15fev14 - Comunidade (por Munir Soares)

14/02/2014 14:57
CALVÍCIE
Todos estão carecas de saber que a calvície aflige 70% da população masculina e 20% das mulheres. A testosterona, hormônio masculino, também, seria responsável pela queda do cabelo, além de contribuir para o declínio da sexualidade do machão. Raros são os homens que aceitam a calvície, pacificamente. Utilizam-se dos mais variados métodos na desesperada tentativa de impedir a evasão dos ricos fios, independente da cor. Peruca está fora de cogitação, a moda da época é o implante de cabelo. Infelizmente, nem todo mundo é o senador Renan Calheiros, que pode requisitar um avião da FAB para uma viagem ao norte do país, onde se submeteria a uma operação de repovoamento do seu ilustre quengo. Casado com aquela mulherona, sua vida de careca estaria por um fio.
Evaldo (Nem) Chede, diante do espelho, percebeu que sua vasta cabeleira, já era. Algumas “entradas” prenunciavam uma calvície precoce. Saiu à cata de babosa e poções mágicas... Inúteis. O pente continuava “roubando” cabelos. Ao manusear um tubo de xampu interessou-se pelos ingredientes do produto. Leu “tutano”.
___ Não era aquela gororoba retirada do interior dos ossos das patas dos bois, matéria prima do mocotó?
O dia seguinte já o encontrou no interior do açougue do amigo Nelson. Durante meses usaram o mocotó como pomada e cataplasma. Passavam a noite inteira com aquela máscara grudenta na cabeça. Acordavam com cheiro do pau de sebo das festas juninas. Após meses, naquela ensebada terapia, a recompensa, uns pelinhos brotavam nas têmporas. Era uma pelagem estranha, diferente. O tutano em excesso teria ocasionado alguma anomalia no couro cabeludo? Resolveu consultar um especialista. Como diria Sydnei Pegoraro, um autêntico “cirurgião estético capilar”, no salão do Jair. Após minucioso exame, a Junta Médica (Jair e Marcelo) deram o diagnóstico:
___ Antes de ser barbeiro, trabalhei com gado, no sítio do meu pai, por isso afirmo, sem medo de errar, o que está nascendo na tua cabeça não é cabelo, é pelo de gado. Pelo tordilho, da raça Jersey. Chede, imediatamente, cortou o consumo de caracu, antes que alguma coisa mais grave brotasse em sua testa. Ao deixar o salão, notando a cabeleira cinza-azulada do Ronaldo, logo pensou:
___ O Calazans estaria usando tutano da Gralha Azul ??? 
APESAR DO INCONFORMISMO, CHEDE DEIXOUO RECINTO, CANTAROLANDO: “NÓS, NÓS OS CARECAS, ENTRE AS MULHERES SOMOS OS MAIORAIS, POIS NA HORA DO APERTO/ É DOS CARECAS QUE ELAS GOSTAM MAIS...”
 
 
 
UM SONHO, UMA REALIDADE.
Após retornar da África, Irmã Maria, freira da “Divina Providência”, acreditando, talvez, que a fé sem obra é morta, apostou todo o seu entusiasmo na realização de um sonho. Visitou a comunidade no Loteamento dos Sem Terra, na Barbacena, Laguna. Procurou conhecer toda a triste realidade socioeconômica da localidade. Um levantamento minucioso do número de habitantes, situação das famílias, idade e sexo das crianças, e uma radiografia das principais carências daquele povo. Em meio a tantas necessidades era necessário eleger-se uma prioridade. UMA CRECHE onde deixar os filhos, enquanto as mães trabalham. Este foi o sonho.
A realidade era desafiadora. Partir do nada, confiando na Providência Divina e na solidariedade humana. O carisma, a credibilidade e a capacidade de trabalho da Irmã Maria contagiou a todos. Uma cadeia solidária foi-se formando, um sonho ganhando contornos reais, tijolo a tijolo, com o trabalho de muitos e o suor de todos. O sonho tornou-se realidade. A Creche, para mais de trinta e sete crianças, foi inaugurada na terça-feira, dia 11 de fevereiro de 2014. Na face das mulheres e crianças da vila dos Sem terras, um sorriso de esperança.
Ao ato de entrega de viaturas aos órgãos de segurança quase uma dezena de autoridades marcou presença. Na inauguração da creche “Casa da Gente” somente o vereador Andrey Pestana prestigiou o evento. As demais autoridades municipais, prefeito, vice, secretário da Educação, secretária de Assistência Social tinham mais o que fazer. O convênio a ser assinado com a Secretaria Municipal de Educação para a contratação dos professores continua dormindo em algum escaninho do gabinete do alcaide, ou do Secretário. Sai muito mais barato cuidar da criança do que lidar com a delinquência juvenil, ou com o tratamento de viciados em drogas.
 
 
 
BARRIGA DE ALUGUEL 
A Fundação Lagunense de Cultura que estaria, momentaneamente, impossibilitada de receber recursos públicos, lançou mão de uma barriga de aluguel, que ficaria com os recursos em seu ventre, até é a hora do parto, isto é, à medida que fossem utilizados para contratar alguns eventos na praia do Mar-Grosso. 
___ Ilegal? 
___ Não entendo de maternidade, muito menos de inseminação artificial.
 
 
 
PATINHO FEIO 
O carnaval lagunense continua mais enrolado que serpentina. O caboclo “Tranca Rua” continua atuando no carnaval da orla da praia do Mar-Grosso. Durante todo o mês de janeiro, o povo ficou impossibilitado de frequentar a praça Seival, totalmente, interditada pelos promotores dos eventos musicais. Desde o ano passado, no final da avenida-Beira-Mar (norte) três pistas são interditadas para a montagem das áreas de concentração dos blocos. Dispersão: na praça Seival. Assim, estava programado. No entanto, o caboclo “Tranca Rua” mudou os planos. Blocos terão, apenas, 1.500 metros para o desfile. Logo após a praça do Villa, terão que debandar ou, retornar. Os mil metros restantes ficarão reservados ao “Skol folia” com camarotes, shows, praça de alimentação e muita música. Praça x Praça – Palavra do Secretário de Turismo, no domingo, o Bloco da Pracinha sairá do Magalhães, seguirá até a praça Seival pela rua Aderson Remor (S. Joaquim), e dali, pela avenida Beira-Mar até o local das concentrações. Uma dúvida, não tem uma praça de alimentação no meio do caminho?
___ E o Patinho Feio? 
___ Por mais inacreditável que pareça, o carnaval das Escolas de Samba virou um "patinho feio”, enjeitado pelos atuais dirigentes municipais.
___ Na história de Andersen, o pato feio não vira Cisne?
___ Pelo jeito só um milagre salva o Pato do sambódromo. Ao invés de Milhão estão oferecendo “milhinhos”, de gorjeta...
Quarta-feira, dia 12 de fevereiro de 2014. Prefeito tira o seu da reta, e decreta o fim do carnaval no sambódromo. Escolas de Samba organizam o “Enterro dos ossos”. Quem seria o coveiro?
 
 
 
NA TOCA DA ONÇA
Aderbal Moreira Cardoso passa a ocupar uma Secretaria de governo, entre as feras, na região mais insalubre do governo municipal. Cidadão religioso e com voz de pastor, conseguirá exorcizar o mal que já vitimou tantos companheiros?
 
 
 
PROMOÇÃO 
Bombeiro, Cabo Silva, promovido a sargento, afirmou, que agora é oficial, sua candidatura à Assembleia Legislativa, pelo PR. Prova de fogo...
 
 
 
ESTRAPOLOU 
Em entrevista à imprensa da região, prefeito Everaldo foi categórico: 
___ Estamos esperando um milhão de pessoas para o carnaval da Laguna.
E, na hora do aperto? 
___ Haja pipi-móvel, ou quem sabe, se constrói um turístico “COCÔBÓDROMO”?
Não esqueçam de que ainda não temos estação de tratamento de esgoto.
 
 
 
CARIDADE TAMBÉM PAGA IMPOSTO 
— Decreto do Imperador Dom Everaldo 1º, a Associação beneficente das “Damas de Caridade” que há mais de CEM ANOS exerce o sacerdócio da caridade, DEVE PAGAR IPTU. IRONICAMENTE, a turma quer ser mais realista que o rei, no caso, imperador. Senão vejamos: as “Damas” além de sua ação benemérita e ter sua sede no Centro Histórico ainda conta, entre os membros de sua atual Diretoria, a senhora Fanny S. Lopes, mãe do Secretário da Educação, Maria Salete Remor de Souza, tia do Secretário da Saúde e Laíla Baião Pereira mãe do procurador do município.
 
 
 
PARA RELAXAR
“Um casamento vai para o brejo quando você começa a engolir tantos sapos que não sobra mais tempo para comer perereca!!!!”
 
 
 
ASSALTO AO PONTO FINAL
Aniversário do Daniel, proprietário da Lanchonete “Ponto Final” na praia do Mar-grosso. Jorge, Mano, Tadeu, Alemão e outros, organizaram o assalto: churrascada ou a vida. Conseguiram, Daniel garantiu a carne e boca livre na cerveja. Festa de arromba e ponto final.
 

—————

Voltar