16abr16 - Comunidade (por Munir Soares)

15/04/2016 11:40
REPINIQUE DO MAESTRO
Cada noite de pré-carnaval era encarada como se fosse o desfile oficial. No barracão dos blocos, os ensaios eram tratados com muita seriedade. A sede do “Xavante” era num casarão vetusto, ao lado do atual Iate Clube, mas a história que vamos contar aconteceu no quintal de ensaio do bloco infantil, “Filhos do Xavante”. Pioneiro no carnaval de rua da Laguna.
Naquela tarde de sábado, o garoto, meio tímido, misturou-se ao grupo de rapazes que ali estavam para fazer o teste. Candidatos a músicos como integrantes da Bateria do Bloco. O ensaiador era muito exigente, todos tinham que demonstrar habilidade e versatilidade, tocando vários instrumentos: reco-reco, pandeiro, cuíca, chocalho, tamborim, surdo, etc. Ao final do ensaio, o jovem tímido, mesmo demonstrando seu potencial musical, foi reprovado no teste. Seu nome? – DEROCI DE OLIVEIRA. Maestro da Banda “Carlos Gomes,” desde o ano de 2.005.
Acho, que meu irmão, ensaiador e dono do bloco “Filhos do Xavante” teve suas razões ao reprová-lo. Percebendo a potencialidade do aspirante a músico, deve ter pensado: “não vou criar cobra no meu aprisco”, ele que vá tocar noutra freguesia. Foi o que fez, botou a viola no saco, e foi tocar no “Aimorés”, bloco do seo Ivo.
A Banda “Carlos Gomes” completa em 2.016, 134 anos de existência. A Banda só não debanda porque pessoas dedicadas, amantes da arte e da cultura musical da santa terrinha, teimam em mantê-la viva, e atuante. Rendamos tributos aos maestros, desde Tonico Felisberto, Antônio Figueiró, passando pelo Cacique até à geração de Deroci. Entre os beneméritos, que ajudaram as bandas a marcharem, de passo certo, através dos tempos, lembro-me de Chiquinho Pestana, Manoel Américo, Boaventura Barreto, Cid Ribeiro, Dorival (Tofinha) de Oliveira e Antônio de Pádua (Moela).
Na Banda do Rincão, o que chamava a atenção, era a devoção do Jaci, todo empertigado em seu uniforme, carregando aquela maleta. Não me recordo de vê-lo tocando algum instrumento. Sua responsabilidade era levar a mala com as partituras. Jaci era o guardião do tesouro, as notas musicais...
 
 
 
EMENDAS PARLAMENTARES
Atenção senhores deputados, que levam votos, aqui, na santa terrinha. A saúde financeira da “Carlos Gomes” continua abalada. Quem dos senhores se habilita destinar uma parte de suas Emendas Parlamentares para salvar a idosa “Carlos Gomes”?
 
 
 
PRAGA – Atenção:
___ Quem não der uma “Mãozinha” para a Banda, pode levar Pontapé na Bunda!
Em se tratando de Banda, o castigo é “dobrado”!
 
 
 
AGITAÇÃO NA TERRINHA: ZOEIRA PORTUÁRIA
Não faz muito tempo tivemos a exoneração de todos os administradores do Terminal Pesqueiro de Laguna. Na terça-feira, 12, a notícia surpreendente, demissão em massa de funcionários. Desempregados revoltados bloquearam a entrada do Terminal. Extra oficialmente informa-se, que o ex. Secretário Nacional da Pesca, José Fritsch (PT) assumiria o comando do Porto. Se o terminal é mesmo tão importante para a economia do nosso município por que nossas autoridades (Prefeito, vereadores, Acil, CDL, Colônias de pesca) continuam de braços cruzados diante da esculhambação que se instalou no Terminal Pesqueiro da Laguna?
___ Quem tal fazer gelo com água benta para exorcizar a “ziquizira”?
Nosso pessoal, que gosta tanto de Audiência Pública, por que não marcar uma, nas dependências do Porto? Hora de agir. No mês de Tiradentes, do impeachment e do desemprego, já temos muita gente com a corda no pescoço.
 
 
 
ATRASADINHO
Pela segunda vez, Sua Excia. Everaldo 1º, rei da Babilônia, abusando de suas prerrogativas reais, chega atrasado a um evento previamente agendado. Monarca que dorme no ponto acaba perdendo o trono.
Assessores do rei estariam providenciando um despertador digital, um relógio cuco e um galo. Acorda prefeito!
 
 
 
COICE NO PANGARÉ I
Boato que circulou pela cidade: Presidente da Câmara teria exonerado o homem do Pangaré, protegido do vereador Kek.
___ Roberto Alves e Kek não são do mesmo partido – o PP?
___ Exatamente, político é igual à cobra, quando não tem o que comer, morde o próprio rabo.
No caso, teria sobrado para o “Pangaré”. Segredo de sepultura: Para evitar atritos mais sérios, vereador Kek pediria nova licença da Câmara. Boatos?
 
 
 
COICE NO PANGARÉ II
Sessão da Câmara de quarta-feira (13). Vereador Kek, conhecido por seu destempero verborrágico, após xingar o presidente da Casa, ameaçado de ser retirado pela polícia, teria dito:
___ Se a polícia vier vai te levar também...
Consta que, nos bastidores o deBate terminou em pugilato. Socos e petelecos.
 
 
 
REFORMA AGRÁRIA
Comenta-se, na terrinha, que estariam oferecendo até terrenos a quem assinasse ficha de filiação em determinado partido. Um suplente de vereador, de pouca votação, ganhou um lote. Ao chegar em casa, tratou de verificar a localização do imóvel.
___ Quadra 40. Lote 25. De frente para o mar. Extremando à direita com o jazigo da família X; à esquerda, um mausoléu.
O candidato havia recebido um lote no cemitério. Escritura ad-eternum. Pelo jeito, seus votos serão depositados em urnas funerárias.
 
 
 
A GEOMETRIA DO ATRASO
Na semana que passou, o boato soprou lá para os lados da ADR (ex-SDR). Funcionários terceirizados teriam recebido ordens de cruzar os braços, e ficarem em casa. Os veículos, alugados, não sairiam das garagens. Qual seria o “X” do problema? A Locadora “Triângulo” estaria sem receber a grana há meses...
 
 
 
NO SALÃO – Terceirização
Gabi - Zildinha, teu marido continua mulherengo?
Zildinha: Sim, final de semana ele cai na gandaia. Perde-se na encruzilhada da prevaricação...
Gabi: E tu, ficas nessa tranquilidade? Não tomas providências?
Zildinha: Apelo para o serviço de terceirização. Entro no site “Chifres, entre aspas” e contrato um “marido” para o final de semana.
Gabi: E, quando o maridão retorna, cantando aquela musiquinha debochada “vem nega, vem curar teu nego/ que chegou de porre/ lá da boemia”...
Zildinha: Eu apenas lhe faço cafuné nas têmporas, a fim de evitar aparecimento de efeitos colaterais. Quando o cérebro não pensa, é a cabeça quem paga...
 
 
 
CAMARÃO AO BAFO
Nosso amigo Edésio Joaquim é o solteiro mais cobiçado da Praça do Museu. Um bom partido para as “moçoilas” casadouras da histórica pracinha. Até Anita já estaria com torcicolo de tanto virar o rosto para mirar a janela da casa do Edésio. No entanto, seus dotes culinários, deixam muito a desejar. Dona Zaida, sogra do Chedão é sua conselheira de forno e fogão.
___ Dona Zaida, hoje vou preparar “camarão no bafo”, receita da Ana Maria Braga. Dois dedos de água, uma pitada de sal, dois cálices de vinho branco e um pouco de grão de bico. Quando a água ferver é só colocar o camarão, sem cabeça, e servir.
Por trás do biombo os garçons Jorge e “CY”, cochichavam.
___ O Edésio não ouviu direito. O papagaio “Louro José”, cansado de só dar o pé, pediu a sua patroa uma receita para sair do armário, isto é, soltar a periquita.
Tomara que a tal receita não funcione com humanos...
 
 
 
BORRALHO QUENTE
A festa promovida pelo vereador Vilsinho Elias Vieira (PSDB), no “Borralho” do Iate Clube, foi super prestigiada. Nazil Bento Junior (PSDB) candidato a prefeito, animadíssimo, na companhia dos candidatos à Câmara de Vereadores pelo ninho tucano. Prefeito Everaldo (PMDB) e quase todo o seu staff administrativo prestigiaram o evento. Ex-vice-prefeito Zeno Alano Vieira (PMDB) também marcou presença.
 
 
 
NO POSTO
Perguntei ao vereador Macho, presidente do PMDB local:
___ Tu estás com quem?
___ Com o PP do Roberto Alves, com o prefeito Everaldo da Ala Um do PMDB ou com o Mauro Candemil da Ala Dois do PMDB?
Ele sorriu e respondeu:
___ Pergunte ali, no meu Posto Ipiranga...
 
 
 
TRILHA DO CAOS
Seguindo as imagens captadas pela lente do Elvis Palma eu percorria a trilha do caos, pelo interior do prédio da Escola Básica Ana Gondin. Parece que um corisco passou por ali. Mesas, carteiras, cadeiras, tudo jogado no chão em meio a livros e outros materiais didáticos. Desleixo total. Quanta coisa que poderia ser distribuída para escolas carentes e que estão jogadas, à mercê dos vândalos.
 
 
 
SADENCO
Não sei se houve mudança de turma, a verdade é o acabamento das obras de cabeamento subterrâneo, nas últimas semanas, deixa a desejar. O calçamento das ruas Duque de Caxias e 15 de novembro ficou cheio de calombos.
___ E, o calçadão da Rua 15? 
___ O que será feito dele a curto prazo?
 

—————

Voltar