14maio16 - Psicologia em Foco (por Jamile Marcos Silva)

13/05/2016 08:26
Cuidando das nossas emoções - Parte 1
 
“Quando a boca cala, o corpo fala e
quando a boca fala, o corpo sara”.
Sigmund Freud
 
Por que tanta ansiedade? Por que, cada vez mais, ouvimos falar de Transtorno de Ansiedade e agitação, que traz consigo o aperto no peito, o nó na garganta e a angústia de algo que não é conhecido. Por que muitas pessoas sofrem demasiadamente, mais do que outras diante das mesmas situações, ou de conflitos não resolvidos?
A capacidade do ser humano de reagir e agir diante de certas dificuldades e acontecimentos, está ligada muito mais a forma como ocorreu o seu aprendizado emocional, do que a carga genética que recebeu.
E como desenvolver essa capacidade de enfrentamento emocional, ou melhor dizendo esse aprendizado para saber como lidar em situações de tensão e streess.
Existe um termo chamado Resiliência, que significa a capacidade do ser humano em superar obstáculos, lidar com problemas e resistir à pressão, em situações diversas, na vida e ainda assim, se sair bem após estes fatos, sem entrar em surto psicológico.
Existem alguns fatores que contribuem para se obter esta capacidade, como: passar momentos bons com a família e amigos, não se deixar levar impulsivamente pela experiência de uma emoção negativa, ser uma pessoa otimista e sempre acreditar que existe uma solução e que podemos mudar as coisas para melhor, ter empatia e saber de colocar no lugar do outro, seja esposo, esposa, filhos, pai, mãe e colega de trabalho... assim você pode sentir e entender como a pessoa se sentiu e compreendeu a situação que foi envolvida. Praticando a empatia podemos mudar nosso comportamento e modo de pensar a vida e as relações.

—————

Voltar