15ago15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

14/08/2015 09:12
Alimentos que combatem os sintomas da TPM
Humor de cão ou sensibilidade à flor da pele, dores, retenção de líquidos, ser mulher é complicado, e mais difícil ainda é lidar com o sexo feminino nesse período. Muitos homens já ficam alertas, quando o humor de suas parceiras alteram é a danada da TPM se manifestando.
E qual seria a melhor saída para combater Tensão Pré-Menstrual? Sem dúvida alguma os cuidados na alimentação nesse período seria a melhor solução, principalmente se banirmos alimentos ricos em sódio, como salgadinhos industrializados, embutidos, alimentos pré-prontos e refrigerantes.
Contudo, existem alimentos com o poder de aliviar esses sintomas, como as castanhas e oleaginosas, pois em sua maioria, são compostas por gorduras boas assim como ômega 3 e com o seu consumo eventual tornam-se aliadas ao combate dos possíveis inchaços ocasionados nesse período.
Vale lembrar que a ingestão de fibras, irá garantir um aporte adequado de minerais, e irá melhorar a motilidade intestinal evitando assim uma possível prisão de ventre.
Uma outra aliada é a banana além de ser fonte de triptofano, que aumenta a sensação de bem estar, apresenta em sua composição uma boa fonte de vitaminas do complexo B, ajudam no controle da ansiedade e refletem de modo positivo no humor.
Geralmente, nessa época a compulsão por doces é inevitável, a dica é optar por frutas secas desidratadas, porque além de docinhas irão garantir um aporte adequado de minerais, vitaminas e fibras, como por exemplo, tâmara desidratada, damascos e ameixa seca.
Mas se aquela vontade louca de avançar nos doces não passar, a melhor solução seria optar pelo chocolate amargo que tenha de 50 a 70 % de cacau, mas sem exageros não ingerir mais do 50g ao longo do dia.
 

—————

Voltar