17maio14 - Tubarão: População revoltada com o atraso na coleta de lixo em diversas ruas da cidade

16/05/2014 15:05
O atraso na coleta de lixo em diversas ruas da cidade gerou muita polêmica entre os moradores, e foi motivo de debate na tribuna da Câmara de Vereadores de Tubarão. A revolta é com o descaso já que o lixo se acumulava na frente das residências e prédios, o que causava mau cheiro e a proliferação de insetos e ratos. O mais grave ainda é que os coletadores esparramam o lixo ao recolhê-lo, ficando em vários locais um rastro de sobra de lixo.
Esta semana alguns vereadores foram procurados por alguns tubaronenses e usaram a tribuna para comentar e pedir uma explicação do poder executivo e da empresa Retrans Coleta de Lixo e Resíduos, responsável pelo recolhimento. O vereador Edson Firmino solicitou a prefeitura através de requerimento, cópias dos comprovantes de pagamentos aos serviços prestados pela Empresa. “É um descaso com a população, que além de muitos problemas na cidade agora também precisa conviver com o lixo que se acumula pela cidade. Exigimos uma explicação convincente com este caso”, esbravejou o vereador do PMDB, Firmino. Jairo Cascaes (PSD) foi outro crítico com o serviço prestado: “A Retrans simplesmente não passa na hora que tem que passar, no dia que tem que recolher o lixo, faz o que bem quer numa cidade que paga pelo seu serviço, não é de graça, não é favor, está sendo muito bem paga para prestar esse serviço para a comunidade”, alertou. Já o vereador Gilson Paes (Chumbinho) chamou atenção para outro tipo de problema: “A Retrans vinha recolhendo o lixo duas vezes por semana na região do Andrino, Madre, Passo do Gado, Praia Redonda, Recife e arredores e desde janeiro esse recolhimento passou a ser feito só uma vez por semana. Ai fica fácil ganhar licitação, porque o lixo é pago por peso, não por vez de recolhimento. Então, o caminhão recolhe uma vez só, levando o mesmo peso, com menos viagem, e a empresa economiza com manutenção de veículo, funcionário e combustível. Fora que quando chove, leva o lixo úmido, ganhando mais dinheiro, com menos custo”, denunciou Chumbinho. O líder do governo, Matusalém dos Santos (PT), informou que essa semana o prefeito Olávio Falchetti esteve conversando com o Ministério Público sobre o caso. E que o secretário de Infraestrutura, Ismael Medeiros já teria notificado mais de uma vez a empresa. Matusa chegou até falar em cartel. “A informação que eu sei é que no estado existe um meio combinado de muitas empresas, lá num setor do estado só essas concorrem, outras concorrem na região de Florianópolis, outras concorrem no norte, outras no oeste”, disse Matusa.  
O gerente da Retrans foi procurado pela reportagem do Jornal A Crítica e afirmou que o problema do recolhimento já foi solucionado. “Isso aconteceu realmente. Mas foi um caso isolado. O motivo foi que todos nós da empresa folgamos no Dia do Trabalhador e por isso os caminhões não passaram em algumas ruas. E isso acabou gerando o acúmulo de lixo em algumas localidades. Mas não é motivo de preocupação. Tudo já foi solucionado e os trabalhos estão normalizados”, disse Cláudio Nunes. “Recolhemos em média cerca de 80 toneladas de lixo por dia. É normal que isso aconteça no caso desta data. Folgamos apenas três feriados no ano e acho justo nosso trabalhador comemorar o seu dia”, emendou. 
Sobre um possível atraso no pagamento por parte da prefeitura, Cláudio descartou. “Está tudo em dia. Isso não existe”. A prefeitura também informou que o pagamento está sendo feito corretamente para a empresa.
Quanto ao cartel citado pelos vereadores, o responsável pela empresa Retrans disse que isso não existe. 
 
Secretário Ismael já notificou o Gerente da Retrans, Cláudio Nunes

—————

Voltar