14maio16 - Comunidade (por Munir Soares)

13/05/2016 08:36
O ÚLTIMO GOL
Doutor Olavo Peressoni da Rosa, lagunense, médico, vascaíno e apreciador de uma boa cerveja. Tinha que ser “Antártica”. Exerceu a profissão no Rio de Janeiro, Brasília e Laguna. No quintal de sua residência na capital federal mantinha sempre hasteada a bandeira do Vasco. Assistia aos jogos vestindo uniforme completo do time do coração.
Aposentado, retornou a sua querida Laguna fixou residência na Praia do Mar-Grosso e trabalhou durante algum tempo no Sistema Municipal da Saúde, no governo Célio Antônio. Um câncer o levou ao hospital onde ficou acamado por mais de quatro meses. Um guerreiro que enfrentou as adversidades, com coragem, sem perder o bom humor.
No domingo, oito de maio, no Maracanã, Vasco e Botafogo disputavam o jogo final do campeonato carioca. No hospital, Dr. Olavo ajeitou-se para ver o jogo e manifestou vontade de tomar um gole de cerveja. Dona Maria Inês, a esposa, reuniu-se com as filhas. O acatamento ao pedido precisava ser decidido pelo colegiado familiar. Decisão unânime, o pai tomou seu gole de cerveja e viu o Vascão erguer a taça de campeão. Viu o último gol do Vasco e tomou seu derradeiro gole.
Horas depois, falecia o doutor Olavo. Profissional competente, Homem probo, educado, responsável. Pai amoroso. Marido exemplar. Como diria São Paulo: combateu o bom combate. Sepultado no cemitério da Irmandade Santo Antônio. Na tampa da urna funerária, o escudo do Vasco. Entre os que levavam o caixão estava nosso neto Miguel usando a camisa do Vasco que o vô Olavo lhe presenteara. Camiseta usada pelo “Alfinete”, antigo craque do time da Cruz de Malta. A vida é um jogo que só termina quando Ele, o Eterno Juiz, nos tira de campo. Como a gente nunca sabe a hora, nem o dia, pratiquemos o jogo da vida, da melhor forma possível.
 
 
 
DISPUTA ENTRE IRMÃOS
Teremos no final deste mês, eleição para provedor da tricentenária Irmandade de Santo Antônio e SS Sacramento da paróquia de Santo Antônio dos Anjos. Três chapas estariam concorrendo. Os “Irmãos da Opa Vermelha” terão que escolher entre Geraldo Barzan, atual provedor; Leonardo Demétrio e Nelson Siqueira. Segredo de sacristia: Não há favorito. Propaganda eleitoral – Candidatos podem fazer propaganda durante o horário eleitoral, isto é, nas missas do padroeiro? “Eu, se fosse da “Irmandade”, votaria em quem prometesse restaurar a "Via sacra” da Matriz de Santo Antônio. Uma obra de arte. As “estações” estão com tanto buraco que Jesus já caiu pela quinta vez.
 
 
 
MANDINGAS
Roberto Riguetto e esposa Mônica estavam no Maracanã. Viram o Botafogo perder o título para um time da Segunda Divisão. Riguetto foi eleito o “pé frio” da temporada. Foi intimado a frequentar um terreiro de macumba para uma sessão de descarrego, com sal grosso antes de retornar a Laguna. Purificação, antes do início do Brasileirão. Para acabar com a ziquizira, na feijoada do Chedão, neste sábado, o “Dae” Chede vai servir, também, pé-de-coelho. Xô azar...
 
 
 
RABO DE GATO
Rabo de gato é uma planta rasteira que dá uma flor peludinha semelhante a um rabo de gato que pode ser cultivada em vasos e canteiros. Na residência de um amigo, Paulo (nome fictício) encantou-se com a planta. Pediu uma mudinha, no que foi atendido. Meses depois se encontraram em um supermercado, em caixas diferentes. O amigo gritou:
___ Quem tal, seo Paulo, já deu rabinho?
Qualquer resposta seria comprometedora. Paulo fez de conta que não era com ele, de fininho saiu do estabelecimento, com o rabo entre as pernas. Quem planta colhe.
 
 
 
FOTO ENTRE ASPAS
Bia Barzan captou uma imagem diferente nos molhes da barra. No Pontal onde acontece a pesca com os botos ela fotografou uma imagem estranha, um tarrafeador usando um chapéu com dois chifres. Viking nos molhes? Esclareço. Trata-se de uma mutação genética provocada pela poluição das lagoas, é o Boi-to, mistura de boi com boto.
 
 
 
DO LIVRO “O CINEMA NA CIDADE” de Renata Rogowski
Trechos de minha crônica publicada pelo jornal “O Renovador” em 10. De agosto de 1991. “Amantes do cinema”. Naquela noite a reprise da fita “Vampiro de Dusseldorf” atraíra muita gente. Casa lotada. O lanterninha, como um vagalume nervoso, percorria os corredores do cinema em constantes idas e vindas até que parou defronte a um casal de namorados. Ele agarra moça e a arrasta para fora. A luz acende e todos podem ver seu rosto marcado por diversas manchas avermelhadas, A garota usava batom pela primeira vez. O rapaz não fora avisado e, no escuro espalhou tudo pela face da mocinha.
Alguém interpelou o lanterninha, censurando sua atitude, afinal de contas eram todos amantes do cinema...
___ Pois sim, respondeu ele, eu sou o pai da garota e nas últimas duas semanas é a “sétima arte” dela.
Se num curta metragem ela sai assim, imagine no próximo domingo quando passaremos o “E o Vento Levou”... Daquela noite em diante o casal ficou conhecido como “O vampiro de Dusseldorf” e a “ Escarlatina”
 
 
 
PLANETA DOS MACACOS
Lançamento. Depois do “King Kong” aquele seria o maior lançamento da temporada. Um quebra-galho para as finanças da empresa. Era preciso fazer um trabalho de marketing para vender bem o produto. O “Planeta dos macacos” tinha que ser um estrondoso sucesso de bilheteria.
Reunidos nos bastidores, Otto Siqueira, Noé Mendonça e Bentinho traçaram a estratégia. Lúcio foi chamado. O simpático crioulo que ingressara na firma no tempo das diligências e lidava com fitas antes mesmo que o Roy Rogers aprendesse a cavalgar, ao receber o chamado, sentiu-se como Fred Astaire. Ia “dançar”.
Após cochichos e promessas de abono e hora extra, Lúcio concordou. Na semana seguinte, sobre a carroceria de um caminho, numa jaula, vestido a caráter, Lúcio fazia o lançamento do “Planeta dos Macacos”. No meio do caminho lá pelas bandas do Mar-Grosso, o caminhão parou. Pneu furado. Troca foi impossibilitada por falta de macaco. Ironia.
Lúcio retornou de táxi, com o “bicho” no bolso.
 
 
 
NA TERRINHA
 
 
URUBUS NA CARNIÇA 
A dragagem do Rio Carniça ainda não teria começado. Mesmo sendo uma obra de pouco valor, várias empresas disputam o direito de executá-la.
 
 
 
ANA GONDIN
Tivemos o lançamento do edital. A briga pelo osso deve atiçar a matilha. Olho neles, desde o valor da obra, o material utilizado e o cumprimento dos cronogramas estabelecidos para o término das diversas etapas da obra. Depois não adianta chorar.
 
 
 
COLÉGIO STELLA MARIS 
Mesmo após 105 anos, o antigo Colégio das Irmãs continua na vanguarda da educação em nosso município. Parabéns a irmã diretora Bernadete Rech e ao seu corpo docente.
 
 
 
POLÍTICA
QUAL A FUNÇÃO DO MACHO NO REINO DA BABILÔNIA?
Vereador Valdomiro (Macho) de Andrade é o Presidente do Diretório do PMDB lagunense. Sua mãe Lorena é Secretária da Assistência Social desde o início do governo de Everaldo. No entanto Macho, amigo da deputada Ada De Luca, estaria mais propenso a apoiar a candidatura de Mauro Candemil.
Comenta-se que Macho teria 16 votos no diretório, de um total de 45 membros. Prefeito Everaldo teria 9 votos. Macho e Everaldo, juntos somariam 25, maioria. Indicariam tranquilamente o candidato. O problema é que ninguém sabe qual é o papel do Macho no Reino da Babilônia. 
 
 
 
HARAS
Mauro Candemil (PMDB) foi flagrado visitando o haras de Samir Hamad (PP). Aulas de quitação. Precisa estar preparado caso Cadorin ou Ivete o desafie para um torneio de laço. Na hora agá, o candidato não pode cair do cavalo. 
 
 
 
EXONERAÇÃO
Caso queira concorrer nas próximas eleições Candemil terá que deixar a ADR até o dia dois de junho. Quem o substituir? Macho quer emplacar o nome de Felipe Remor. 
 
 
 
TIRA-BOTA
Enaldo dos Santos, irmão do prefeito Everaldo teria sido convocado para traçar estratégias de campanha. Declaração de guerra ao presidente Roberto Alves não estaria descartada. Enaldo teria sugerido algumas exonerações dos espiões de Roberto Alves. Everaldo estaria ponderando. Um tira o outro bota. Estariam nessa fase “tira-bota, deixa o zabelê ficar”...
 

—————

Voltar