16jun12 - Monitorização intraoperatória aumenta a segurança nas cirurgias neurológicas

15/06/2012 21:48

 

Os neurocirurgiões do Hospital Nossa Senhora da Conceição já fazem uso da monitorização intraoperatória em procedimentos mais complexos. O aparelho de neuromonitorização, operado pelo médico neurologista Dr. Franciel Linne, realiza exames e testes eletrofisiológicos do sistema nervoso do paciente durante a cirurgia. O objetivo é auxiliar os cirurgiões a identificarem alterações neurológicas, seja da medula ou dos nervos, durante a cirurgia e, com isso, permitir sua imediata correção.
A monitorização intraoperatória é uma das mais importantes inovações da medicina nos últimos anos. Antigamente, as lesões só eram identificadas no pós-operatório, quando o paciente acordava da cirurgia e, para corrigi-las, muitas vezes, era necessária a realização de um novo procedimento cirúrgico. 
Para o emprego da neuromonitorização, é necessário obter o padrão neurológico do paciente, submetendo-o a um exame pré-anestésico e pré-operatório. Durante a cirurgia, a monitorização da medula e dos nervos é realizada através de eletrodos no couro cabeludo, nos músculos das pernas e dos braços. Assim, qualquer alteração é detectada a tempo, impedindo danos neurológicos.
A neuromonitorização também é empregada em outras cirurgias, como vasculares e ortopédicas.

—————

Voltar