15mar14 - Comunidade (por Munir Soares)

14/03/2014 14:37
AVE DE MAU AGOURO
Do carnaval restaram, somente, cinzas. Do baú das minhas lembranças ouço ainda, pelas ruas, o som das matracas anunciando o início da quaresma. Quarenta dias para reflexão e recolhimento interior. Quem dança na quaresma, cria rabo, sentenciava a vovó. Filme como “Vida, Paixão e Morte de Cristo” entrava em cartaz durante a Semana Santa. Ao lado da Matriz Santo Antônio dos Anjos, a encenação da “descida de Cruz” emocionava a todos os presentes. Durante a procissão do “Senhor morto” a figura do centurião amedrontava a criançada. No sábado de aleluia, as crianças faziam justiça pelas próprias mãos, malhando Judas e, no dia seguinte, na Páscoa da Ressurreição, eles comemoravam o fim da quaresma se lambuzando com os ovos de chocolate.
Acabou a fantasia. Todos os prefeitos, inclusive o nosso, sabem que, em ano eleitoral, nenhuma obra pública poderá ser iniciada, após o mês de abril. Incluí-se aí a reforma do Mercado Público. Passada a muvuca carnavalesca uma sombra, tipo ave de mau agouro teria deixado o prefeito Everaldo, incomodado, disposto a tomar providências. 
O fato: 
___ Olha eu, aí, de novo! 
Na semana que passou Mauro Candemil, ex-candidato a prefeito, ex- secretário da (19ª) Secretaria Regional, em declaração a uma rádio local, teria reafirmado seu desejo de ser prefeito da Laguna. Imprensa escrita, também, teria tecido rasgados elogios à passagem do Mauro pela 19ª. Parece coisa orquestrada, disse alguém ligado à atual administração. Declaração do Mauro foi no mínimo inoportuna, dando a impressão de que o referido cidadão, não acredita num segundo mandato de seu correligionário Everaldo dos Santos. Como são lobos do mesmo covil, eles que se entendam. Por via das dúvidas, aconselho o prefeito a comprar um patuá.
 
 
 
INTERROGAÇÃO
No paço municipal perguntava-se: por que um importante assessor do prefeito Everaldo prestigiou a entrevista do Mauro? FOI A KRIPTONITA? Vice-prefeita Ivete Scopel não teria comparecido ao camarote da SKOL destinado às autoridades. Prefeito Everaldo cobrou.
___ Não fui, porque não recebi o meu abadá, teria dito dona Ivete. A vice-prefeita também estaria sendo afetada pelos malefícios da kriptonita?                
 
 
 
VISITA ALVISSAREIRA
Prefeito Everaldo dos Santos, doutor André, advogado, vereador Thiago Duarte, empresários Samir (Kilojão) Rogério (Dek 10) e outros, visitaram a creche “Casa da Gente” (Irmã Maria), na Barbacena. Prefeito visitou todas as instalações, inclusive o parquinho, conversou com as crianças e professora. A “Casa da Gente” (da Irmã Maria) não é somente uma creche, é um projeto social que visa atuar junto com o Poder Público, para tirar da marginalidade social e educacional toda aquela comunidade, atualmente, com cerca de 300 famílias. Prefeito Everaldo já teria enviado à Câmara de Vereadores projeto de apoio financeiro às crianças da Creche da Barbacena. Quaresma é isto, solidariedade e apoio às nobres causas.
 
 
 
EXAGERADOS!!!
Os estatísticos de Itu bateram o martelo: 500.000 pessoas visitaram Laguna durante o carnaval. Mais gente que a população de Florianópolis (ilha e continente).
___ Era tanta gente, que os Blocos tiveram que desfilar em outra cidade, por falta de espaço.
 
 
 
DIREITO À IMAGEM 
O Bloco da Pracinha é a atração máxima do carnaval da Laguna. A imagem do bloco é estampada em todos os jornais. Filmada até do helicóptero. No site da Prefeitura só dá “Pracinha”. No facebook suas imagens são compartilhadas por milhares de pessoas. Está na hora de se cobrar direito à imagem para financiar seu carnaval, sem dever favores.
 
 
 
YABBA-DABBA-DOO 
Esse é o grito de guerra do Fred Flinstone. Políticos em campanha, no palanque dos blocos, vestindo abadás e distribuindo acenos e beijinhos não parece coisa do tempo da pedra lascada? 
___ Votem no DINO-ssauro...
 
 
 
DISCO VOADOR NA GALHETA 
Ia começar mais um tranquilo dia de pescaria. Acampados na prainha da Galheta Evaldo Chede, Alvinho Sebolt, preparam material para passar a noite pescando garoupa, no costão. Piston e Ziq e Luiz Paulo eram coadjuvantes. Às duas e meia da madrugada eles deixam uma penca de garoupa, numa toca, e descem o morro. Hora de um café reforçado. Ao deixar a barraca Chede percebe um brilho intenso, uma luz fantástica vinda do céu, meio de leste, que inundava todo o cabo de Santa Marta Pequeno. Era como se um poderoso refletor trouxesse até eles, bem de perto, a luminosidade de uma estrela. Num rasgo de coragem e curiosidade nossos pescadores subiram a colina, queriam olhar, frente a frente, aquele objeto ainda não identificado. Lá estava ele, aquele olho de fogo, um boitatá espacial a lhes examinar, analisar. Paralisados, mudos, espantados, os homens ficaram sem ação, até que a “coisa” se movimentou na direção deles. A adrenalina gerou o medo. O cabelo ficou em pé. Algo morno e humilhante desceu pela perna de um deles. Abandonaram tudo, desceram em desabalada carreira, e se trancaram na barraca. Eram quatro da manhã. Mais encorajados, agarrados como siri na lata, saíram em busca de água da fonte. Precisavam de mais café forte. Retornavam de vasilha cheia, quando a luz surgiu por cima das pedras. Era como se tivesse à espreita. Nova disparada. Só voltaram a botar a cara na rua quando o sol raiou, e a misteriosa luz havia desaparecido. Na mesma noite dois pescadores da Passagem da Barra teriam fugido ao presenciar o mesmo fenômeno.
Outra versão da história, que é baseada em fatos reais, nos foi contada pelo proprietário de um bar, da Galheta. Escondidinho ele viu tudo.
___ Era um disco voador. Pousou, suavemente. Nele eu consegui ler a inscrição: Eroticus-Cosmos. Experiências sexuais intergalácticas.
Um raio azul foi projetado e um dos pescadores da Galheta foi sugado para o interior da nave ficando por lá, por uns 15 ou 20 minutos. Não foi possível identificar qual deles foi abduzido. Eles negam esta versão, e não gostam de falar no assunto. O nosso informante foi categórico.
___ Aconteceu. Lá dentro do OVNI, alguém viu “estrelas”...
 
 
 
OS BOTOS DA LAGUNA E SUAS CURIOSIDADES
Num relato escrito em 2004, alguns pescadores já demonstravam preocupação com a morte prematura dos botos da lagoa Santo Antônio dos Anjos da Laguna. Ainda nos dias atuais, segundo eles, nossos botinhos continuam sendo assassinados pelas redes de bagre colocadas ao longo do rio Tubarão e no canal da barra. Um crime ecológico ainda não erradicado do nosso sistema lagunar. Recentemente, o filho da Botinha do rio, teria aparecido morto. Botos são batizados pelos pescadores, com nomes curiosos. Judeu, boto egoísta. Cercava o peixe, e não deixava nenhum outro, aproximar-se. O Gavião rasgava a tarrafa para roubar o peixe. O Taxi – percorria todos os pontos de pesca, mas não ficava muito tempo em nenhum deles.
Apelido é uma instituição nacional. Sabem quem assinou o relatório sobre os botos? Dido Moraes, Tido pescador, Tabaco, Pão de Gelo e Latinha.
 

—————

Voltar