17ago13 - Cri-Cri (por Salmon Flores)

16/08/2013 15:51
Galinheiro
Uma grave denúncia sobre prática de corrupção numa prefeitura de uma cidade litorânea aterrizou na redação. Muitas vezes somos taxados de fofoqueiros, causadores de mal estar e outras ignorâncias mais... Dai fica a pergunta: O que vocês fariam se alguém dissesse que um chefe (a) de gabinete renovou toda a mobília do seu apê, deixando ele (apê) mais lindo que o do próprio prefeito? O que você faria se fonte fidedigna dissesse que uma Empresa PM, recebia um empenho generoso e que diluía a comissão em móveis e agrados do tipo para o tal chefe (a) de gabinete? O que você faria se soubesse que esse chefe (a) de gabinete recebesse outras propinas? O que você faria se soubesse que esse chefe (a) de gabinete te prejudica, mente e te atrapalha? O que você faria se esse chefe (a) de gabinete estivesse te atrapalhando a ti e a família do prefeito, instigando a discórdia e remexendo coisas para atingir o prefeito e as pessoas da família? O que precisa ser feito para colocar ordem no galinheiro?  
 
 
Ronaldo Santana/Notisul...
“João Cachoeira, que foi secretário de Desenvolvimento Urbano no governo de Carlos Stüpp, pediu desfiliação do PMDB de Tubarão na última sexta feira. De acordo com ele, o motivo para o pedido foram alguns descontentamentos que vinha acumulando há algum tempo".
 
 
Opinião do Salmon Flores...
João Cachoeira é outro cabrito que mamou no PMDB?  Se locupletou em cargos como no CEASA e agora o PMDB não presta mais? Por e-mail Cachoeira deu a sua versão: “Me filiei ao PMDB um ano antes da última eleição para prefeito, portanto quando eu estava gerente da Ceasa estava por indicação do PT do B, na qual eu era filiado naquela época, sendo assim esclareço que nunca ocupei cargo algum enquanto estive filiado ao PMDB. Fui apenas um colaborador do Deputado Edinho até minha saída”. 
 
 
PMDB
Vai aumentar o desmantelamento do PMDB de Tubarão quando a até então aguerrida e hoje decepcionada militância souber que o esperto Marçal recebe mensalmente, do deputado Edinho Bez, R$ 5.220,00, como divulgou o jornal  A NOTICIA de 12 de agosto de 2013. Trata-se de uma reportagem de duas páginas, do dia 12 de agosto de 2013, no jornal A NOTÍCIA, intitulada "GASTOS DE SANTA CATARINA NO CONGRESSO"  - R$ 1,7 milhão com assessores - trazendo os nomes e os vencimentos de todos os assessores dos senadores e deputados de Santa Catarina, onde aparece o 'glorioso'  Luiz César Guimarães Marçal na assessoria do deputado Edson Bez,  com o vencimento de R$ 5.220,00. No total, de acordo com a reportagem, o referido deputado tem 25 assessores, totalizando R$ 77.945,00 em vencimentos. O segundo maior entre os deputados federais.   
 
 
Deboche
Mesmo aconselhado pelo Ministério Público, para que observe a legislação de trânsito e retire o verde e o amarelo dos fios de calçadas, a Prefeitura Municipal de Orleans segue debochando do Ministério Público e a pintura segue a todo o Vapor. Vamos esperar para ver se o MP oferecerá denúncia à Justiça. No fechamento da coluna ontem (16), recebemos a informação de uma fonte de que a prefeitura disse que não recebeu comunicado ainda da Promotoria para repintar o meio fio. Ridículo e abusiva essa versão. O Fórum da cidade fica a 300 metros da Prefeitura e nos meios de comunicações e Rede Sociais, bem como na Casa do Povo este assunto foi debatido até humoristicamente. Isso não é mais monarquia é anarquia mesmo. 
 
 
Abandono
Este carro gol foi deixado neste local faz mais de ano. Ao lado do Panifício Estrela em frente ao SENAC. Um bem que estranhamente apodrece e desperta a curiosidade de todos que passam pelo local. Fica o registro para que nossas autoridades se manifestem. Estranho e inusitado para Tubarão.
 
 
Faixa
Por mais de dez (10) anos eu venho pedindo uma faixa de pedestre em frente ao portão do Colégio Dehon. Passou Stüpp, Manoel e Pepê e não deram bulufas ao meu pleito que sempre foi em nome dos pais que diariamente deixam seus filhos ou buscam naquele local. Aquilo é um horror e o risco de atropelamento é constante. Até alguns pais inadvertidamente estacionam em frente ao portão, ignorando uma faixa apagadíssima existente. SOS PMT!
 
 
Kleber/Laguna
Esta semana o vereador Kleber Kek usou a tribuna da casa do povo de Laguna para um desabafo: “A maioria da imprensa da nossa cidade, o meu mais profundo agradecimento pela maneira sempre gentil que tratam a mim e também aos demais colegas, a esta imprensa livre e realizada por pessoas do bem o meu muito obrigado. A imprensa do mal, a esses poucos indecentes membros, o meu desprezo e a certeza de que a justiça não dorme, lembrando a estes que mesmo os conhecendo e sabendo da sua falta de caráter, quando procurado estendi a minha mão, mas como recompensa recebi mais uma punhalada pelas costas como sempre fazem. Os que de mim falam mal sem me conhecer, ofereço o meu gabinete e o meu trabalho por uma Laguna melhor”... Por telefone o edil me disse ontem, sexta-feira (16) que a direta não era para o jornal A Crítica. Eu pedi a ele que procurasse dar nome aos desafetos para que não se cometa injustiças e opiniões diversas.  
 
 
Tubarão
Vereador Vanor Rosa apresenta Requerimento solicitando informações sobre eventual readaptação de funcionário contratado como agente comunitário de Saúde. O edil pediu cópia integral do processo administrativo que deferiu a suposta readaptação. De acordo com informações recebidas pelo vereador, outros funcionários contratados mediante processo seletivo foram demitidos após ter que se ausentar do trabalho por motivos de saúde.
 
 
Rezar
A Gladys fechava a sua coluna para esta edição... E para não magoá-la, ou repetir o péssimo gosto de um colega que escreve num jornal e lê tudo no seu programa de rádio, quero apenas pegar um gancho da coluna Pessoas. Diz Gladys: "A Irmã Nadir Maria enviou e-mail a diversos amigos com o seguinte teor: “Com certeza o nosso Papa precisa de muita oração. Deus o guarde, o defenda de todo o mal. Nossa Mãe de Deus e Mãe nossa o cubra com o seu manto protetor. Rezemos muito por ELE, o nosso Papa!”  Eu acrescentaria mais: Rezem pelos padres da nossa Diocese, pelo Bispo, pelo seu pároco e especialmente pelo Padre Lenoir de Braço do Norte.
 
 
“Se os macacos soubessem aborrecer-se, poderiam tornar-se homens”
Este título que li dias atrás nos remete a inúmeras indagações: O prefeito Everaldo dos Santos foi eleito em todas as eleições que disputou, para vereador, todavia não teve sorte na disputa para deputado estadual.  Insisto a dizer novamente, Everaldo cresceu na política lagunense e hoje é detentor de um mandato que graças a uma rejeição que não parava de crescer de parte do PT (entenda-se Célio Antônio, chega de culpar a Tanara).  Abordo esse assunto, por que para chegar aonde Everaldo chegou, ele precisou aplacar as arestas que o impediam de ter o nome reconhecido em virtude das constantes confusões que sofria e talvez ainda sofra com o PMDB de Laguna. Eleito em outubro de 2012, aquietou-se a turbulência e com a ajuda das grandes lideranças políticas e dos verdadeiros “amigos” entre os quais me incluo. Sempre o acompanhamos nos piores momentos do início da sua carreira política, vencendo inclusive a ultima eleição para prefeito. Everaldo teve o apoio maciço das lideranças, das amarras. O prefeito virou ambicioso demais? Traiu aliados e eleitores?  Não imagino Everaldo com pura ambição política. Quem então dá as ordens na PML?  Aprendi que a primeira parceria se faz é com familiares e uns poucos amigos do poder que ainda possui. Fora isso, apesar de ainda ter o nome forte politicamente, está caindo no descrédito da população. Experiente, ele conhece muito bem a história e o fim do político que trai amigos e aliados. Faça como sempre fez, prefeito! Acredite na força dos parceiros de sempre para reverter uma situação que no futuro poderá se tornar irreversível.
Se não der para ganhar uma luta honesta, use golpes baixos ou mande outra pessoa lutar por você.  Deus nos dá tantas alegrias, mas as que mais nos faz intensamente feliz são aquelas que vêm do DNA que brota da gente! Às vezes perdemos a força e tudo o que mais queremos é um colo! E isso o senhor ainda tem... Não gosto de comparações, mas eu comecei a passar por essa situação muito cedo em minha vida. No meio da minha adolescência as pessoas começaram a olhar para mim e cobrar o que não podia fazer. Foi na família um território que nos oferece oportunidades que encontrei humanidade, amor e paixão. Eu não estava pronto, mas foi no DNA e com Deus no coração que a gente encontra a paz e a certeza de dias melhores. Digo e escrevo isso porque sempre estive do lado do prefeito de Laguna e não quero perder o encanto. Nem sempre se isolar contribui para o cabeamento de nossas conquistas. Tenho dito!
 
 
Gente fina
Hilário e Antoninha são meus amigos de Pindotiba, Orleans. Todas as terças e sextas eles estão aqui no Mercado do Produtor em Tubarão. Como eles gostam de mim, já me receberam em sua casa, eu também gosto deles. Me realizo com gente simples como eu. Orleans e, sobretudo a casa do povo deveria mirar nesta gente. Prestam homenagens a tantos e esquecem-se de quem realmente leva o nome da cidade. 
 
 

—————

Voltar