17ago13 - Orleans Piada: Prefeitura pinta de verde e amarelo meio-fio das calçadas e causa polêmica

16/08/2013 16:10
A cor verde e amarela utilizada recentemente na pintura dos meios-fios das ruas centrais de Orleans em alusão aos 100 anos de emancipação político-administrativa da cidade provocou a indignação de vereadores e do Ministério Público estadual. 
 
 
Críticas:  
 
“Vejo muitas pessoas reclamando das cores que estão sendo pintadas os postes, os meio-fios, os canteiros da nossa cidade, e essas cores nem condiz com nenhuma das cores da bandeira do nosso município. O próprio código de trânsito brasileiro determina que as cores a serem adotadas pelos municípios seria o branco e o amarelo. Ora... Orleans é conhecida como a terra da cultura e de um povo esclarecido, e agora foram lá e pintaram de um verde escuro, um verde mais claro, branco, amarelo, não sei no que vai dar isso. Teve um prefeito em Cuiabá que pintou de azul os meio-fios, os postes, e dentro de 10 dias o Ministério Público e a Juíza determinou a devolução do dinheiro que foi gasto com essa pintura azul que não são as cores adequadas do código de trânsito brasileiro, tiveram que devolver o dinheiro e 10 dias de prazo para repintar tudo nas cores branca e amarela” alertou o vereador, Osvaldo Cruzeta.
 
 
 
“É dinheiro público, a gente tem que pensar bem antes de tomar atitudes, a prefeitura acho que tem arquiteto, tem pessoas capacitadas. Acho que deveria chamar o arquiteto da prefeitura e pedir uma opinião, quando a gente não sabe alguma coisa, procura quem sabe”, ponderou a vereadora, Ângela Bratti
 
 
 
“É a piada da praça na verdade, olha que sou palmeirense, são as cores do meu time, mas sinceramente além de confundir o motorista, verde do meio-fio com o verde da grama, a cor é de um mau gosto terrível, acho que a administração deveria rever isso, já que ainda estão apenas nas ruas do centro”, comentou o parlamentar, Mário Coan. 
 
 
 
“Não sei quem teve essa ideia, mas de algum lugar saiu, uma ideia dessa não cai do céu, alguém saiu com essa ideia do verde”, disse o vereador da base governista, Valter Orbem 
 
 
 
“Um rapaz me disse: Aquela cor não dá para chamar de meio-fio, ficou meio-feio, ai eu disse para ele, ficou meio-fraco. Quero dizer que se por acaso puder mudar tudo bem, se não houver condições de mudar que se deixe ali e que se use simbolicamente até o dia 7 setembro, ai usa o verde e amarelo para saudar a pátria” brincou o edil, Antônio Dias André, o Geada
 
 
 
“É e ai já vem a copa em 2014”, ironizou o presidente da Câmara, João Tezza, o Dão, que é “defensor” do Governo
 
 
Réplica
O Ministério Público Estadual recomendou na manhã de quarta-feira (14), que a prefeitura de Orleans refizesse a pintura dos meios-fios.  A promotora da comarca de Orleans, Lara Zapellini Souza, entendeu que  as cores aplicadas não condizem com a realidade da região. “No Brasil existe um manual de padronização para sinalização no trânsito pelas cidades, inclusive aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN. As cores de padronização são o amarelo e o branco. Com base nisso, fiz a recomendação ao poder executivo para que regularize a situação”, analisou a promotora. A prefeitura tem cinco dias para recorrer da solicitação e 15 dias para refazer a pintura de todas as ruas. Caso o prefeito não cumpra as recomendações do MP, corre o risco de responder uma ação civil pública com aplicação de multa ao município. 
 
 
Tréplica
O procurador de Orleans, Aurivam Simionato, em resposta as críticas disse que o objetivo foi embelezar a cidade em alusão ao Centenário e não burlar as leis. “O município vizinho fez a mesma coisa em dias de festa”, defendeu. 
 
 
Deboche
Mesmo aconselhado pelo Ministério Público, para que observe a legislação de trânsito e retire o verde e o amarelo dos fios de calçadas, a prefeitura de Orleans seguiu debochando do Ministério Público e a pintura seguia a todo o vapor, pelo menos até o final do dia de quinta-feira (15), quando do fechamento desta matéria.

—————

Voltar