16abr16 - Tubarão: Câmara de Vereadores - A ponte que cai e a nova que não chega

15/04/2016 11:55
A ponte de arame que une as duas Guardas (direita e esquerda) está com problemas não é de hoje. Segundo informações passadas na tribuna da Casa Legislativa, pelo vereador Carlos Zamparetti, na segunda-feira (11), arrebentou um cabo de sustentação e nesse dia um morador da comunidade acabou caindo na beira do rio e se machucou.  “Recebi três ligações de dois trabalhadores e um proprietário de uma empresa de confecções lá da Guarda Margem Esquerda relatando esse caso. A gente já vem falando a algum tempo dessa ponte e hoje caiu uma pessoa na beira do rio, ainda bem que não foi no meio do rio”, alertou.
 
 
Nova ponte no centro
Já os vereadores Evandro Almeida e Lucas Esmeraldino comentaram sobre a nova ponte, que será construída no centro de Tubarão. “Essa ponte não vai dar a lugar algum porque vai bater de frente a antiga rodoviária e quem é que vai tirar de lá aquelas camelos? Vão derrubar aquele patrimônio antigo, para poder dar continuidade na Rua Osvaldo Cruz? Tem outras ruas para fazer essa ligação onde o fluxo correrá melhor. Será possível que antes de fazer esse projeto da ponte não foi observada essa situação? Por que procurar o lado mais difícil? Por que colocar uma ponte do lado da outra sendo que o fluxo vai ficar praticamente no mesmo local? Eu não sei como eles conseguem complicar tudo”, argumentou. Já o vereador Lucas Esmeraldino se queixou que o executivo nem ouviu os vereadores quanto ao local escolhido. “Não pediram a minha opinião e acho que de nenhum vereador aqui. O executivo tem toda a autonomia para fazer, mas eu acho que a Guarda Margem Esquerda e a Guarda Margem Direita estão precisando de uma ponte faz tempo. Muitos prefeitos prometeram essa tal ponte da Guarda para fazer a ligação e consequentemente o desenvolvimento daquela região, onde existem malharias, pousadas, hotel... e não cumpriram. Em vez do centro, eu acho deveria ser feita essa ponte lá na Guarda”, relatou.  
 
 
Sondagem da ponte já foi efetuada pela prefeitura
A estrutura da nova ponte do Centro será localizada entre as ruas Oswaldo Cruz (Margem Direita) e Luís Pedro de Oliveira (Margem Esquerda), no bairro Dehon e contará com 16,800 metros de largura, dois passeios, uma faixa para ciclovia e iluminação em duas alturas (uma para carros e outra para pedestres). Serão duas pistas em dois sentidos. A empresa responsável pela sondagem da nova ponte já apresentou os dados finais dos estudos. Foram realizadas duas sondagens mistas nas possíveis cabeceiras para identificar os solos de fundação da futura ponte.  O próximo passo, segundo a prefeitura, será finalizar o projeto para abrir o processo licitatório. 

—————

Voltar