17maio14 - Orleans - Suspeita no ar: Vereadores querem esclarecer licitação cancelada

16/05/2014 15:03
A anulação do processo licitatório para compra de uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica, por meio de uma emenda do deputado Jorge Boeira, matéria deste hebdomadário, na época que o prefeito de Orleans, Marco Antonio Bertoncini Cascaes, esteve na câmara, alegando ter havido irregularidades no processo de licitação, voltou à tona essa semana, na Casa das Leis orleanense.  Os vereadores Mário Coan, Antônio Dias André, Pedro João Orbem, Osvaldo Cruzetta e Ângela Bratti, querem a presença do Dr. Arcângelo Librelato, que na época fazia parte da equipe administrativa da Prefeitura, para os devidos esclarecimentos. Segundo eles, o médico teria dito em entrevistas radiofônicas que poderia haver irregularidades na compra desses equipamentos. “O próprio prefeito falou aqui na casa que essa licitação foi anulada porque houve superfaturamento e compete ao legislativo à investigação. Primeiro vamos chamar o Dr. Arcângelo que na época era secretário da Fazenda ou era secretário de Governo, então nada melhor do que ele para dar as devidas explicações dos questionamentos que vamos fazer aqui. Depois vamos ouvir o secretário de Administração (afastado pela Justiça) Marcelo Galvani, e após o próprio prefeito e o pessoal responsável pela licitação”, alertou o vereador Osvaldo Cruzetta, o Vá. Já para o vereador Mário Coan, a população seria lesada na aquisição desses equipamentos. “Segundo gravações interceptadas na investigação da Gaeco e do Ministério Público esses equipamentos seriam importados da China, cujas placas de identificação seriam substituídas na filial de Santa Catarina desta empresa. Além, é claro do superfaturamento dos equipamentos”, analisou Coan. O líder do governo na Casa, vereador Valter Orbem acha que a informação não procede. “Pelo que a gente ouviu do prefeito são equipamentos da Caterpillar, que hoje é a marca mais conceituada no mundo, agora se você diz que é a China e tem algum problema, vamos ouvir o prefeito”.  Dr. Arcângelo se fará presente na próxima reunião da Câmara de Vereadores de Orleans, na segunda-feira, dia 19.     
 
 
Prefeitura vai receber verba da união
O departamento Jurídico da prefeitura de Orleans conseguiu uma Medida Liminar para a manutenção dos efeitos do contrato de repasse nº 769764/2012/MAPA/CAIXA, do processo nº 0385483-76/2012, para o processamento pela Caixa Econômica Federal de transferência voluntária da União para aquisição de dois equipamentos: uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica. A abertura do edital para o processo licitatório acontecerá nos próximos dias, após a aprovação pela Câmara de Vereadores de um Projeto de Lei de Suplementação de Dotações Orçamentárias.
A decisão foi proferida pelo Juiz Paulo Viera Aveline, da 4ª Federal de Criciúma, nos autos da Ação nº 5006994-38.2014.404.7204/SC.
 
 
Vereadores querem a presença do Dr. Arcângelo Librelato, que na época fazia parte da equipe administrativa da Prefeitura, para esclarecimentos na câmara

—————

Voltar