15mar14 - Pessoas (por Gladys Helena)

14/03/2014 15:58
Anos 70
Tubarão está precisando dar uma renovação completa na rede de semáforos com a substituição de quase todos os equipamentos, que convenhamos estão sucateados. O assunto foi abordado na câmara pelo vereador Chumbinho: “Não sei quantos semáforos tem hoje, no mínimo uns trinta, todos de qualidade dos anos 70 ainda, quando queima um sinal no nosso município leva em torno de 15 dias para voltar a funcionar”. Correção: Vereador Chumbinho o Sargento Batista quando foi Secretário de Trânsito no segundo mandato do Prefeito Carlos Stüpp andou trocando alguns. Verifique!
 
 
 
Bar do Dedé
Desde que foi fundado, há mais de 18 anos, esse hebdomadário deixa toda semana, alguns exemplares no Bar do Dedé em Capivari de Baixo, porque sabemos que lá circula um grande número de clientes. Os empresários Evaldo José de Souza e Antonio Carlos de Souza, proprietários do estabelecimento, não podem se queixar do movimento, nesses 51 anos de funcionamento, comemorados no último dia 1º de março. 
 
 
 
Vergonha
Moradores do bairro São Martinho denunciam a situação dos dois postos de saúde municipal. Ambas as unidades estão com falta de médicos, há dois meses. A comunidade que precisa utilizar os serviços médicos não sabe a quem recorrer, já que a orientação do hospital é para os pacientes procurarem os postos. E aí Ministério Público? 
 
 
 
Cantilena de mentiras
Prefeito Marco Cascaes der Orleans ao discursar para as mulheres, na homenagem que a câmara prestou, equivocou-se. Disse o alcaide: “Basta olharmos a nossa volta, Elizabete, Dona Ângela, que nos representam tão bem, que trazem uma harmonia tão importante para essa casa legislativa”... Ora... Bete e Ângela mal abrem a boca nas sessões da câmara. Ao longo desses quase trinta anos de militância jornalística, mais uma vez descubro que os políticos, na maioria das vezes, são fanfarrões exibicionistas, arrivistas hipócritas e populistas de plantão enfatuados. 
 
 
 
Trânsito
Em pleno Dia D a escala da guarda municipal de Tubarão constava: Três guardas na parte da manhã e dois guardas na parte da tarde. Pode um município do porte de Tubarão, trabalhar só com dois guardas municipais, no dia de movimentação do comércio? Bem daí teria que pagar hora extra para os guardas... e cadê do Prefeito Olávio abrir a mão? Que se rale o povo. 
 
 
 
Pegando fogo
Não está sendo nada fácil para a bancada governista defender na câmara a administração do PT tubaronense. Veja parte do diálogo entre Chumbinho e Matusa na tribuna sobre um caso ocorrido no centro da cidade, no Dia D, onde um monitor do estacionamento rotativo teve que trabalhar como guarda orientando o trânsito, quando um dos semáforos parou de funcionar: 
_ Tem que parabenizar aquele cidadão que ficou ali, em torno de uma meia hora, orientando os motoristas. Estacionei o meu carro e fiquei olhando, ficou um vuco vuco. Disse Chumbinho. 
_ Deveria ter ido ajudá-lo, ao invés de ficar olhando. Retrucou Matusa
_ Eu não ganho para isso. Respondeu Chumbinho 
_ Ele também não ganha para isso. Treplicou Matusa 
_ Por isso mesmo, dá uma gratificação para esse homem, porque ele resolveu o problema que era da guarda municipal no sábado. Encerrou Chumbinho. 
 
 
 
Balancete
O presidente da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, Edison Cardoso Duarte (PDT) quer as cópias das notas fiscais e empenhos dos Balancetes da prefeitura referente aos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado. Carece perguntar por quê?
 
 
 
Técnico?
O vereador Evandro Almeida do PMDB de Tubarão que saber onde está o tão falado corpo técnico da administração Olávio Falchetti: “Está na hora de trazer esse corpo técnico da prefeitura municipal. É só o que o prefeito sabe falar: “Eu só tenho técnico na prefeitura”. Então cadê?” É... vereador, cidade sem gestor dá nisso. Já passou um ano e três meses de mandato, já passou o carnaval... e a cidade continua na inércia.  Está na hora do prefeito trabalhar para o povo que o elegeu. 
 
 
 
Partido da Mulher
Gostei muito da colocação do vereador de Orleans, Geada (PMDB), em seu discurso na sessão solene da câmara em homenagem as mulheres. Geada disse que naquele dia ele estava transformando o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) em Partido da Mulher do Brasil. Nós, mulheres, agradecemos.
 
 
 
Mulher 
É muito sábio o pai do vereador Mário Coan (PSDB) de Orleans. Ele orienta seus filhos a cuidarem bem de suas esposas: “Porque depois que a mulher da gente parte, a gente perde muita coisa”. 
 
 
 
Bombeiros
O vereador Farinheira (PT) de Capivari de Baixo quer que a central do corpo de bombeiros seja transferida para o centro cidade, ao invés das margens da BR 101. 
 
 
 
UNIBAVE
O Unibave irá ofertar, em Orleans, aproximadamente 80 vagas para cursos técnicos gratuitos como Técnico em Logística e Técnico de Reabilitação de Dependentes Químicos. A ação acontece em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC). A iniciativa do governo federal oferece bolsas de 100% para estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio.  
 
 
 
Carnaval 2015
Na tarde de quinta-feira, dia 13, o diretor geral da SDR de Laguna, Robson Elegar Caporal deu inicio as tratativas com as Escolas de Samba de Laguna, para regularização das pendências que restringiram o repasse de recursos estaduais e o planejamento do Carnaval de 2015. Os presidentes das agremiações carnavalescas foram recebidos um a um, para orientações sobre as questões pendentes e ouvidas as propostas para o planejamento do próximo ano. Participaram das audiências os presidentes das escolas Xavantes, Os Democratas e Mocidade Independente. Segundo Caporal, “a ideia que inicialmente se desenha é a realização de eventos durante o ano através da Liga das Escolas, para o início da captação de recursos. Afinal a tradição cultural das escolas de samba não pode morrer e terão todo o apoio do governo do Estado” ressaltou. O problema é que 2014 é ano de eleição e fica a pergunta: Raimundo segue?  
 
 
 
Pai
Ontem, dia 14, fez exatamente um ano que meu pai, Agenor José da Cruz, deixou esse mundo. Às vezes é tão difícil de aceitar os desígnios de Deus! Mas, hoje já compreendo que perdas, fazem parte da nossa maturidade. Eu sei ou estou me convencendo disso…
O bom é que agora posso falar com você a qualquer momento e de qualquer lugar e sei que sua presença e da minha mãe estarão sempre ao meu lado. Saudade… é o amor que fica! E é essa saudade boa que estou deixando o tempo colocar em meu coração. 
 
 
 
Entrega da Medalha JK 
Em homenagem às personalidades que se destacaram pelo importante trabalhado realizado na área de transportes, o deputado federal Edinho Bez (PMDB) - que é membro da Comissão de Viação e Transportes - esteve presente na quarta-feira (12), na cerimônia que prestigiou colaboradores, advogados, administradores de empresas, que ao longo de 2013 desenvolveram ações para aprimorar o setor de transporte brasileiro. Os homenageados receberam a medalha JK. O deputado ressaltou o grande valor do segmento e agradeceu a dedicação desses profissionais que são a chave para o bom desenvolvimento. “Essa medalha faz jus a estes grandes guerreiros como o meu conterrâneo, o empresário Rui Acácio Lima, que contribuem para manter o dinamismo da economia do nosso País”, disse.
 

—————

Voltar