15out11 - Comunidade (por Munir Soares)

14/10/2011 15:59

 

ENGATADA EM CACHORRO
Diariamente, no período matutino ou vespertino, acontece o desfile “canídeos fashion”. Senhoras e crianças passeiam com seus cães de butique.Cachorrinhos de todas as cores.Engraçadinhos e saudáveis. Jovens, atletas de academias, também circulam pela orla da praia, puxados por minúsculos animais felpudos, que mais parecem um pompom de quatro patas. Dizem que os cães, da raça Papillon, são sucesso nas passarelas. Cães de guarda, alguns de raças “fabricadas”, como o rottwailer, são animais ferozes, que adoram arrancar o fundilho das calças dos carteiros (eles são contra a greve do pessoal dos Correios).
Os cães, possivelmente descendentes dos lobos, estima-se, que tenham sido domesticados há mais de 30.000 anos. Foram adorados no Egito, e endeusados na Grécia antiga. Execrados durante a Idade Média, possíveis disseminadores da peste. No mundo moderno, Laika, a vira-lata russa, foi o primeiro animal a entrar em órbita da terra. No cinema, vibrei com as aventuras de Rin-tin-tin. Lassie fez a cabeça de nossos filhos, e o Scooby-doo alegra nossos netos. E o Pluto? 
___ É filho de quem?
Cachorro está na moda. Mascote das Emergentes. Lojas de grifes para as cadelinhas. SPAs e Academias desestressam e mantém a forma dos caninos de luxo, que adquiriram até o direito de usar o sobrenome da patroa. Os animais de rua conquistaram novos protetores, incluindo o site “animaiSOS – adote um amigo”.
E os efeitos colaterais?
Por mais sofisticados que tenham ficado os cães continuam defecando no chão e irrigando postes.
Jornalista do Le Monde, saía de casa, em Paris, quando pisou num cocô de cachorro. Aborrecida, levantou alguns dados sobre o assunto. Conclusão: Na Cidade Luz, 200 mil cães produzem, por dia, 16 toneladas de titica.
É cada vez maior o número de noivos, de outros municípios, que resolvem casar, na Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna. Algumas cerimônias nupciais, atualmente, são acontecimentos sociais que obedecem a um script cinematográfico. Já soubemos de caso, em que uma cachorrinha amestrada, entrou na igreja, levando nos dentes, uma cestinha com as alianças. Para a maioria dos fiéis, o sacramento do matrimônio, é apenas um evento social.
 
 
A Matriz estava lotada, Casamento fino. Num telão, o “data show” revivia detalhes do romance dos nubentes, namoro, noivado, festas, com a trilha sonora da última novela de sucesso, o sacerdote, que não estava gostando muito de todo aquele carnaval, postou-se no altar à espera da noiva. A moça saltou do carro. A promotora do evento ao abaixar-se para ajeitar a cauda do vestido, sentiu a catinga. A bela noiva havia atolado o sapato num cocô de cachorro, recém saído do forno. Chamada às pressas, uma testemunha trocou de sapatos com a nubente, mas logo tratou de retirar o selo, esfregando o calçado numa graminha, defronte à Casa de Anita, local onde, outrora, as noivas se vestiam para o ato matrimonial.  Tirou a marca do crime, não eliminou, totalmente, o mau cheiro.
O padre celebrante sentiu o clima, bom de faro. Encurtou o sermão, e mandou recado ao sacristão, carrega no incenso, e troca a água benta, por chanel.
___ Vou ter que dar a benção com perfume, antes que este casamento termine numa Lua de Mer...
A fim de evitar surpresas, promotores de festas de casamento devem autorizar, antes da cerimônia, uma “varredura” em todo o adro das igrejas.
___ Ele era um Huski siberiano, belíssimo animal, descendente do famoso Balto, cão que virou estátua, no Alasca. Por insistência da esposa, o bicho dormia na cama do casal. Bem no meio dos dois.
Discussões e algumas brigas até que, finalmente, o marido cedeu. Engatou-se no cachorro... 
 
A BARRA PESOU
A obra tem projeto e verba, afirmavam as autoridades. Licença da Baleia Franca é solucionada. Empreiteira vence licitação. Governador assina a Ordem de Serviço.
___ Esperem, ainda faltam a Licença Arqueológica e a Licença ambiental de iniciação da empreitada. O povo revoltou-se.  Tranca a rua! Tudo resolvido. Licença não é mais empecilho.
___ Tragam máquinas e homens.
___ Alto lá! Não tem saibro. A jazida não foi liberada. Pára tudo, onde jaz a jazida?
O pessoal da região da Ilha não tem mais saco. Chega de tapeação, enrolação, engabelação. 
___ Fecha a rodovia! E, assim, foi feito. Autoridades correram em busca de solução.
Empresa prometeu reiniciar trabalhos, pela Ponta da Barra, no local onde a estrada corre pelo meio da lagoa. Nova reunião ficou marcada para o dia de “São Nunca”.
___ Calma, o novo encontro será no dia 1º de novembro.
___ 1º de novembro é o dia de Todos os Santos, consequentemente, também, é o dia de “São Nunca”.
 
QUE TAL 
Contratar o pessoal da Ilha, para fiscalizar o andamento das obras do lote 25 da BR 101?
 
VENENINHO POLÍTICO.
Políticos de Pescaria Brava manifestaram preocupação com relação ao futuro político do vereador, e presidente de Câmara Municipal de Laguna, Everaldo dos Santos (PMDB).
___ Everaldo optou por disputar o próximo pleito, por Laguna. Vão puxar o tapete dele. O diretório do PMDB lagunense, dificilmente, homologará seu nome para candidato à prefeitura de Laguna.
___ Trama maquiavélica...
 
E, QUAL SERIA O PLANO “B”?
Executar o Projeto “A volta dos que não foram”. Para a ala conservadora do partido, o sonho não acabou.O processo de ressurreição da candidatura do Mauro Candemil está em andamento...
 
HEGEMONIA
Costuma-se dizer, que a sigla Peemedebista na Laguna, é dona de sete mil votos (7.000), aproximadamente. Diante da nova realidade: separação de Pescaria Brava, crescimento eleitoral do PT de Célio Antônio, perda de lideranças como Deyvinson de Souza e Tono Laureano (vereadores), o PMDB ainda manterá sua hegemonia, no cenário político da terrinha?
 
A EXPERIÊNCIA
No coração do Centro Histórico de Laguna, na praça da Matriz, o Restaurante Pardhal`s, com serviço de bufett, é um referencial da gastronomia, na cidade Juliana. Variedade, quantidade e qualidade, dezenas de pratos, que mantém a clientela, fiel e assídua.
Semana passada, apresentou-se uma senhora, bem credenciada, disposta a trabalhar na cozinha do “Pardhal`s”, em caráter experimental. Conversou com Ricardo, o proprietário. Combinado. Iniciaria seu período de experiência, já no domingo, às sete da manhã, pois às onze horas, o buffet deveria estar suprido, com todas as iguarias. Quentes e frios.
Na cozinha, as “motoristas de fogão” controlam todas as bocas. O vai-e-vem dos garçons exige rapidez, e atiça a criatividade. 
___ Mais uma lasanha. 
___ Saindo o fricassé de frango. Olho no filé de peixe.
___ Salta uma tainha grelhada. 
___ Outro suflê. Cuidado com a carne assada. Tirem o quibe do forno. Abram caminho para o empadão.                                         
___ Tá faltando bife ao ponto... 
A rotatividade é grande, e o apetite é o mesmo.
Na cozinha, coração de todo restaurante, as meninas não diminuem o ritmo, atentas a tudo. 
___ Pediu, tá na mão do garçom. O freguês não pode esperar.
Uma rotina que só vai parar às 15 horas. Três horas da tarde quando as cozinheiras, copeiras, garçons e demais ajudantes sentam para almoçar.
___ Onde está a novata? Pergunta o proprietário.
Antes que alguém respondesse a mulher surgiu, já toda arrumada, e com a mochila às costas.
___ Que tal a experiência?
___ Seo Ricardo, nunca vi disto, é fogo na frente, fogo por trás, fogo por todo lado. É preciso ser de circo, para não deixar sapecar a franga.
___ É serviço pra louco. Vou-me embora, tchau, e obrigada pela companhia.
E, lá se foi a novata, não quis nem receber o dia de trabalho.
Num cantinho do salão, Toninho, cozinheiro licenciado, conversa com o Celso Abel:
___ É por isso, que eu bebo.. 
 
NOTAS CURTAS
 
Mar-Grosso
Estamos no último trimestre do ano. As obras da beira-mar vão caminhar em ritmo mais acelerado?
 
FINCANDO PAU
Fiquei intrigado ao ver tanto pau fincado, em área próxima ao Laguna Internacional. Parece uma plantação de eucaliptos.  Dizem que é uma boate erótica. A construção lembra montagem de circo, primeiro fincam o pau, para depois levantar os panos.
 
UMA OVA
O Edésio descobriu tudo. O Chede da Pizzaria, noite dessas, pescou um enorme borriquete ali no caís, ao lado do Mercado Público. Pescaria noturna. Ficou na moita. Preparou um ensopado, e convidou, somente, o Dr.Lúcio. Para a freguesia das terças-feiras, uma ova. O amigo e botafoguense Righetto, não ganhou nem pirão do caldo. Nelson Mattos promete represália.

—————

Voltar