15jan11 - Comunidade (por Munir Soares)

14/01/2011 17:39

 2.011 - ANO DO CENTENÁRIO DO COLÉGIO “STELLA MARIS”.

 

ANO NOVO

O ano velho despediu-se, deixando na terrinha uma obra há muito aguardada: um Campus Universitário. A UDESC já é uma realidade, em nosso município. Com relação ao poder público municipal, sua atuação durante o ano que passou, deixou a desejar. O estado de abandono de nossas principais vias públicas e o desleixo para com os acessos aos pontos turísticos, ajudaram a alimentar o clima de desânimo da população. Alguns buracos de nossas centenárias ruas já entraram para o Livro dos Recordes. São fichados no Departamento de trânsito, com nomes e sobrenomes, e foram até considerados, de “utilidade pública”. Fazem parte da paisagem urbana.

O nosso belíssimo chafariz está, novamente, sem vida, sem pintura e sem esguicho. A rede de esgoto não saiu do papel. Falta de licença ambiental, ou da “contrapartida” da prefeitura? A iluminação subterrânea do Centro Histórico, uma idéia luminosa, que continuou apagada. O projeto de dragagem das lagoas continuou encalhado, nos canais competentes. O sistema de câmeras de vigilância, para inibir a ação dos marginais, também, não foi instalado. Melhorias na orla da praia do Mar-Grosso, postergadas.

O ano de 2.010 foi um ano perdido? Não, pois alguns importantes setores governamentais, como Secretaria da Fazenda, Educação e Saúde teriam funcionado muito bem. Poucas foram as reclamações dos serviços oferecidos por esses órgãos à população. Salvaram o ano.

O prefeito Célio Antônio (PT) continua bom de papo. Quem escuta seus convincentes discursos ou entrevistas, fica convencido de que a situação está sob controle, as verbas asseguradas e que as obras, logo, serão iniciadas. Célio, ainda tem dois anos de mandato. 2012 é ano eleitoral. Eleição atípica, sem o distrito de Pescaria Brava. Célio, bem esperto, já percebeu que o desenvolvimento da nova Laguna, que perde população, e grande extensão territorial, deve voltar-se para a expansão do mercado imobiliário com investimentos em infraestrutura turística (saneamento, segurança, trânsito) e melhorias na Educação e Saúde.

Se o prefeito Célio desejar emplacar seu sucessor, seja com a Secretaria da Saúde, vereadora Tanara, o assessor Jeferson Cripa ou secretário Nauro, vai ter que arregaçar as mangas e fazer do ano de 2011, o melhor ano de nossas vidas. 

 

PELAS ESQUINAS DA TERRINHA. PERGUNTA-SE:

Quem será o novo Secretário da Regional, com sede em Laguna? Alguém do DEM, PSDB ou PMDB? Pela “Gastronomia das urnas” indicaríamos a dupla “morde e assopra”. Flávio Bergler e Edésio Joaquim. Flávio não tem papas na língua e Edésio é o diplomata, conciliador. Ambos são bons de bico.

+ Vereador Deyvinson (PMDB) esteve reunido com o deputado federal Ronaldo Benedet e o vice-governador Eduardo Moreira. Na pauta: escolha do Secretário Regional. Palanque para a eleição à prefeitura de Pescaria Brava.

+ E, por falar em Secretaria Regional, repararam que o Mauro Candemil saiu, e ninguém deu pela falta...

Troféu caruncho; Quem está com pior aspecto: prédio do Mercado Municipal, GE Jerônimo Coelho, ou o Posto de Saúde da Carioca?

Pelo andar da carruagem, a obra de repavimentação da Rua Duque de Caxias vai terminar antes da construção da nova ponte da Cabeçuda?

Por que um quilo de filé de peixe “panga”, originário dos rios do Vietnam, é vendido no Brasil, por menos de R$ 9,00 enquanto um quilinho de siri, com casca e tudo, custa R$ 5,00?

E, o trânsito?

___ Continuamos com problemas na esquina do supermercado Tiele e nas proximidades do Bradesco (Centro). Placas de sinalização sumiram (esquina da Tenente Bessa/Duque Caxias (Celesc). Perigo!

A Guarda municipal não poderia atuar no trânsito, pelo menos, durante o verão?

 

NOTÍCIAS DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

O que anda acontecendo na casa do povo?

 

EJACULAÇÃO PRECOCE

Vereador Everaldo dos Santos (PMDB), de olho numa candidatura à prefeitura da Laguna, precisava eleger-se presidente da Câmara. Com esse projeto em gestação e, temendo que seu desafeto Tono Laureano, também, do PMDB, tentasse abortar suas pretensões, propôs mudança na Lei Orgânica e antecipou a eleição da mesa diretora da Casa. Elegeu-se presidente. Eufórico, de crista erguida, agia como se fosse o rei da cocada preta. Tono Laureano assimilou o golpe, respirou fundo e disse aos amigos: Isto é um caso de ejaculação precoce, o ato não foi consumado, no fim da história, quem vai gozar sou eu. Ele vai levar uma surra, de “vara”.

 

A REVANCHE

Vereadores Kfouri e Tono entram na justiça, pedindo anulação da eleição de Everaldo. Conseguem liminar; Vevê apela. Tribunal confirma decisão do juiz de 1ª Instância.

Tono:___ Não disse, que ele levaria uma surra de vara, da justiça?

Dia 1º de janeiro - Posse na Câmara. Com impedimento do Everaldo, o presidente Deyvinson deveria dar posse ao edil mais velho, no caso, Ronaldo Kfouri. No plenário, seis vereadores. Prefeito e vice prestigiaram o evento. Kfouri dá o pulo do gato. Depois de assumir, aproveitando-se da presença do ex-presidente Deyvinson que, segundo ele, garantia o quorum qualificado, marcou uma nova eleição para o mesmo dia. Chapa única, eleita com 5 votos, incluindo-se aí, o voto do petista Zezo. Deyvinson não votou. Dudu Carneiro, líder do governo, também, tomou chá de sumiço.

Curiosidades: vereadores eleitos com o Kfouri integravam, também, a chapa liderada por Everaldo, e que foi impugnada, liminarmente. Everaldo deve recorrer, derrota é ponto negativo às suas pretensões eleitorais.

 

NOVO PROJETO ARQUITETÔNICO DA CÂMARA 

Nos últimos anos, o assunto “cassação” parece fazer parte da “ordem do dia”, na Câmara de vereadores de Laguna. Agora mesmo, em pleno “affair” gerado pela eleição da Casa, boatos, cada vez mais quentes, falam da possibilidade de cassação de vereadores recém eleitos. Diante do exposto, alguém teria sugerido que o prédio da Câmara tivesse o formato de uma Arapuca ou, como diriam meus velhos amigos da Rua Custódio Bessa, uma “urupuca”. Os políticos estão na mira da justiça, é cassar ou caçar, eis a questão!

 

RAPIDINHAS

 

Futebol

Ronaldinho gaúcho vai mesmo para o Flamengo. Podemos garantir que o time da Gávea vai ter uma equipe emBALADA... 

Seleção da FIFA – Brasil conseguiu colocar dois jogadores na seleção de ouro da FIFA. Dois jogadores de Defesa (Lúcio e Malcon). Nossos atacantes estão em baixa, longe os tempos de Ademir Menezes, Pelé, Rivelino, Jairzinho, Tostão, Romário, Zico, Ronaldo, Rivaldo, Garrincha e tantos outros.

 

Curiosidades

Os nomes de todos os jogadores brasileiros, que receberam o troféu de melhor jogador do mundo, começavam com a letra “R”: Romário, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho e Ricardo (Kaká).

 

SELOS

Vem aí o selo do presidente Lula. Os adversários poderão continuar, “metendo a língua” no ex-presidente...

 

NA PRAIA DO MAR GROSSO

João Alfredo Dias – o Babá saboreava sua cervejinha no Bar do Arantes. Seu companheiro Carlinhos Rollin já seguira em direção à praia do Mar-Grosso.

Ele, disse o Babá, adora apreciar a natureza, principalmente, no verão. Já pensou, até, em fazer um curso especial, para Guarda-Vidas.

___ Especial? 

___ Sim, serviço de emergência no atendimento às pessoas vítimas dos ataques da mãe d água, e com direito a uma cadeirinha no alto do Posto. Coisa de aposentado.

___ Rollin não estaria interessado no estudo da anatomia das sereias bronzeadas?

___ Não! Conheço suas preferências, Rollin prefere “baleia branca” e loura.

___ Mulheres robustas, adiposas e branquelas?

___ Baleia branca! Restaurante Baleia Branca e uma loura gelada com o mar, e o resto do mundo aos seus pés... Sem estresse!

 

MISTÉRIO

Após uma reunião na minha estante, eles concluíram que o caso é grave. Exigia investigação urgente. Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Miss Marple, Inspetor Maigret. Arsène Lupin e Ed Mort, detetives mundialmente famosos, saíram a campo para solucionar o “Mistério do sumiço da Biblioteca Pública da Laguna”. Na próxima semana novas informações sobre o rumoroso caso.

 

—————

Voltar