15mar14 - Orleans: Grupo Coralista da Itália visita Museu ao Ar Livre

14/03/2014 14:40
Na quarta-feira (12), um grupo de italianos, 46 pessoas, que fazem parte do Coral Soldanella, da Província de Trento, na Itália, fizeram uma visita ao Museu Ao Ar Livre Princesa Isabel. Eles foram recepcionados pelo vice-reitor, Dr. Guilherme Valente de Souza, e pela equipe do museu. Na oportunidade conheceram um pouco mais da colonização italiana no Brasil. Os visitantes ficaram encantados com o local, desde o ambiente único até as ferramentas de trabalho e utensílios domésticos usados na época pelos colonizadores, em exposição permanente do acervo.
A Província de Trento hoje reconhece Orleans como uma cidade Trentino Gemellaggio (Cidades-Irmãs), Orleans e Ala Trento. “É um justo reconhecimento aos descendentes trentinos e italianos que moram em Orleans e Região. Tal reconhecimento da italianidade eleva a cultura e as tradições de nossa gente”, disse o museólogo Walter Debiasi.
“A visita foi surpreendente e emocionante, por tudo que vimos feito pelos italianos há mais de 130 anos atrás aqui no Brasil, mesmo com toda pobreza e miséria que existia na Itália naquela época. Por meio da contribuição dos italianos, construirão uma grande nação, e a Fundação Educacional Barriga Verde está fazendo um grande trabalho cuidando de tudo isso”, relatou o Prefeito de Brentonico, Província Autônoma de Trento, que acompanhava o grupo, Giorgio Dossi.
O grupo coralista está em turnê pelo Brasil e na noite da última terça-feira (11), o grupo também esteve na comunidade de Rio Pinheiro Alto numa apresentação para mais de 400 pessoas.  A apresentação do coral terminou por volta da meia noite, com muita cantoria. Foi um verdadeiro encontro de avivamento.
 
46 pessoas coralistas da Província de Trento, na Itália conheceram o Museu Ao Ar Livre 
Foto: Thaiara Pilon

—————

Voltar