10 às 16h40min sem atendimento na emergência
 
 
 
Xandão, que é enfermeiro de profissão, ficou sensibilizado com a questão e cobrou mais força de todos os envolvidos para solucionar o problema da suspensão do atendimento pediátrico
 
 
 
Jairo Cascaes: "A mobilização por parte dos poderes e, sobretudo, da sociedade deve continuar" 

—————

Voltar