14set13 - AMUREL fará projeto padrão para pontes no Rio Seco

13/09/2013 11:10
A Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL firmou compromisso com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Tubarão e com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, na quinta-feira (12), e garantiu a elaboração de um projeto padrão de ponte, que será usado como base para as adequações que todas as pontes já existentes neste rio e que precisam sofrer alterações. “Sentimos-nos honrados em termos sido procurados e vamos ajudar no que pudermos. Faremos esse projeto sem custo nenhum”, assegurou o diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann, que visitou uma ponte em construção, na localidade da Madre, acompanhado do coordenador do colegiado de agricultura da Associação, o engenheiro agrônomo Deiviti Martins. O engenheiro civil da AMUREL João Roberto Smania Cataneo também esteve presente para verificar os locais das pontes a serem retificadas.
Existem aproximadamente 25 pontes sobre o Rio Seco, construídas há muito anos, de maneira aleatória e em desconformidade com as leis vigentes. Agora, a Fundação Municipal do Meio Ambiente, orientada e cobrada pelo Ministério Público quer fazer cumprir uma lei municipal que estabelece que as pontes precisam ter um vão de no mínimo 8 metros de comprimento, com altura de no mínimo 1,5 metros entre a lâmina d’água e a viga inferior, o aterro entre as margens e as cabeceiras não pode ter altura superior a 1 metro acima da lâmina d’água, e o aclive entre a margem e a vão não poderá ser superior a 4 metros. “Nossa preocupação é que os donos destas pontes passem a fazer alterações fora do padrão e por isso buscamos a AMUREL para nos auxiliar”, justificou o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Tubarão, Guilherme Bressan.
A decisão de fazer a visita ao Rio Seco foi tomada após reunião ocorrida na AMUREL, a pedido do presidente da Fundação e do vereador de Tubarão, Zaga Reis, representante da comunidade da Madre, que buscavam uma intermediação da AMUREL para o problema. Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e proprietários de terras na localidade da Madre também participaram da visita.
 
Diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann, visitou uma ponte em construção, na  Madre

—————

Voltar