16jul11 - Cricri(por Salmon Flores)

15/07/2011 20:48

 Na marca penal

Antigo BESC em frente à Rodoviária "Véia" em Tubarão, deve fechar. Hoje o Banco do Brasil possui quatro (04) agencias na cidade. Em Oficinas a única agencia bancária existente é do BB e vai ser ampliada. Uma servidora graduada, sobre o possível fechamento de uma das agências, não se fala em demissão e sim Transposição. “Fechando o BESC, antiga 029, hoje BB, as contas e servidores deverão ser transpostos para o BB centro, Patrício Lima e Oficinas”, assegurou.  Materiais já estão sendo armazenados na agencia de Oficinas para a ampliação e modernização. 

 

Fim dos tempos

Mundoidão, uma mulher da localidade de Pindotiba, foi presa em flagrante por policiais militares, semana passada, pasmem, tentando repassar uma nota de R$ 50,00 falsa. O inusitado é que ela escolheu justa a casa paroquial da cidade. O objetivo do estelionatário (a) era adquirir uma Bíblia. As coisas de Divo não combinam com as coisas do Príncipe das trevas.

 

Jane preparada

Jane Dal Bó Falchetti carrega consigo a marca da simpatia e da solidariedade. Tem cara de uma primeira dama de sucesso. O Marido Olávio, vem perseguindo o cargo de prefeito e só não foi vitoriante e talvez nunca seja, pela opção em não aceitar um outro partido perfilado a ele. Mas quero falar da Jane, por quem nutro respeito, amizade e admiração. Se jeito simples e de doação, são marcantes no trabalho do dia-a-dia com as 130 crianças, da creche Joanna de Angelis. Na inauguração da quadra esportiva coberta, pude ver o sorriso peralvilho, daquela mulher que na sua simplicidade exerce papel fundamental na filantropia, separando a política partidária e de ranço, da política de bem servir ao próximo. Limitou-se a falar dos sonhos  e superestimar a gratidão pela obra materializada com a parceria da Alcoa Alumínio, Tractebel Energia, Rotary Club Tubarão Sul, Ferrovia Tereza Cristina, Concretar, Unividros, Prolincon, Pavimentadora Falchetti, Delupo e Durante Esquadrias.

 

Racismo

Esta semana estive num local público, onde tenho como amigos queridos o proprietário e seus filhos. Pessoas bem queridas em nosso bairro. Um cidadão, sentado num canto, num repetente começou a narrar um caso que se sucedeu com ele. Disse que um amigo seu, (de cor branca), pai de dois filhos, disse-lhe que estava decido em adotar um “negrinho”. Ai ele disse: “Mas, olha tu já tem dois filhos adolescentes, estudando, etc..”. No que esse amigo lhe disse: “É para quando os meus incomodarem no colégio, eu surrar o negrinho”. Como católico e devoto ardente de Nossa Senhora de Fátima, me veio a cabeça um monte de vontades. E tem momentos que a gente precisa se controlar. Se for verdade que isso ocorreu, o que este senhor de bigode e cabelos brancos deveria fazer era denunciar ou romper com este tipo de amizade. Racismo além de crime é falta de temor a Deus. É não se ter  noção do que é respeito. O que um esterco destes pode esperar dos seus filhos “branquinhos”, quando não respeita outros seres humanos por causa da cor? Talvez este nosso mundo esteja assim porque os “branquinhos”, muitos com a cabecinha deste pai, tenham contribuído para tal. Tristeza!  

 

Anarquia

Providencias precisam ser tomadas urgentemente pelas autoridades do Trânsito em Tubarão. Flanelinhas se apresentam como “Guardas” e ou “Donos” de espaços na Marechal Deodoro (Beira-rio) trecho da Ponte até a Rodoviária velha e na Lauro Müller, trecho do antigo BESC e imediações. Alguns são mal educados, quando você estaciona seu carro já vão intimando “Pode ficar tranqüilo que eu cuido o carro”. E os mais abusados possuem um balde de plantão, e quando você chega o seu carro foi lavado. Como é que alguém tem o topete de fazer isso sem meu consentimento? Um pano e água no balde, se o seu carro estiver com barro, vão arranhar a pintura. O pior é que isso ocorre em Tubarão e até hoje não ouvi eco na Casa do Povo. Fica aqui meu apelo aos nossos vereadores, para que juntos, Imprensa e a Fiscalização da Prefeitura, coíbam de vez esta prática por vezes danosa e permissiva.  

 

Indagação

Nosso co-irmão, Jornal Folha Barriga Verde, de Biguaçu, na Grande Florianópolis, estampou manchete, nesta semana em sua edição, de que a prefeitura local, administrada pelo empresário da construção civil, José Castelo Deschamps, tenha comprado carne de segunda e pago como de primeira, para a merenda escolar. Será que isso ocorre só em Biguaçu? Seria interessante que os vereadores de oposição nas prefeituras da região fizessem uma pesquisa nos pregões presenciais e eletrônicos para ver o que se sucede por aqui. Serve de alerta.

 

Reflexão 

Vereadora Suzelei Brighenti Padilha, a “Lela”, se afastou alguns dias do comando do Poder Legislativo de Orleans, para entre outras coisas, tratar de assuntos particulares e refletir sobre o momento político de Orleans. Algumas medidas podem vir a ser tomadas pela presidente licenciada em seu retorno, no que diz respeito à Câmara de Vereadores. Sabe que, o seu futuro político também está sob avaliação assim como do seu marido, o secretário de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, Gelson Luiz Padilha. Lela e Padilha vem sendo leais e coerentes com o PSDB e mesmo com os partidos que integram a tríplice aliança, na cidade das Colinas. Ambos conversam, acertam, cedem e sugerem, sempre e em todos os assuntos que dizem respeito à Orleans e região. Mas a Presidente abriu o seu coração e nos disse que às vezes algumas situações geram nojo, aborrecimentos e decepções. Ela se mantém firme e garante que enquanto forem leais com ela e o secretário, a luta pelo bem da cidade e região vai continuar.

 

Sucessão

Em Capivari de Baixo já tomam rumos os acertos para as disputas eleitorais que vão ocorrer no próximo ano. Tudo indica que com o falecimento de PG existe a possibilidade de uma disputa entre o atual Prefeito Luiz Carlos Brunel Alves e Moacir Rabelo. Na quebra de braço, ambos vão conhecer resistência, mas, numa provável definição, o atual prefeito larga na frente, pela sua popularidade e obras de vulto

que vem realizando no município. É esperar!

 

Laguna – Carro da Vigilância para fins particulares

Amigo leitor Carlos Augusto Baião da Rosa, lagunense que reside em Florianópolis, nos questiona se um carro oficial pode ser usado para uso pessoal. Depende da Prefeitura. Na Laguna pode! Disse que estava em visita a Laguna quando, no dia 15 de junho, as 20h15mi, a secretária de Saúde do município, na maior cara de pau, usava o carro placa MHM 2624 da Vigilância Sanitária para levar suas compras feitas num supermercado do Centro. É uma vergonha! Fica uma pergunta: A Vigilância Sanitária funciona em Laguna? Com a palavra a edilidade de Laguna que poderia e deveria insurgir-se contra esse desmando relatado por um conterrâneo anojado com tudo isso.

 

Incrível/Orleans

Na última sessão da Câmara de Vereadores antes do recesso parlamentar, o vereador Mário Coan (PSDB) foi à tribuna elogiar a presidente da República, Dilma Roussef. Tudo por conta de que a “presidente” rasgou elogios ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, há poucos dias, na imprensa nacional. Dilma enalteceu realizações na área da economia durante o governo FHC. Não se espantem se os tucanos acabarem ainda “amigos” dos petistas. Mas, Coan, não poupou farpas para os oito anos de Lula. A mulher ta podendo.

 

Shieffler em Brasília

O vice-prefeito de Laguna, Luís Fernando Shieffler Lopes, esteve na capital Federal essa semana, prestigiando a posse de João Pizzolatti. Luiz Fernando sempre foi fiel ao amigo deputado Federal, tendo atuado na linha de frente para que o deputado fosse reconduzido para mais um mandato. Questões inesperadas retardaram a posse do deputado que agora feliz seguirá trabalhando firme por Santa Catarina. Pizzolati sempre foi uma espécie de trem pagador (parodiando Joares Ponticelli do mesmo partido). Sua presença em Brasília vai representar muito especialmente para a região lagunar, onde ele sempre teve a simpatia e foi bem votado 

 

PF em Orleans

Para quem pensa ou pensou, que a morosidade da Justiça, do MP e da Câmara de vereadores, que ainda estão sob ameaça de pizza, no que diz respeito, das possíveis irregularidades encontradas na Secretaria da Saúde, como as supostas notas fiscais falsificadas e compras de equipamentos, sem ser adquiridos e ainda desvio de recursos federais do PSF, acabou... Enganou-se. A Polícia Federal está em cima e já está ouvindo envolvidos. Nesta semana, o Jornal A Crítica esteve em contato com o setor de Comunicação Social da PF, em Florianópolis e para a próxima edição estaremos trazendo detalhes do inquérito que pode ser uma bomba na política orleanense. Aguarde. O que se espera é que as denuncias feitas pela vereadora Nice Durante, na PF, se comprove, ou que sejam inocentados. A presidente Suzelei vai depor e dizer o que tem na documentação cedida por Nice, e o Dr. Renato João também será ouvido, já que fora citado como testemunha no depoimento de Nice que já foi ouvida. De tudo o que foi dito e denunciado, impossível afirmar-se que tudo não passou de um mal entendido, mas que neste mato tem elefante, isso tem. E a CPI da câmara corre sério risco de ser desmoralizada, e por ter prevaricado em algumas questões, responder por elas. É esperar!  

—————

Voltar