15ago15 - Comunidade (por Munir Soares)

14/08/2015 09:16
MEXERICOS DA CANDINHA
Na sessão da Câmara da semana passada, vereador Kek e Presidente da Casa estiveram ausentes. Teriam ido participar de uma Festa de Arromba em comemoração aos 50 anos da Jovem Guarda, no Costão dos santinhos, afinal, o presidente da Câmara não é o Roberto Carlos? Teriam viajado de Calhambeque, um carango envenenado, passado um Domingo no parque, tomado Banho de lua, decididos a ter um Papo firme, em busca da reconciliação. Depois de muito iê-iê-iê, o Tremendão Kek já cantava:
___ “Você meu amigo de fé, meu irmão camarada. Amigo de tantos caminhos, de tantas jornadas”, enquanto Roberto Carlos, dedilhando sua guitarra cantarolava: 
___ “Debaixo dos caracóis de seus cabelos, uma história para contar, de um mundo tão distante”.
Na próxima reunião do Clube do Bolinha, onde menina não entra, saberemos se o encontro entre Kek e Roberto Carlos, realmente, aconteceu ou tudo não passou de mais um Mexerico da Candinha.
 
 
 
CRIATIVIDADE
A necessidade é mãe da invenção. Para suprir carência de medicamentos, pessoal da área da Saúde estaria utilizando remédios genéricos, oriundos do mundo animal, aves e pássaros. “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Para infecções generalizadas – a Saracura. Casos de anemia e de transfusões: Tiê-sangue. Necessidade de cauterização e sutura? 
___ Maçarico e Tesourinha.
O que seria indicado para substituir o Viagra?
___ Pomba rola – genérico e unisex.
Para controlar surto de Bicho-de-pé? 
___ Uma Periquita de 12 em 12 horas.
Enxaqueca?
___ Coloque uma araponga (ferreiro) no fundo do quintal. Aí, quem vai ficar com dor de cabeça é o vizinho.
Depressão?
___ Cura espiritual. Leve um Cardeal para casa. Em casos extremos, o Papa-gaio é a solução.
Primeiros socorros
___ Tirinhas de Sabiá. Estariam tesourando Emplasto Sabiá para usar como Bandaid. 
Como prêmio à criatividade, o Ministro promete aos profissionais da Saúde, um aumento de Trinta-réis. É a crise!
 
 
 
UMA CIDADE ENGESSADA
Prefeito Everaldo dos Santos, com aval da ACIL, CDL, IPHAN, CASAN, CONFER, FLAMA e de outras siglas menos conhecidas, concordou com a construção do MERDÃO no Centro Histórico, na beira do caís, diante da maravilhosa lagoa Santo Antônio dos Anjos. O prefeito de uma cidade é o responsável pelo que acontece na sua terra, de bom ou de mau. Loas pela Av. Marronzinho. Vaias pelo “Merdão”. Depois do mal feito, chorar não é proveito. 
Com a finalidade de disfarçar o odor e a poluição visual, arquitetos já estariam elaborando um projeto de urbanização típica do nordeste, com plantação de cactos mandacaru e xiquexique, e com a estátua de um jegue com chapéu de couro. A ideia é recriar a “ZONA DA CAATINGA”. Quem continuar criticando, vai encarar um pau-de-arara.
A construção do mal cheiroso exigiu radicais mudanças no trânsito do Centro. Demolição parcial da rótula do Cine Mussi, retirada de calçadas, paradas de ônibus transferidas, ruas fechadas ao trânsito, resumindo, a cidade está engessada. Um labirinto capaz de provocar torcicolo até numa minhoca.
 
 
 
A CIDADE
O dia em que o Prefeito Everaldo deu uma alfinetada em Mauro Candemil
Em entrevista aos repórteres da Rádio Difusora de Laguna, prefeito Everaldo dos Santos afirmou que havia convidado o engenheiro Mauro Candemil para a Secretaria de Turismo do Município. Palavras do prefeito “Mauro não aceitou, pois o salário era pouco”. Ao contrário do Enio, que nem perguntou pelo dinheiro, seu desejo era trabalhar por Laguna. Repito: palavras do prefeito. Fontes chegadas ao Mauro garantem que ele desconhece o tal convite. Se não é verdade que houve o convite, por que o prefeito daria essa alfinetada no companheiro de partido? A possível candidatura do Mauro estaria desestabilizando a postura de candidato de sua Excelência, o Rei da Babilônia? O alcaide já o estaria considerando um adversário político? 
 
 
 
PÓRTICO 
A implosão deu chabu. Ao invés de dinamite teriam usado “espanta coió”. O pórtico só foi ao chão com a ajuda de uma barrigada do nosso estimado Rei Momo, Rochinha. Merece hora extra.
 
 
 
É A CRISE
Prefeitos de chapéu na mão. Pelo que diz nosso alcaide, o saldo em conta está menor que birrinho de santo barroco. Nosso Rei estaria mais apertado que “passarinho” em calça de cantor sertanejo. E, quem não está?
 
 
 
CARTA-BOMBA
A fonte é quente e o boato está pegando fogo. Prefeito deve retornar de Brasília-DF, neste final de semana. Na chegada de Everaldo, Ivete Scopel renunciaria ao seu mandato de vice-prefeita. Numa Carta-aberta à população relataria os motivos. Como escrevo na quarta-feira, ficarei de olho nos acontecimentos.
 
 
 
ASSOCIAÇÃO “MAMÃE-BEBÊ”
10 anos a serviço da Maternidade do Hospital Senhor dos Passos. Graças a elas, a Cegonha voltou a assinar o ponto em nosso hospital, pois as crianças estavam nascendo em outras cidades. As “meninas” não dormem no ponto. Estão a mil preparando o lanche do dia 23 de agosto, no Centro Cultural Sto. Antônio dos Anjos. Trata-se de um Lanche Fashion. Solidariedade com glamour. Participe e divirta-se.
 
 
 
SUBLIME!
Na contabilidade da vida o que importa é o balanço final e o legado que passamos à posteridade. Durantes os funerais de Antônio Gerônimo Herdt, dois momentos divinos proporcionados pelo Coral Santo Antônio dos Anjos. Cantaram como nos melhores momentos de sua exitosa carreira. Era como se o padre Antoninho ali estivesse, regendo um coro de anjos. Todos os antigos coralistas compareceram ao evento fúnebre, até os mortos, pois alguém jurou que ouviu e distinguiu as vozes de Maria de Lourdes Barros, Rogério Wendhausen, João da Macarine, Silvio Castro e Augusto Westphal. Nosso Coral, que Toninho levou aos palcos do Velho Mundo, merece aplausos e apoio de toda a comunidade. 
Coral Santo Antônio fez homenagem ao Pe. Antoninho em 2014
Foto: Geluiz Cunha
 
 
 
GRAÇAS A DEUS
Após 55 anos de casados e alguns aninhos nos ombros é motivo de alegria constatar que minha esposa Salete continua alegre, com disposição e energia para exercer suas atividades familiares, sociais e religiosas. A mesma mão que balançou o berço, hoje desfia o rosário, orando por todos nós, esteio espiritual da família. Somos como pandorgas soltas ao vento, às vezes, com a cabeça nas nuvens, talvez porque saibamos que ela está lá, segurando as pontas, com os pés no chão, e o pensamento no Céu. Pelo teu aniversário, os votos de toda a família para que Deus te abençoe, hoje e sempre. Amém. 
 
 
 
O CAMINHO DE VOLTA
A Associação Esportiva Galo Velho visita Portugal, no próximo mês. Seria o primeiro time da região a visitar o Velho Mundo. Está marcado um jogo na cidade de Chaves. Para evitar mancadas, o presidente Marinho está dando algumas aulas de português, aos brasileiros. Trajes: Homem usará FATO (terno), mas não pode esquecer de levar CAMISOLA (camisa de manga comprida). CUECA é roupa íntima das mulheres (calcinha).
___ Ao ouvirem gritar BICHA não é xingamento. Querem, apenas, que você entre na fila, mesmo porque Gay por lá é PANELEIRO.
Previnam seus filhos, pois na Pátria-mãe todo adolescente é chamado de PUTO.
Ao entrar na TASCA e pedir uma BICA, o freguês sempre leva um CACETE. Traduzindo: Tasca (Bar), Bica (cafezinho) e Cacete (pão francês). AVISO – Não se esqueçam das vacinas. Em terras de Cabral, Injeção é Pica. Não acham que é melhor ser picado, aqui?
___ Em caso de dúvidas, liguem para o meu Telemovel (celular).
 
 
 
O GOL
Um Gajo esportivo, assim, narra o lance: Eusébio coloca o Esférico (bola) na moldura (trave), fora do alcance do Guarda Redes (goleiro).
 
 
 
O DUREX DO PADRE
Na cidade do Porto, um sacerdote entra num estabelecimento comercial de pede Durex. Foi encaminhado a uma farmácia. Pediu Durex e recebeu uma caixa de preservativos. Ficou envergonhado, como é que o padre, turista, ia adivinhar que Durex era marca de camisinha?
Espero ter contribuído para o melhor entendimento entre os povos. 
 

—————

Voltar