17ago13 - Comunidade (por Munir Soares)

16/08/2013 15:45
COMO ESTÁ A NOSSA BABILÔNIA?
A expressão “isto é uma Babilônia” sempre foi muito usada, pelo nosso atual prefeito. Sinônimo de grandiosidade. Na última eleição, Everaldo dos Santos, realmente, recebeu uma “Babilônia” de votos.
Babilônia foi um dos berços das civilizações, situada na região da Mesopotâmia. Foi uma potência social, econômica, e religiosa, sob o reinado de Hamurábi. Após sua morte, Babilônia perdeu forças, e foi invadida por diversas tribos da região. Reinado só voltou a crescer com a chegada de Nabucodonosor, ao poder.
Como andam as coisas, aqui, na santa terrinha, a Babilônia do prefeito Everaldo? Nosso alcaide é o Nabucodonosor, que a população esperava? Nabucodonosor construiu os Jardins suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Conseguirá Everaldo transformar sua Babilônia, no jardim turístico do sul catarinense?
Confesso que no momento, o otimismo anda meio desanimado. Os desmandos da Confer- empresa responsável pelas obras de saneamento básico da cidade, dão aos munícipes a impressão de falta de comando. O caos estabelecido na avenida Calistrato Muller Salles, entrada da cidade, é inadmissível. A tal empresa não é a responsável pela recuperação das vias públicas danificadas? Então que se aplique o Código de Hamurábi, imperador da Babilônia: - dente por dente, olho por olho. Só recebe pelo trabalho, depois do recapeamento asfáltico.
Não devemos desacreditar, ainda. O amanhã é eterno, e a esperança renasce a cada novo dia.
 
 
TIME DA BABILÔNIA
Dizem que na equipe da nova Administração, atuam quase 2.000 atletas. Se, pelo menos, 50% do elenco não “vestir” a camisa, o time do prefeito vai acabar na segunda divisão. Pelo que dizem, os usuários tem gente, que além de jogar mal, ainda faz gol contra.
 
 
ESCALAÇÃO
Mario José Remor não tinha muita experiência com a vida político-partidária. Ao ser eleito prefeito, Joãozinho de vice, formou sua equipe com pessoas reconhecidas como idôneas e respeitadas pela comunidade. José Paulo Arantes, Nilza Demétrio, Ivo Perin, Chico Remor, Amélia Baumgarten Baião, Ezio H. de Souza, Adib A. Massih e outros.
João Gualberto Pereira, seu sucessor, manteve quase a mesma equipe... No entanto, é bom que se diga, nenhuma orquestra por mais afinada que seja, pode prescindir de um maestro. Alguém tem que segurar a batuta.
 
 
TROFÉU CAMÕES
Um gênio colocou os bancos da avenida beira-mar, Mar-Grosso, de costas para o mar. A nova administração manteve a “genialidade”. São candidatos a receber o “Troféu Camões” dedicado àqueles que dirigem melhor, de olho na ré.
 
 
CAMPANHA “LIQUIDA LAGUNA”!
Trafegando pela av. Calistrato Muller Salles, ao chegar ao Portinho, o motorista liga o rádio. 
___ Começa a “Campanha Liquida Laguna”, diz o radialista. Tudo pela metade do preço.
___ Pelo jeito a campanha de “liquidação” da Laguna começou por aqui, são 50% de buracos, à vista!!!
 
 
DE CUTELO NA MÃO
Prefeito Everaldo dos Santos anuncia a extinção de Quatro Secretarias. Quais delas estariam na mira da guilhotina?
___ Secretaria de Pesca, Aqüicultura e Desenvolvimento Rural, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Secretaria de Governo. E, a quarta? Possivelmente, surgiria da fusão de duas outras pastas. Estou, apenas, chutando...
    
 
DO FUNDO DO BAÚ
História de hoje, a INAUGURAÇÃO DO SANITÁRIO.
Baseado em fatos reais.
Assim estava escrito:
Esta é uma cidade típica do litoral brasileiro, mas que se vangloria de seu passado histórico e de sua herança cultural. No século XIX Laguna já tinha agência dos correios, telégrafo, hospital, biblioteca, teatro, jornais. Iluminação a gás, uma frota mercante com mais de 30 embarcações, estrada de ferro, etc. Os feitos heróicos de sua gente fazem parte da história do Brasil.
A história de hoje narra um fato não tão nobre assim, trata-se de inauguração de um sanitário público, na praia do Mar-Grosso, um episódio que fica nos anais do cotidiano da terrinha.
 
 
CONVITE 
O Poder Executivo, por seu Departamento de Saneamento tem o prazer de convidar autoridades, e o povo em geral, para o ato de inauguração de obras na areia da praia. “Obra” de importante alcance social que atende, realmente, às necessidades do povão. Iniciativa destinada a “aliviar” os “apertos” da população.
Programação:
Desfile para a escolha da Miss Q-BOA, patrocínio da Água Sanitária. É a iniciativa privada, prestigiando a coisa pública. A Rainha da festa deveria ficar no “trono,” durante todo o verão, sem pedir “penico”. Na parte musical, um “cover” do sanfoneiro Pedro Raimundo, cantando o laxante vanerão, denominado “festa na casa do Zebedeu”. Tira-gosto – Com a finalidade de garantir a efetiva inauguração da Privada Pública, como aperitivo será servido a base de batata-doce. Contamos com sua presença. Assinado: Fiscal de Obras. 
O Zé Urubu, repórter que anda sempre na fossa, foi encarregado de fazer toda a cobertura do importante e diurético evento. Muita gente importante compareceu, além do povão anônimo, destacamos a presença de comerciantes, advogados, corretores de imóveis, políticos consagrados pelas urnas, deputado federal, estadual e um super-secretário do governo estadual e um gerente banco. Será que esses homens públicos estavam sabendo, que haviam sido convidados para atuar como “padrinhos de batismo” de uma latrina turística? “Pipi comunitário” também, rende votos? Infelizmente nossos políticos tratam a coisa pública como se fosse “privada”.
Parece que o gerente de Banco teve que prestar contas à sua Direção geral, afinal de contas, por que um Executivo de importante estabelecimento de crédito iria a inauguração de um mictório público? O convite, feito por telefone, informava, que a Prefa iria inaugurar um Ponto para Depósito de “Popança” na praia. Depósito é oxigênio dos bancos. Ele não soube informar quem foi o primeiro “depositante” e nem quanto depositou.
Mulheres elegantes desfilavam pela passarela da orla, algumas até, com vestidos longos, cujos modelitos foram patenteados pela grife “Sanitarius Fashion”. O tradicional ato de cortar a fita ficou um pouco constrangedor, quem iria querer visitar as instalações do mijatório municipal? A honra coube a Miss QBoa, uma jovem de nome Raimunda eleita por seus abundantes atributos. A promessa era de que, futuramente, essas privadas turísticas seriam informatizadas, além do papel higiênico virtual, os usuários poderiam “passar telegrama”, por e-mail. 
Aos convidados foi oferecido um exótico “cocoquetel”.
Fiel à tradição da santa terrinha, o evento deveria terminar com um espetáculo pirotécnico mas, ironicamente, deu chabu e os foguetes espocaram no ar, repetindo um único som: PUM –PUM-PUM.
 
 
FÁBRICA DE ESCÂNDALOS
Os mensaleiros continuam apostando no jeitinho brasileiro. No senado, o nepotismo fica por conta de Renan Calheiros. Cartel em São Paulo, propinas em Brasília. Aeroporto de Jaguaruna estaria sob suspeita. Nas redes sociais, fala-se do chamado Dossiê da Celesc. Uma denúncia feita pelo noticiário da TV Record, que poderia envolver políticos da terrinha, com respingos na Administração Municipal. Será?
 
 
DILÚVIO
Se o Noé fosse brasileiro, com certeza, o dinheiro gasto para construir a arca, daria para comprar um porta-aviões.
 
 
QUE PAÍS É ESTE?
Se doar cesta-básica ao eleitor é crime eleitoral, o que dizer da distribuição de retroescavadeiras às prefeituras em período pré-eleitoral?
 

—————

Voltar